Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o (e)terno olhar de um dos maiores pensadores de Portugal | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

15:00 6 Outubro, 2023 12:51 5 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA LUÍSA FRANCISCO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Programadora Cultural
[email protected]

“O Labirinto da Saudade. Psicanálise Mítica do Destino Português é um livro admirável, vocacionado para ser acolhido na história do pensamento em Portugal.” Miguel Real

Eduardo Lourenço nasceu a 23.5.1923 e neste ano comemora-se o Centenário do seu nascimento pelo que não queria deixar terminar 2023 sem fazer referência a tão importante personalidade da cultura portuguesa e à Biblioteca de que é patrono. Filho de um Oficial do Exército frequentou o Liceu da Guarda e terminou os seus estudos secundários no Colégio Militar em Lisboa. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi professor assistente nessa mesma Faculdade e iniciou a sua colaboração em revistas como a Vértice, onde se estreou com um poema e onde foi publicando ensaios, mais tarde reunidos no primeiro livro: Heterodoxia que foi publicado em 1949.

Em 1953 deu-se o início do seu exílio voluntário “por estar desapontado com a vida académica portuguesa. A partir de 1954, leccionou em universidades estrangeiras nas cidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, São Salvador da Baía, Grenoble e Nice.”

Apesar do seu afastamento manteve-se atento à realidade portuguesa e participou na vida política do país através da sua obra escrita e até do apoio a candidaturas políticas.

Acrílico afixado na Biblioteca com manuscrito de Eduardo Lourenço concebido para o dia da inauguração da Biblioteca de que é patrono – Foto Leandro Martins | DR

Entre 2002 e 2012 Eduardo Lourenço torna-se administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e em 2013, após a morte da mulher, passa a viver em Lisboa.

Foi Conselheiro de Estado, entre 2016 a 2020, por nomeação do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Após a sua morte em Dezembro de 2020 o mesmo presidente nomeou para o seu lugar a escritora Lídia Jorge, que no mês passado foi a vencedora da 19.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço.

A bibliografia do “maior e mais livre pensador do país” soma perto de 40 títulos, todos eles detentores de “um olhar diferente e inquietante” sobre a realidade, num percurso iniciado em 1949. Muitos trabalhos de cariz analítico e científico foram produzidos sobre a obra de Eduardo Lourenço (de José Gil, Maria Manuela Cruzeiro, Maria Manuel Baptista, Miguel Real, entre outros), mas também o foram sobre a sua abordagem filosófica à cultura portuguesa. Existem textos maravilhosos de quem conheceu bem Eduardo Lourenço tal como Anabela Mota Ribeiro, Guilherme d’Oliveira Martins e José Tolentino de Mendonça. O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) considera Eduardo Lourenço como o intérprete maior das questões da cultura portuguesa e universal e como um dos mais prestigiados intelectuais europeus.

Palavras de Eduardo Lourenço numa entrevista conduzida por Carlos Vaz Marques – Foto Vitorino Coragem | DR

O seu legado é imenso e ainda está em aberto, pois há muitos inéditos por publicar. Alguns dos seus últimos textos foram publicados na Revista Nova Águia. Escreveu um dos livros mais emblemáticos e caracterizadores da identidade portuguesa, O Labirinto da Saudade, e foi considerado um heterodoxo do início ao fim, um pensador curioso e sistemático até à sua morte aos 97 anos.

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço situada na Guarda, distrito de onde é natural o ensaísta e filósofo (Aldeia de S. Pedro de Rio Seco – Almeida), passou a ter o seu nome no dia 27 de Novembro de 2008 e contou com a presença e as palavras de Eduardo Lourenço na cerimónia de inauguração. Eeste espaço ainda passou a ser mais seu, porque Eduardo Lourenço doou grande parte da biblioteca particular à nova Biblioteca.

Exterior da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço – Foto DR

À data da inauguração a Biblioteca dispunha de um fundo documental com cerca de 100.000 volumes, aos quais foram acrescentados 3000 volumes oferecidos por Eduardo Lourenço e que se encontram disponíveis na Sala de Adultos, não podendo no entanto ser requisitados para empréstimo domiciliário. Até ao final da sua vida continuou a doar livros à Biblioteca tendo chegado aos 8000 volumes.

No dia 27 de Novembro de 2008 foi inaugurada a Exposição e foi lançado o Catálogo Um (e)terno olhar: Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda.

“Este Catálogo é sentidamente projectado para a vida e obra do autor de Labirinto da Saudade, mas também para a vida e obra de Vergílio Ferreira, amigo fraterno a quem Eduardo Lourenço se quis indissoluvelmente ligar”. Sem dúvida duas personalidades ímpares, oriundas do Distrito da Guarda. Na programação do dia da inauguração constou também a apresentação do livro Leituras de Eduardo Lourenço: um labirinto de saudades, um legado com futuro coordenado por Virgílio Bento e que representa um invulgar trabalho de pesquisa que nenhum investigador da obra de Eduardo Lourenço pode ignorar.

Maria Luísa Francisco conversou em duas ocasiões com Eduardo Lourenço – Foto DR

Não estive presente na inauguração da Biblioteca, mas conheci este espaço em 2012 quando apresentei um trabalho no Seminário: Territórios, Sociedades e Culturas em Tempos de Mudança e fui uma das investigadoras apoiadas pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Eduardo Lourenço foi o mentor do CEI. Este Centro nasceu da sua ideia apresentada na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999. Precisamente um ano depois de ter lançado o desafio, ou seja, a 27 de Novembro de 2000, foi celebrado entre a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca o Protocolo para a criação do CEI. Desta forma ficaram unidas as duas Universidades mais antigas da Península (Coimbra e Salamanca).

O Centro de Estudos Ibéricos instituiu, em 2004, o Prémio Eduardo Lourenço, em homenagem ao seu mentor, patrono e Director Honorífico, destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

cerimónia de inauguração. Eeste espaço ainda passou a ser mais seu, porque Eduardo Lourenço doou grande parte da biblioteca particular à nova Biblioteca.

O CEI tem perpetuado a memória deste nome maior da cultura ibérica e universal que marca o século XX português.

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Biblioteca Natália Correia – Carnide: Uma deslumbrante biblioteca no maior bairro social da Península Ibérica | Por Maria Luísa Francisco

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Algarve Cultura

“Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão

17:10 17 Agosto, 2026 17:15 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, tradição e talento marcam o regresso do "Acordeão ao Largo", com dois concertos previstos para Pechão e Olhão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Economia Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Praia de Mira. Crédito: Município de Mira
Nacional

Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões

21:30 17 Agosto, 2026 13:47 17 Agosto, 2026 | João Luís

Areal extenso, tradição piscatória e uma lagoa a poucos passos do Atlântico ajudam a explicar porque esta praia zona atrai visitantes

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Américo recebia 1.000 euros de pensão mas ‘cortaram’ 190 euros todos os meses: reclamou à Segurança Social e às Finanças mas não deu em nada

19:30 17 Agosto, 2026 12:21 17 Agosto, 2026 | João Luís

Reformado conseguiu receber a pensão portuguesa sem aquele corte, até que uma alteração lhe reduziu de forma inesperada o valor mensal

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Algarve, Cultura

“Acordeão ao Largo” anima Pechão e Olhão em duas noites de verão

17:10 17 Agosto, 2026 17:15 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, tradição e talento marcam o regresso do "Acordeão ao Largo", com dois concertos previstos para Pechão e Olhão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Economia, Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto, Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Praia de Mira. Crédito: Município de Mira
Nacional

Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões

21:30 17 Agosto, 2026 13:47 17 Agosto, 2026 | João Luís

Areal extenso, tradição piscatória e uma lagoa a poucos passos do Atlântico ajudam a explicar porque esta praia zona atrai visitantes

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
  • “Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho
    “Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho
  • “Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz
    “Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz
  • Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões
    Esta praia portuguesa que fica entre o mar e uma lagoa tem Bandeira Azul desde 1987 e é ideal para fugir das multidões
  • ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país
    ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país

Opinião

  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento