Turismo no Algarve em 2023 com perspetivas de crescimento
Depois de registar em 2022 recordes de visitas e receita, há várias razões para acreditar que 2023 será o ano de ainda mais turismo no Algarve.
O Algarve continua a ser o principal destino de férias em Portugal, atraindo cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros. Com uma oferta muito diversificada ao nível dos alojamentos, restauração e atividades, a região continua a ganhar notoriedade e a bater recordes. O Algarve continua a dar cartas na diversão noturna, no domínio do do jogo, e afinal, basta que visite o site certo para encontrar muitos outros motivos para descobrir o Algarve em qualquer altura do ano.
Os dados finais sobre o Verão de 2022 são bastante positivos, superando mesmo os excelentes resultados que já existiam antes da pandemia. E tudo aponta para um crescimento do Turismo no Algarve em 2023, já que a oferta de alojamentos no sul de Portugal continua a aumentar, a agenda cultural é cada vez mais diversificada e capaz de atrair diferentes públicos e a conjetura internacional também motiva a vinda de mais pessoas para esta zona da Europa.
Resultados de 2022 superam os registos pré-pandemia
Entre junho e setembro registaram-se perto de 11,5 milhões de dormidas no Algarve, e as taxas de ocupação chegaram aos 87,4% em julho e 93,1% em agosto. Com esta enorme afluência estima-se que as receitas do turismo no Algarve durante o Verão tenham ficado próximas dos 1500 milhões de euros, com um aumento de 10% em comparação a 2019, último ano antes das restrições e quebras causadas pela pandemia.
Visitantes estrangeiros podem aumentar Turismo no Algarve em 2023
Com a pandemia, muitos portugueses que faziam férias no estrageiro passaram a escolher o sul do país como destino de eleição. Por esse motivo, registou-se um crescimento de 4,3% dos turistas nacionais em julho e de 5,5% em agosto. Mas, relativamente aos visitantes estrangeiros, há potencial para crescer ainda mais.
Os britânicos já são os principais visitantes além-fronteiras, mas em julho registou-se uma quebra nas estadias de 2,2%, acompanhada de menos 1,8% de turistas alemães. E em agosto houve menos 1,4% de espanhóis e 1% de alemães no Algarve. Mas, por outro lado, os norte-americanos, irlandeses e visitantes de outras origens continuam a vir com cada vez mais frequência para o nosso país. Como tal, há margem para recuperar estas quebras e continuar a trazer turistas de novos destinos para o turismo no Algarve em 2023 atingir números ainda mais positivos.
Conjetura internacional pode atrair visitas
Dois fatores fazem do Algarve um destino ainda mais apetecível em 2023. Em primeiro lugar, o aumento da inflação e a crise económica, que pode levar muitos europeus que escolhem as Caraíbas e outras zonas a optar por ficar mais perto de casa e aproveitar os bons preços do turismo algarvio.
A guerra na Ucrânia também pode fazer muitos optarem por visitar o Algarve em 2023, em vez de marcar férias para o leste europeu ou Balcãs. Afinal, a posição geográfica de Portugal, a mais distante do conflito armado na Europa, é uma garantia de segurança que todos procuram nas férias.
Oferta cultural diversificada é ponto-forte do Turismo no Algarve
Além da oferta hoteleira e de restauração diversificada e de alta qualidade, a vasta agenda cultural é outro aliciante para crescer o turismo no Algarve em 2023. A oferta noturna é bem conhecida e um dos ex-libris da região, mas hoje em dia o calendário de atividades vai muito mais além.
Os festivais de Verão, como o MED em Loulé (junho), a Concentração de Motos de Faro (julho), o Festival da Sardinha em Portimão e a FATACIL (agosto) são alguns dos atrativos. Mas há ainda uma imensa oferta de turismo de natureza, nas águas algarvias e nas serras, o crescimento de atividades desportivas, como o golfe, e eventos culturais como as Feiras Medievais de Silves e Castro Marim a chamarem cada vez mais pessoas à região. E é pela combinação de todos estes fatores que se perspetiva um crescimento do Turismo no Algarve em 2023.