As transferências bancárias são um recurso prático e seguro para movimentar fundos entre contas bancárias, desde que o remetente e o destinatário possuam contas em instituições financeiras. Quando se trata de transferências dentro do mesmo banco, é comum que o processo seja concluído no mesmo dia. No entanto, quando a transferência envolve bancos diferentes, muitos se questionam sobre quanto tempo levará para que o valor seja efetivamente creditado na conta do beneficiário.
Com a ajuda do Ekonomista, vamos esclarecer os prazos e procedimentos envolvidos.
Contagem dos prazos e dias úteis
Os prazos para a execução de transferências bancárias são contabilizados em dias úteis bancários, começando a partir do momento em que a ordem de transferência é recebida pelo banco do remetente. Portanto, os dias úteis são cruciais para determinar o tempo de espera até que a transferência esteja concluída.
Dias úteis bancários correspondem aos dias em que as instituições financeiras estão abertas para realizar operações bancárias, ou seja, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados que ocorrem durante a semana.
Além dos feriados nacionais, existem também os chamados “feriados bancários,” como a terça-feira de Carnaval e o dia 24 de dezembro, nos quais os bancos permanecem fechados. Para fins de execução de transferências, os dias úteis bancários encerram-se às 15 horas.
Portanto, se uma transferência for ordenada em um dia não útil ou após as 15 horas, o banco só considerará a ordem como recebida no próximo dia útil.
Prazos de execução
Quando as transferências são realizadas entre contas mantidas no mesmo banco, o valor é geralmente creditado no mesmo dia em que a ordem é recebida. No entanto, quando as transferências envolvem bancos diferentes, o valor deve ser creditado até o final do dia útil seguinte ao da recepção da ordem.
Esse prazo é válido tanto para transferências nacionais como para transferências dentro da União Europeia.
Existem algumas exceções a esse prazo de um dia útil, como a segunda-feira de Páscoa e o dia 26 de dezembro, em que os fundos só estarão disponíveis no próximo dia útil.
Método de envio e meio de comunicação
Em relação ao método de envio da ordem de transferência, o tempo é geralmente semelhante, independentemente do meio utilizado, seja ele o balcão do banco, telefone ou Internet.
No entanto, nas transferências entre bancos diferentes em suporte papel, pode ser admitido um prazo mais longo, estendendo-se por um dia útil adicional.
Transferências imediatas
As transferências imediatas, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, podem creditar o valor na conta do destinatário em questão de segundos após a ordem ser emitida. O tempo máximo para uma transferência imediata é de dez segundos, mesmo quando a transferência envolve bancos diferentes.
Transferências Internacionais para Portugal
No caso de transferências internacionais para Portugal, a maioria dos países que fazem parte da Área Única de Pagamentos em Euro (SEPA) segue procedimentos semelhantes aos das transferências nacionais.
Contudo, em casos de conversão de moedas, a transferência pode envolver bancos intermediários, o que pode atrasar o processo e gerar custos adicionais, como tarifas de câmbio.
Transferências de Angola para Portugal
Quando se trata de transferências de países fora da Área Única de Pagamentos em Euro, como Angola, os prazos podem variar consideravelmente devido a diversos fatores, incluindo o número de bancos intermediários envolvidos, fusos horários, moedas, leis e regulamentos.
Em média, uma transferência de Angola para Portugal pode levar cerca de um mês para ser concluída. No entanto, em alguns casos, esse prazo pode se estender.
Leia também: Conheça o valor máximo permitido por transferência no Multibanco