Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia

Suíça aumenta idade legal da reforma das mulheres tornando-a igual à dos homens

Mulheres passam a ser iguais aos homens, podendo reformar-se aos 65 anos. Em Genebra e Basileia, os moradores votaram maioritariamente contra

08:58 26 Setembro, 2022 08:58 26 Setembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Os cidadãos suíços aprovaram este domingo em referendo, por 50,57%, o adiamento da idade oficial da reforma das mulheres de 64 para 65 anos, tornando-a igual à dos homens, como parte de uma reforma do sistema nacional de pensões.

Nas principais divisões administrativas do país, como Genebra e Basileia, o “não” à harmonização das idades de reforma proposta pelo Governo venceu, embora a nível nacional tenha sido dada “luz verde” a mais um ano de trabalho para as mulheres.

Além disso, numa outra consulta, os suíços aprovaram hoje uma reforma do sistema de pensões que envolve aumentos do IVA nacional para apoiar as pensões: A taxa aumenta de 7,7% para 8,1%, e o IVA reduzido aplicado a certos produtos aumenta de 2,5% para 2,6%.

A reforma do sistema também torna mais flexível a idade em que muitos trabalhadores podem reformar-se, que será entre os 63 e 70 anos de idade.

As reformas já tinham sido aprovadas pelo Governo e pelo parlamento suíços, mas os partidos e sindicatos de esquerda tinham conseguido obter as assinaturas necessárias para as submeter a um referendo.

Os apoiantes argumentaram que era a única forma de assegurar a continuidade do sistema de pensões no atual panorama demográfico da Suíça, semelhante ao resto da Europa Ocidental, onde a geração do “baby boom”, nascida entre 1945 e 1964, maior do que as gerações que se seguiram, está a começar a reformar-se.

Os opositores propuseram que o financiamento adicional para manter as pensões não deveria ser cobrado aos consumidores, mas aos bancos domésticos e também rejeitaram o aumento da idade da reforma para as mulheres, que, segundo eles, recebem em média um terço menos nas pensões de reforma do que os homens.

Para que a reforma das pensões pudesse avançar, era necessário um voto “sim” sobre a reforma das pensões e em relação à idade da reforma, o que aconteceu.

Os suíços foram chamados este domingo, como acontece uma vez a cada três meses, a diferentes consultas nacionais e também locais, como o cantão de Berna, que rejeitou a possibilidade do voto aos 16 anos (apenas outro cantão suíço, Glarus, permite o voto abaixo da maioridade, que no país é de 18 anos).

Últimas

  • Aljezur preocupado com injustiças criadas com portaria de defeso do sargo
    Aljezur preocupado com injustiças criadas com portaria de defeso do sargo
  • Hotelaria no Algarve teve em janeiro a maior taxa de ocupação dos últimos 20 anos
    Hotelaria no Algarve teve em janeiro a maior taxa de ocupação dos últimos 20 anos
  • PJ detém suspeito de matar outro à facada em Loulé
    PJ detém suspeito de matar outro à facada em Loulé
  • Há ambulâncias paradas em Viana, Grande Porto, Grande Lisboa e Algarve em dia de protesto
    Há ambulâncias paradas em Viana, Grande Porto, Grande Lisboa e Algarve em dia de protesto
  • Quer ajudar a população afetada pelo sismo na Turquia? Pode entregar roupas e produtos não perecíveis no Moto Clube de Faro
    Quer ajudar a população afetada pelo sismo na Turquia? Pode entregar roupas e produtos não perecíveis no Moto Clube de Faro

Opinião

  • O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
    O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
  • Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
    Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
  • A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas
    A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve