A segunda edição do Concurso Cidades do Vinho realizou-se, entre os dias 5 e 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo, em Setúbal, na qual estiveram presentes 346 vinhos de 55 municípios, avaliados por 30 jurados, sendo António Ventura o diretor do Concurso, e Eduardo Abade o responsável técnico.
Mais uma vez os vinhos da Região do Algarve estiveram em destaque e, em particular, os vinhos produzidos no concelho de Lagoa, como já vem sendo habitual. Desta vez, foram os protutores Arvad (Grande Medalha de Ouro) e Quinta dos Vales (Medalha de Ouro) a serem premiados pelos vinhos de excelência que produzem.
Segundo explica a autarquia lagoense em comunicado, “foram atribuídas 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro e a cerimónia de entrega de prémios irá realizar no próximo dia 11 de junho, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém”.
O Concurso Cidades do Vinho é um concurso único em Portugal pretende promover os vinhos associados ao seu território. Os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios.
O concurso é uma organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), tendo a sua primeira edição decorrido em Lagoa.
“Quero, em nome do município, felicitar publicamente as duas quintas premiadas. É, sem dúvida, mais uma clara evidencia da boa qualidade dos vinhos do Algarve e, em particular, de Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.