Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O facto de um débito direto já ter saído da conta não significa necessariamente que o dinheiro esteja perdido. No caso dos débitos diretos SEPA Core, o modelo utilizado pelos consumidores, o cliente dispõe de oito semanas, contadas desde a data em que a conta foi debitada, para solicitar ao seu banco o reembolso de uma operação já executada.

De acordo com o Banco de Portugal, este direito permite pedir a devolução através do prestador de serviços de pagamento onde está domiciliada a conta. Depois de receber o pedido relativo a um débito direto SEPA abrangido pelo direito de reembolso incondicional, a instituição dispõe de 10 dias úteis para repor o dinheiro na conta.

Oito semanas começam a contar no dia do débito

O prazo não é contado a partir do momento em que o cliente descobre a cobrança ou recebe uma fatura. As oito semanas contam-se desde a data em que os fundos foram debitados, pelo que convém verificar os movimentos bancários quando existe uma cobrança que suscita dúvidas.

Importa, porém, distinguir os modelos de débitos diretos. Segundo o Conselho Europeu de Pagamentos, no SEPA Core o reembolso pode ser pedido durante aquelas oito semanas sem necessidade de apresentar uma justificação. Já no modelo SEPA B2B, destinado a devedores empresariais, não existe este direito ao reembolso de operações autorizadas.

Banco tem 10 dias úteis para devolver

Apresentado o pedido dentro do prazo aplicável, o cliente não deverá ficar indefinidamente à espera. O prazo de 10 dias úteis para o reembolso do montante integral consta do artigo 118.º do Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 91/2018, de 12 de novembro.

Nas regras gerais, existem situações em que o direito ao reembolso depende das condições da autorização e do valor cobrado. Nos débitos diretos abrangidos pelo reembolso incondicional, previsto no artigo 117.º, n.º 6, não é necessário demonstrar que o montante foi superior ao esperado. O facto de o cliente ter autorizado o débito não impede a devolução dentro das oito semanas.

Não autorizou o débito? O prazo pode chegar aos 13 meses

Há uma diferença importante quando o problema não está apenas no valor cobrado, mas no facto de o cliente nunca ter autorizado a operação. Segundo o Portal do Cliente Bancário, um consumidor ou uma microempresa pode pedir a retificação de um débito não autorizado ou incorretamente executado, em regra, até 13 meses após a cobrança.

Este prazo não permite, contudo, adiar a comunicação depois de detetar o problema. O artigo 112.º do mesmo regime exige que o cliente informe o banco logo que tenha conhecimento da operação e sem atraso injustificado. A lei também afasta o limite dos 13 meses quando a instituição não tenha prestado ou disponibilizado as informações legalmente exigidas sobre aquela operação.

Nas operações não autorizadas, o prazo para devolver o dinheiro é igualmente diferente. O artigo 114.º prevê o reembolso imediato e, o mais tardar, até ao final do primeiro dia útil seguinte ao conhecimento ou à comunicação da operação. Existe uma exceção quando o banco tem motivos razoáveis para suspeitar de fraude do próprio cliente e comunica esses motivos, por escrito e dentro daquele prazo, às autoridades judiciárias.

Também pode impedir uma cobrança antes de acontecer

Quem detetar antecipadamente que vai ser cobrado um montante incorreto pode agir antes de o dinheiro sair. Um consumidor ou uma microempresa pode pedir ao banco a revogação daquela ordem de débito direto até ao final do dia útil anterior ao dia acordado para a cobrança, conforme explica o Banco de Portugal.

Esta decisão não significa obrigatoriamente cancelar toda a autorização. O supervisor esclarece que o cliente pode impedir uma cobrança concreta e manter a autorização válida para pagamentos futuros, uma possibilidade útil quando o problema está apenas numa determinada fatura.

É possível limitar futuras cobranças

O consumidor dispõe ainda de mecanismos para controlar os débitos seguintes. Pode definir uma data-limite para uma autorização, estabelecer a periodicidade das cobranças, por exemplo mensal ou trimestral, e fixar um montante máximo. O Portal do Cliente Bancário refere também a possibilidade de bloquear cobranças de determinados credores.

Também é possível inativar uma autorização através do prestador de serviços de pagamento, incluindo pelo Multibanco ou homebanking, consoante os serviços disponibilizados pela instituição. Segundo o Banco de Portugal, essa inativação impede novas cobranças, mas não termina, por si só, o contrato existente com a empresa credora.

Assim, perante um débito já executado, a data é um dos primeiros elementos a verificar: no modelo SEPA Core, existem oito semanas para pedir o reembolso incondicional. Quando a cobrança não foi autorizada ou foi incorretamente executada, o prazo geral para solicitar a retificação é de 13 meses, sem dispensar a comunicação ao banco logo que o problema seja detetado.

Leia também: Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Algarve Desporto Mundo Nacional Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Opinião Política

Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos

12:18 18 Outubro, 2026 12:18 18 Outubro, 2026

"Quando a violência toma o lugar da política, quem ganha verdadeiramente o poder — e quem fica, afinal, sem ele?", pergunta José Figueiredo Santos.

Algarve Economia

Movimento pela habitação destaca Faro e promete continuar protestos

11:20 18 Outubro, 2026 11:20 18 Outubro, 2026

Cristiana Leal destacou Faro na mobilização pela habitação e garantiu que os protestos continuarão após 20 de outubro, limite da autorização no Porto

Algarve Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Economia Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional, Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Opinião, Política

Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos

12:18 18 Outubro, 2026 12:18 18 Outubro, 2026

"Quando a violência toma o lugar da política, quem ganha verdadeiramente o poder — e quem fica, afinal, sem ele?", pergunta José Figueiredo Santos.

Algarve, Economia

Movimento pela habitação destaca Faro e promete continuar protestos

11:20 18 Outubro, 2026 11:20 18 Outubro, 2026

Cristiana Leal destacou Faro na mobilização pela habitação e garantiu que os protestos continuarão após 20 de outubro, limite da autorização no Porto

Algarve, Edição Papel

AIPAR de Faro chega às 20 famílias de acolhimento e quer alargar rede

15:00 18 Outubro, 2026 11:09 15 Outubro, 2026

Vinte famílias já integram a rede de acolhimento da AIPAR, que procura reforçar esta resposta temporária para crianças e jovens

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Economia, Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Economia, Nacional

Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

16:59 18 Outubro, 2026 16:59 18 Outubro, 2026

Concurso da CP prevê 12 comboios, com opção de mais oito, e tem preço base de 504 milhões de euros. Primeira entrega está prevista para o início de 2031

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Últimas Notícias

  • Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
    Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
  • Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
    Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
  • Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
    Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
  • Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas
    Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas
  • A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem
    A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

Opinião

  • Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
    Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
  • Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
    Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal