A Tesla vai recolher 817.143 veículos nos Estados Unidos para reparar um defeito que impede a ativação do aviso sonora quando o cinto de segurança não está apertado.
A empresa norte-americana disse que até 31 de janeiro não tinha registo de “acidentes, ferimentos ou mortes” causados pelo defeito.
Documentos revelam que foi um instituto sul-coreano que notificou a Tesla a 6 de janeiro da existência do defeito.
Após o aviso do Korea Automobile Testing and Research Institute (KATRI), os técnicos das Tesla verificaram o problema.
Este defeito afeta os modelos 3 2017-2022, S 2021-2022, X 2021-2022 e Y 2020-2022.
O QUE ESTÁ EM CAUSA?
O problema está centrado no software que controla a ativação do sinal sonoro de alerta e ocorre quando o motorista interrompe a mensagem sonora, por exemplo, ao sair do veículo enquanto está ativado. Nestas circunstâncias, o sofware regista que já avisou o condutor, mas não repete o aviso sonoro.
A Tesla também indicou que o sinal sonoro é ativado quando a viatura ultrapassa os 22 quilómetros por hora e o cinto do motorista não é colocado.
A empresa de Elon Musk disse à NHTSA que, para corrigir o problema, vai atualizar de forma remota o software em todos veículos afetados e vai notificar os proprietários por correio a 1 de abril.