Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

A ambiência misteriosa de Daphne du Maurier: A Minha Prima Rachel

Daphne du Maurier nasceu em Londres, em 1907, no seio de uma família de artistas e intelectuais. Filha de actores e neta de escritor, revelou-se desde tenra idade, não só uma leitora voraz, mas também possuidora de uma imaginação fértil. Começou a escrever artigos e contos em 1928 e publicou o seu primeiro romance, […]

19:50 9 Dezembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A rubrica Leitura da Semana é publicada semanalmente à terça-feira;
Paulo Serra é doutorado em Literatura na Universidade do Algarve e investigador do CLEPUL

Daphne du Maurier nasceu em Londres, em 1907, no seio de uma família de artistas e intelectuais. Filha de actores e neta de escritor, revelou-se desde tenra idade, não só uma leitora voraz, mas também possuidora de uma imaginação fértil. Começou a escrever artigos e contos em 1928 e publicou o seu primeiro romance, The Loving Spirit, em 1931. Foi no entanto Rebecca, o seu quinto romance, que a popularizou. Ao longo da sua carreira, continuou a escrever contos e escreveu igualmente peças e biografias.

Rebecca foi em boa hora relançado pela Editorial Presença, que publicou ainda outras obras da autora, como A Pousada da Jamaica e A Minha Prima Rachel.

A Minha Prima Rachel inicia quando Philip se recorda com nitidez de um momento da sua infância em que viu um homem de grilhetas enforcado nos Quatro Caminhos.

Philip sabe bem que «não se pode voltar atrás» mas é a partir dessa estranha lembrança que nos conduz pela história de como perdeu o seu pai adoptivo e encontrou a sua prima Rachel.

«Na vida não se pode voltar atrás. Não há recuo. Não há segunda oportunidade. Aqui sentado, vivo e na minha própria casa, é-me tão impossível retirar uma palavra proferida ou desfazer um ato realizado como o era ao pobre Tom Jenkyn a oscilar nas suas grilhetas.» (p. 13)

Passaram-se dezoito anos, e entretanto Philip tem vinte e cinco, mas é a partir da recordação nítida desse homem suspenso, com o rosto e o corpo cobertos de alcatrão, que se espoletam as memórias que constroem o fio da narrativa.

«O rapaz que estava debaixo da janela dela na véspera do seu aniversário, o rapaz que permaneceu à entrada da porta do quarto dela na noite da sua chegada, desapareceu, tal como desapareceu a criança que atirou uma pedra a um homem morto num patíbulo para criar uma falsa coragem.» (p. 13)

Quase como se um condenado à morte por ter morto a mulher estivesse na mesma condição humana de um desgraçado que se apaixona pela mulher errada. Como lhe vaticina o seu padrinho: «Há mulheres, Philip, boas mulheres, muito possivelmente, que, sem que a culpa seja sua, atraem a fatalidade. Tudo o que tocam se transforma em tragédia. Não sei porque te digo isto, mas sinto que devo dizê-lo» (p. 13).

Philip é criado pelo seu primo Ambrose, após a morte dos seus pais quando ele tinha cerca de dezoito meses, altura em que se muda para o solar do primo onde é criado inicialmente por uma ama que acaba por ser despedida quando esta dá umas palmadas no rabo de Philip, então com três anos, altura em que Ambrose toma definitivamente a seu cargo a educação e a criação da criança, começando por lhe ensinar o alfabeto usando a letra inicial de todos os palavrões.

Philip considera que ele era como o seu primo Ambrose: «dois sonhadores, pouco práticos, reservados, cheios de grandes teorias nunca postas à prova, e, como todos os sonhadores, adormecidos para o mundo real» (p. 12).

Narrativa que alia a tensão ao misterioso
Háum grande cuidado na descrição que nos transporta completamente para uma ambiência sombria e misteriosa

Aliada à narração na primeira pessoa (patente logo no pronome possessivo «minha» do título), e sempre imersos no sentir e pensar da personagem, para melhor nos identificarmos com os devaneios amorosos de Philip à medida que o seu sentimento pela prima Rachel, viúva do seu recentemente falecido primo Ambrose, passa do ódio e do desejo de vingança ao amor cego, temos uma escrita literária muito próxima de um registo cinematográfico, até pela qualidade visual das descrições que a autora fornece e da aura de mistério e de fantasmagoria que adensa a intriga. Philip, por exemplo, pode ser visto como um duplo ou uma reencarnação do seu primo Ambrose, até pela grande parecença física de ambos: «Parecia-me que Ambrose se encontrava a meu lado e eu revivia nele, ou ele em mim» (p. 328).

O romance não mantém a tensão com a mestria conseguida em obras como Rebecca mas há, como sempre, um grande cuidado na descrição que nos transporta completamente para uma ambiência sombria e misteriosa, até que se chega a um desfecho quase cinematográfico de tão súbito, inesperado – ainda que subtilmente indiciado –, e magistralmente narrado, de modo a que no final da leitura fiquemos sem saber até que ponto existe culpa por parte do protagonista.

Apesar de o próprio Philip apenas descobrir a verdade no Dia das Mentiras, dia do seu aniversário e data em que se precipitam de forma drástica as decisões que ele próprio tomou e colocou em marcha, a revelação final é quase sempre claramente adivinhada pelo leitor, pois a autora deixa lampejos da verdade nas entrelinhas, ainda que o leitor corra o risco de ficar embalado pela intensidade dos sentimentos de Philip, ao filtrar tudo pela consciência desse narrador na primeira pessoa: «O meu professor do quinto ano, em Harrow, dissera-nos uma vez que a verdade era algo intangível, invisível, em que tropeçávamos às vezes sem a reconhecer, mas que é descoberta, assimilada e compreendida apenas pelos idosos perto da sua morte ou, às vezes, por seres muito jovens e muito puros» (p. 283).

Uma constante do romance é também a questão da diferença entre a natureza de ser homem e a condição de ser mulher. No momento em que Philip se prepara para conhecer a sua prima Rachel, a sua educação é apontada como tendo a grave lacuna de este jovem nunca ter convivido realmente de perto com as mulheres: «Devia ter havido alguém na casa, uma governanta, uma parente afastada, qualquer pessoa. Cresceste na ignorância total das mulheres e, se vieres a casar-te, a situação poderá ser difícil para a tua esposa» (p.64). É irónico, aliás, como a certa altura se afirma: «as mulheres, especialmente Rachel, agem segundo as suas emoções. Nós homens, em geral, embora não sempre, agimos segundo a razão.» (p. 319).

Primeiramente adjectivada de aranha e de víbora pelo seu primo Philip, o véu de mistério em torno de Rachel, à semelhança dos xales que ela usa, é de tal ordem que a personagem apenas ‘entra em cena’ na página 84, e fá-lo primeiro com uma «voz baixa, quase inaudível», imersa em escuridão. Só gradualmente a personagem se vai desvelando mais e mais, até que Philip se toma completamente de amores pela prima, a começar pelo seu humor inesperado apesar do seu constante trajar de negro enlutado. Para Rachel, aliás, enquanto viúva, parece haver muito pouca esperança: «– As viúvas? – respondi eu, sem refletir. – Oh, as viúvas voltam a casar-se o mais depressa possível, ou vendem os anéis» (p. 134).

Regresso a Manderley
Daphne du Maurier publicou o seu primeiro romance em 1931

Reler um romance como Rebecca agora finalmente reeditado tem o condão de fazer ressurgir lembranças bem vívidas, como a ingénua protagonista sem nome, a sinistra Mrs. Danvers, e o emblemático final em que a sugestão paira no ar como um clarão distante, ao mesmo tempo que se faz a leitura de todo um novo livro que desconhecíamos por completo e que merece justamente ser revisitado, como quem regressa a Manderley.

Os pressentimentos e maus presságios conferem um ambiente fantástico ao romance, que se afasta do melodrama romântico para se aproximar mais de um universo próximo do que hoje se designa como thriller psicológico ou misterioso, em que a eterna inominada e jovem heroína, Mrs. de Winter, segunda esposa de Maximilian de Winter e sucessora de Rebecca, tenta juntar as peças desse enigma chamado Rebecca para poder compreender o comportamento do seu enigmático e por vezes irascível marido, o ódio da governanta que se move como uma sombra a dominar a casa, ao mesmo tempo que tenta lutar contra o fantasma omnipresente da sua antecessora, senhora da mansão de Manderley, que parece capaz de devorar tudo e todos, inclusivamente a sua própria identidade.

Originalmente publicado em 1938, Rebecca conheceu inúmeras reedições e Alfred Hitchcock adaptou-o ao cinema em 1940, tendo sido vencedor de dois Óscares.

Muitos dos romances de Daphne du Maurier tornaram-se bestsellers e inspiraram filmes de grande sucesso. A Minha Prima Rachel conheceu uma adaptação para mini-série televisiva em 1983 com Geraldine Chaplin, e duas versões para cinema, em 1952, com Olivia de Havilland e Richard Burton, com quatro nomeações para os Óscares, e em 2017 com Rachel Weisz.

Daphne du Maurier viveu a maior parte da sua vida na Cornualha, cenário de grande parte dos seus livros. À medida que a obra literária de Daphne du Maurier lhe conferiu fama à escala mundial, a escritora foi-se tornando mais solitária, acabando por se afastar do mundo que a rodeava.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Nacional Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Algarve Gastronomia

Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações

09:56 24 Setembro, 2026 10:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia realiza-se sábado no Museu de Portimão, com mais de 100 participantes, cinco entronizações e entrada livre

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Viagem de avião.
Branded Content Pub Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Opinião Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve

GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor

12:10 24 Setembro, 2026 12:16 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze cidadãos estrangeiros foram identificados, oito dos quais se encontram indocumentados, segundo a GNR

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Algarve Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Nacional, Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Roda gigante.
Algarve

Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos

12:00 24 Setembro, 2026 11:44 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Carrinhos de choque, roda-gigante, artesanato e restauração voltam a ocupar o Largo da Feira, em Olhão, durante cinco dias

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Algarve, Gastronomia

Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações

09:56 24 Setembro, 2026 10:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia realiza-se sábado no Museu de Portimão, com mais de 100 participantes, cinco entronizações e entrada livre

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Viagem de avião.
Branded Content, Pub, Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Opinião, Política

A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada

08:32 24 Setembro, 2026 08:36 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O problema da democracia não começa quando os cidadãos deixam de votar, começa quando deixam de acreditar que participar pode mudar alguma coisa"

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve

GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor

12:10 24 Setembro, 2026 12:16 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Catorze cidadãos estrangeiros foram identificados, oito dos quais se encontram indocumentados, segundo a GNR

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Algarve, Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Últimas Notícias

  • Dessalinizadora do Algarve avança em terra e no mar com fase principal até 2028
    Dessalinizadora do Algarve avança em terra e no mar com fase principal até 2028
  • GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor
    GNR apreende duas embarcações e 137 jerricãs de combustível ao largo de Alvor
  • Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos
    Está a chegar a esta cidade no Algarve uma feira popular histórica de entrada gratuita com mais de 270 anos
  • Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística
    Crianças e jovens de São Brás podem candidatar-se a apoio para formação artística
  • Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos
    Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

Opinião

  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento