Se é daqueles que guarda discos de vinil antigos e tem uma caixa esquecida a acumular pó no sótão ou no armário, talvez seja hora de dar uma olhada mais de perto. Alguns desses discos podem ser verdadeiros tesouros escondidos, com valores que ultrapassam os três milhões de euros.
De acordo com o Daily Mail, citado pela Forever Young, os discos de vinil antigos estão a atingir recordes de valorização desde a década de 1990, tornando-se objetos de desejo para colecionadores e aficionados da música. Vejamos alguns dos discos que alcançaram os valores mais altos em leilões:
- Wu-Tang Clan: Once Upon a Time in Shaolin – Este disco, criado em 2015 como protesto contra a desvalorização da música no mundo digital, teve apenas uma cópia produzida. Inicialmente vendida por 2 milhões de dólares a um farmacêutico, acabou sendo confiscada pelas autoridades e posteriormente vendida pelo Governo dos EUA por quatro milhões de dólares.
- Bob Dylan: Blowin’ in the Wind – Este disco único, feito de acetato para garantir melhor qualidade de som, foi leiloado em 2022 pela Christie’s por 1,77 milhões de dólares.
- John Lennon & Yoko Ono: Double Fantasy – Uma cópia autografada por John Lennon para Mark Chapman, o homem que viria a assassinar o cantor dos Beatles, foi vendida por 850 mil dólares.
- The Beatles: White Album – Uma cópia pessoal de Ringo Starr deste clássico dos Beatles, lançado em 1968, alcançou o valor recorde de 790 mil dólares em leilão.
- Elvis Presley: My Happiness – O primeiro disco gravado por Elvis foi vendido por 300 mil dólares depois de ser adquirido por Jack White, dos White Stripes, que posteriormente fez uma cópia fiel do frágil disco de acetato.
- The Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Uma cópia autografada pelos quatro membros dos Beatles foi vendida por 290 mil dólares em 2013.
- The Quarry Men: That’ll Be The Day/In Spite of All the Danger – Este disco, considerado o mais raro do Reino Unido, alcançou 250 mil dólares em leilão. A banda foi fundada por John Lennon antes da formação dos Beatles.
- The Beatles: Yesterday & Today – Uma versão inicial deste disco, com uma polémica capa que mostrava a banda coberta de carne crua e bonecas desmembradas, foi vendida por 125 mil dólares em 2013.
- The Beatles: ‘Til There Was You (acetato de 10 polegadas) – Este acetato original de 10 polegadas foi vendido por quase 98 mil dólares em março de 2016, sendo considerado o ‘Santo Graal’ para muitos colecionadores dos Beatles.
- Aphex Twin: Caustic Window – Este álbum, gravado em 1994 e considerado perdido, teve apenas uma cópia existente, que foi vendida por 46.300 dólares em 2014.
Portanto, se você tem discos antigos guardados, pode valer a pena verificar se não possui uma relíquia valiosa entre eles. Nunca se sabe o que pode estar a acumular poeira no sótão.
Leia também: Fica no Algarve e é a maior marina do país