Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia

Silves é capital da laranja a partir de hoje

A 1ª mostra “Silves Capital da Laranja” abre portas no próximo dia 17 de Fevereiro, na Fissul em Silves, e termina no dia 19. O evento surge, igualmente, como mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca, que foi apresentada no passado dia 9 de Abril de 2016 e que tem vindo […]

16:05 30 Janeiro, 2017 12:28 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Conferência ‘Laranja XX’ reunirá no dia 17 de Fevereiro conceituados especialistas na área da citricultura

A 1ª mostra “Silves Capital da Laranja” abre portas no próximo dia 17 de Fevereiro, na Fissul em Silves, e termina no dia 19.

O evento surge, igualmente, como mais uma iniciativa promovida pela autarquia para consolidar a marca, que foi apresentada no passado dia 9 de Abril de 2016 e que tem vindo a ser dinamizada desde então, em diversas acções, das quais se destaca o “Fim de Semana com sabor a Laranja”, que decorreu em Novembro de 2016.

“Voltamos a vincar, com a realização deste evento, uma posição relativamente à produção dos citrinos e à afirmação desta marca que nos parece determinante: em Silves a laranja e demais citrinos são um símbolo de qualidade”, explica Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, reforçando que “para além disso, damos um espaço aos citricultores para poderem chegar a vários públicos e, sobretudo, para poderem discutir, partilhar e analisar os problemas que afectam este sector e que merecem uma particular atenção no nosso concelho e ao qual queremos dar visibilidade e notoriedade”.

Assim, produtores, empresas ligadas à comercialização de maquinaria e produtos fitofarmacêuticos terão, neste certame, a possibilidade de poder dar a conhecer o seu trabalho e de debater os seus problemas, já que um dos momentos mais importantes da “Silves Capital da Laranja” será a conferência “Laranja XXI” que reunirá, no dia 17 de Fevereiro, reputados especialistas na área da citricultura, quer nacionais quer estrangeiros. Temas como o “Financiamento no âmbito do PDR2020”, “A qualidade dos citrinos do Algarve: Ameaças, desafios e oportunidades” ou a “Produção de citrinos em modo Biológico na Andaluzia” são apenas alguns dos temas em destaque nesta acção, que terminará com uma mesa redonda, pelas 16.30, para o debate sobre a “Produção, Comercialização e Distribuição de Citrinos no Algarve”.

Concurso de cocktails revelará os melhores profissionais de bar da região

Para além do debate sobre as questões agrícolas, o certame terá outros momentos de animação, entre os quais se destaca o concerto do grupo Deolinda, que actuará no palco principal da Fissul no dia 18, pelas 21.30. O fado e a música tradicional portuguesa também marcarão presença, nomeadamente pelas vozes de Argentina Freire, conhecida fadista que actua pelas 21 horas do dia 17 e do grupo Vá de Viró, que estará na Fissul no dia 19, às 16 horas, encerrando o programa musical do evento.

O cartaz do evento

Para além destes grupos e da animação de rua que será constante, os Agrupamentos de Escolas do Concelho participarão com momentos musicais dinamizados pelos alunos e docentes.

Outro dos momentos altos desta actividade será o “Concurso Regional de Cocktails”, que decorrerá ao longo do dia 18, revelando os melhores profissionais de bar da região. Dinamizado pela Associação de Barmen do Algarve, com o apoio da autarquia, o concurso terá provas que poderão ser acompanhadas por quem visitar a Mostra durante a tarde e trará, ainda, dois workshops, durante a manhã: “Mixologia com laranja” e “Água Castelo e o seu uso com citrinos”. Os vencedores serão agraciados com o troféu “Silves Capital da Laranja”.

A gastronomia também marcará presença, nomeadamente com um showcooking, dinamizado pelo chef Luís Santos e com a presença de alguns espaços de restauração, que trarão os sabores e os aromas da laranja e demais citrinos aos visitantes.

Artesanato, muita festa e alegria, completam o cenário desta 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”.

Este evento conta com a parceria da DRAPAlg, UALG, RTA, Agrupamento de Escolas de Silves e Agrupamento de Escolas Silves-Sul.

São media partners do evento o Jornal Barlavento, Terra Ruiva e Rua FM.

Mais informações disponíveis através do email [email protected] e do telefone 282 440 800.

Programa

Sexta-feira, dia 17 de Fevereiro

10h00 – Abertura do Conferência “Laranja XXI” e da Mostra

10h300 (aproveitando o coffee break da conferência) – Abertura oficial da mostra “Silves Capital da Laranja”

11h00 – Reinício do Conferência “Laranja XXI”

12h30 | 14h00 – Pausa para almoço da Conferência “Laranja XXI”

21h00 – Noite de fado, com Argentina Freire

23h00 – Encerramento da feira

Ao longo do dia: Actuação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Sábado, 18 de Fevereiro

10h00 – Abertura da Feira

10h00 – Início do Concurso Regional de Cocktails, com a realização de dois workshops: Mixologia com laranja e Água Castelo e o seu uso com citrinos

11h00 – Animação para crianças

12h30 | 14h30 – Pausa para almoço do Concurso Regional de Cocktails

15h00 – Actuação dos “Jovens Talentos do Concelho”

15h00 – “CELTONITA”; o que é? Seu contributo para uma citricultura de alto rendimento, pelo Engº Filipe Ferreira (Zeocel)

16h00 – Apresentação de produtos – empresa Aquagri

19h00 – Conclusão do Concurso Regional de Cocktails

20h30 – Entrega dos prémios do Concurso Regional de Cocktails – Prémios Silves Capital da Laranja

21h30 – Actuação dos Deolinda

23h00 – Encerramento da feira

Domingo, dia 19 de Fevereiro

10h00 – Abertura da Feira

10h00 – Partida da Marcha dos Namorados (Piscinas Municipais de Silves)

11h00 – Actuação dos “Jovens Talentos do Concelho”

12h00 – Chegada dos participantes na Marcha dos Namorados (Fissul)

14h00 – Actuação do Grupo de Cantares “Os Laranjinhas”

15h00 – Actuação do Rancho Folclórico de SB Messines

15h00 – “O futuro da apicultura em Portugal” – CNA/Viver Serra

15h30 – Showcooking com o chef Luís Santos

16h00 – Actuação do Grupo “Vá de Viró”

18h00 – Encerramento da Feira

Todos os dias:

Animação de Rua

Exposição de máquinas

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Edição Papel Política

José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”

18:00 7 Novembro, 2026 11:50 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: "Cidadãos intervêm mais cedo e as últimas sessões tiveram mais de 200 pessoas online em simultâneo", refere José Manuel Guerreiro no balanço do mandato

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Política Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Edição Papel Política

Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais

17:00 7 Novembro, 2026 14:48 5 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: diálogo político e aprovação do orçamento marcam o balanço de Graça Mira

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Edição Papel, Política

José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”

18:00 7 Novembro, 2026 11:50 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: "Cidadãos intervêm mais cedo e as últimas sessões tiveram mais de 200 pessoas online em simultâneo", refere José Manuel Guerreiro no balanço do mandato

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Política, Saúde

PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências

17:40 7 Novembro, 2026 17:37 7 Novembro, 2026

Reforço de equipas e reavaliação dos doentes em espera integram proposta para Portimão. Hugo Pereira pede respostas adaptadas às necessidades do Algarve

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Edição Papel, Política

Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais

17:00 7 Novembro, 2026 14:48 5 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: diálogo político e aprovação do orçamento marcam o balanço de Graça Mira

Últimas Notícias

  • José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
    José Manuel Guerreiro: “Nem todas as propostas têm de ser aprovadas por unanimidade”
  • PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
    PS Algarve pede plano para Hospital de Portimão após duas mortes nas urgências
  • Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
    Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira
  • Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
    Graça Mira: Monchique admite ponderar transmissões da Assembleia nas redes sociais
  • Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses
    Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal