Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

2018 – Ano Europeu do Património Cultural: algumas reflexões

Por Decisão 2017/864 de 17 de maio do Parlamento Europeu e do Conselho, o próximo ano foi designado como Ano Europeu do Património Cultural – AEPC. É uma importante iniciativa pedagógica e uma oportunidade para os gestores culturais. Não podemos esquecer que a história da Europa foi, até 1945, um contínuo de confrontações entre […]

16:02 17 Novembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de Jorge Queiroz
Sociólogo e membro da Direção da AGECAL

Por Decisão 2017/864 de 17 de maio do Parlamento Europeu e do Conselho, o próximo ano foi designado como Ano Europeu do Património Cultural – AEPC.

É uma importante iniciativa pedagógica e uma oportunidade para os gestores culturais. Não podemos esquecer que a história da Europa foi, até 1945, um contínuo de confrontações entre impérios, conquistas de territórios e pilhagens que causaram milhões de mortos e enormes destruições.

No ano de 2018 serão assinalados o 400.º aniversário do início da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) e o 100.º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A Guerra dos Trinta Anos travada no século XVII entre diversas nações atingiu especialmente a Alemanha. Foi causada por lutas religiosas, rivalidades entre católicos e protestantes, disputas territoriais e hostilidade contra os Habsburgo, também por razões comerciais. A guerra causou enormes perdas, económicas e humanas, terminando com a “Paz de Vestefália”, o mapa da Europa fragmentado e redesenhado. A Alemanha devastada perdeu metade da população só vindo a recuperar no século XIX.

Três séculos depois a 1ª Guerra Mundial envolveu as potências imperiais da Europa que se organizaram em alianças antagónicas, Reino Unido, França e Império Russo e do lado oposto o Império Alemão, Austro-húngaro e Reino da Itália. Um novo mapa da Europa ressurge, tendo desaparecido o Imperio Alemão, o Austro-húngaro, o Otomano e o Russo e também as dinastias históricas. Registam-se oito milhões de soldados mortos e sete milhões de incapacitados, a Alemanha perdeu 15,1% da sua população masculina, a Áustria-Hungria 17,1% e a França 10,5%.

Portugal entrou na 1ª Guerra Mundial ao lado dos “aliados” sobretudo pela necessidade de defesa das suas colónias em África.

Após décadas de paz e progresso resultantes da construção da CEE e da União Europeia vivemos um ambiente preocupante. A emergência de nacionalismos e o descrédito no projecto europeu resulta de gravíssimos erros causados pela penetração da ideologia neoliberal nas estruturas dirigentes da UE logo após a queda do muro de Berlim, do abandono dos princípios de cooperação e solidariedade entre as nações e da supremacia do sector financeiro sobre os valores da coesão.

Porquê o Ano Europeu do Património Cultural?

Obviamente é uma decisão política orientada pelo desejo de aproximar as nações europeias sublinhando o que lhes é comum. Contudo, a economia e a fiscalidade não podem desmentir a cultura, as políticas na UE têm de ser coerentes e não contraditórias.

Após décadas de paz e progresso a Europa vive um ambiente preocupante

Em qualquer projecto a aceitação e sucesso partem de premissas correctas. Não existe “cultura europeia” mas uma diversidade de culturas com influências que transcendem a UE e o próprio continente, mediterrânicas, anglo-saxónicas, eslavas, árabes, formas de estar, religiões, idiomas, práticas culturais e artísticas saudavelmente diferentes.

Como compreender a cultura portuguesa sem a herança do al Andalus ou das viagens?

Em nossa opinião, o AEPC deve centrar-se na riqueza da diversidade cultural das nações que partilham o projecto europeu, no conhecimento das mesmas e respeito pelas diferenças, mas sobretudo na abertura a outros espaços geoculturais.

De acordo com os promotores, os objetivos gerais do AEPC consistem “em incentivar e apoiar os esforços da União, dos Estados-Membros e das autoridades regionais e locais para, em cooperação com o setor do património cultural e da sociedade civil em geral, proteger, salvaguardar, reutilizar, valorizar e promover o património cultural da Europa… a apreciação do património cultural da Europa enquanto recurso partilhado, sensibilizar para a história e os valores comuns e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum”.

É meritório mas ainda autocentrado, aquém das necessidades de presença no mundo de uma UE defensora de valores humanistas, na linha da frente pelos direitos humanos e na regulação da globalização. Uma UE verdadeiramente comprometida com a paz, o ambiente e o desenvolvimento humano. Só assim fará sentido o projecto europeu.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Novembro)

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve Nacional Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Baloiço em Porto Moniz, Madeira.
Nacional

Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público

09:50 13 Agosto, 2026 09:42 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Baloiço gigante instalado num penhasco de Porto Moniz, na Madeira, permite ficar suspenso a 250 metros acima do mar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Algarve Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve Cultura Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Algarve Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requisitos

14:30 11 Agosto, 2026 22:00 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Baloiço em Porto Moniz, Madeira.
Nacional

Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público

09:50 13 Agosto, 2026 09:42 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Baloiço gigante instalado num penhasco de Porto Moniz, na Madeira, permite ficar suspenso a 250 metros acima do mar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Algarve, Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve, Cultura, Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Algarve, Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requisitos

14:30 11 Agosto, 2026 22:00 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Últimas Notícias

  • Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás
    Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás
  • Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão
    Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão
  • Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público
    Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público
  • Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
    Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
  • Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?
    Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

Opinião

  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento