Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia

Restaurante Näperõn em Odeceixe e Sociedade Pescas Pelágicas de Vila Real de Santo António são “Os Melhores do Ano 2022” do Algarve

De Vila Real de Santo António, a Sociedade Pescas Pelágicas obteve o galardão de “Produtor Artesanal do Ano” por ser guardiã da tradicional muxama de atum, enquanto Näperõn, em Odeceixe, do chefe Hugo Nascimento, ganhou o prémio “Restaurante do Ano”

16:57 6 Fevereiro, 2023 17:14 6 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Revista de Vinhos acaba de anunciar os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2022”, numa cerimónia que lotou a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A costa vicentina surge em destaque no capítulo gastronómico. O Näperõn, em Odeceixe, do chefe Hugo Nascimento, ganhou o prémio “Restaurante do Ano” e a chefe de cozinha Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Côvo, venceu a promissora categoria “Chefe Revelação do Ano”. De Vila Real de Santo António, Algarve, a Sociedade Pescas Pelágicas obteve o galardão de “Produtor Artesanal do Ano” por ser guardiã da tradicional muxama de atum.

Foto publicada no Facebook Naperon – Restaurante & Snack Bar

O presidente da Real Companhia Velha, Pedro Silva Reis, que completou 40 anos de carreira, foi considerado “Personalidade do Ano no Vinho” em reconhecimento pelo trabalho efetuado na recuperação e projeção contemporânea da empresa fundada a par da Demarcação e Regulamentação da Região Vinhateira do Douro, em 1756.

Rui Sanches, empresário e mentor do grupo de restauração Plateform, que hoje possui 149 restaurantes e emprega cerca de 2.400 colaboradores, foi distinguido “Personalidade do Ano na Gastronomia”, sublinhando-se a visão empreendedora e a diversidade qualitativa de propostas de conceitos como os restaurantes Alma, Rocco ou a marca Vitaminas.

Rubens Menin, multimilionário brasileiro com investimentos diversificados em setores como a construção, a banca e os Media, foi considerado “Personalidade do Ano no Brasil”, realçando-se os 35 milhões de euros já investidos no Douro, na Menin Wine Company.

Vinha Negrosa 2019, tinto do Dão elaborado no sopé da Serra da Estrela pelo produtor Marcelo Villela Araújo, mentor dos Textura Wines, com enologia de Luis Seabra e Mariana Salvador, obtido a partir das castas Jaen (50%) e Alfrocheiro (50%) de uma vinha com mais de 30 anos, obteve a distinção “Vinho do Ano”.Susana Esteban, enóloga galega há vários anos radicada em Portugal e que há mais de uma década empreendeu um projeto pessoal no norte do Alentejo, conquistou o título “Produtor do Ano”. A Blandy´s, insígnia do universo Madeira Wine Company, conceituada pela elaboração de Vinhos Madeira profundamente equilibrados, foi a eleita na categoria “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”. De Colares, Sintra, região de vinhos de Lisboa, a Quinta de San Michel, idealizada por Joaquim Camilo e que aposta em castas como a Malvasia de Colares, Galego Dourado ou Ramisco, conquistou a distinção “Produtor Revelação do Ano”.

A Quinta da Lixa, quarto maior produtor da região dos Vinhos Verdes ao vinificar 7,4 milhões de garrafas anuais, é “Empresa do Ano”, enquanto o título de “Marca do Ano” foi atribuído à Graham’s, referencial no Vinho do Porto e que recentemente assinalou o bicentenário.

Rui Cunha, enólogo que celebra 25 anos de carreira e colabora com vários produtores das regiões do Douro, Trás-os-Montes e Vinhos Verdes, foi considerado “Enólogo do Ano” e Luis Pedro Cândido da Silva, a trabalhar na Niepoort e no projeto de família Quinta da Carolina, recebeu a distinção “Enólogo Revelação do Ano”.

Restaurantes, Inovação e Serviço

Carlos Monteiro, que coordena o serviço de vinhos da Casa de Chá da Boa Nova, restaurante duas estrelas Michelin do chefe Rui Paula, em Leça da Palmeira, foi considerado “Sommelier do Ano”. A Garcias Wines & Spirits Boutique Comporta ficou com o sublinhado de “Loja/Garrafeira do Ano”. O “Enoturismo do Ano” foi atribuído à The Vine House, o novo enoturismo da duriense Quinta de S. Luiz, e a cidade da Guarda foi considerada “Destino Gastronómico do Ano”.

O prémio “Inovação/Investigação do Ano” sublinhou o trabalho do laboratório colaborativo Smart Farm Colab, sediado em Torres Vedras e que tem desenvolvido tecnologia de apoio à indústria agrícola, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Universitário de Lisboa. A distinção “Distribuidor do Ano” elegeu a Viborel, que em 2022 transacionou 16 milhões de garrafas e registou um volume de negócios de 56 milhões de euros.

Paulo Morais, o mais experimente sushiman português, foi eleito “Chefe de Cozinha do Ano” pela excelência, criatividade e precisão do trabalho no restaurante Kanazawa, em Lisboa, e o também lisboeta Kabuki, do Four Seasons Hotel Ritz, onde pontifica o sommelier Felipe Wang, granjeou a distinção de “Melhor Serviço de Vinhos”.

A Revista de Vinhos atribuiu ainda o prémio Homenagem a dois grandes nomes do vinho – o produtor Domingos Alves de Sousa e o enólogo Peter Bright. A par disso entregou os diplomas aos 30 “Vinhos Excelência” eleitos pelos provadores da publicação e distinguiu o Soalheiro Alvarinho 2021 como “Compra do Ano”.

Realizados desde 1996, “Os Melhores do Ano” são tidos pelo setor como os “óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal. São ainda o destaque da edição de fevereiro da Revista de Vinhos, em banca a partir deste sábado, dia 3 de fevereiro.

PRÉMIO HOMENAGEM

Domingos Alves de Sousa, produtor vinho DOC Douro e Porto

Peter Bright, enólogo e produtor de vinhos Terras d´Alter (Alentejo)

PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO

Pedro Silva Reis (presidente Real Companhia Velha)

VINHO DO ANO

Vinha Negrosa 2019 (tinto, Textura Wines, Dão)

PRODUTOR DO ANO

Susana Esteban (produtora e enóloga no Alentejo)

PRODUTOR DE VINHOS FORTIFICADOS DO ANO

Blandy´s (Madeira Wine Company, Vinho Madeira)

PRODUTOR REVELAÇÃO DO ANO

Quinta de San Michel (Lisboa)

EMPRESA DO ANO

Quinta da Lixa

MARCA DO ANO

Graham´s

ENÓLOGO DO ANO

Rui Cunha

ENÓLOGO REVELAÇÃO DO ANO

Luis Pedro Cândido da Silva

SOMMELIER DO ANO

Carlos Monteiro

LOJA/GARRAFEIRA DO ANO

Garcias Wines & Spirits Boutique Comporta

ENOTURISMO DO ANO

The Vine House

INOVAÇÃO/INVESTIGAÇÃO DO ANO

Smart Farm Colab

DISTRIBUIDOR DO ANO

Viborel

PERSONALIDADE DO ANO NO BRASIL

Rubens Menin

PERSONALIDADE DO ANO NA GASTRONOMIA

Rui Sanches

RESTAURANTE DO ANO

Näperõn

SERVIÇOS DE VINHOS DO ANO

Kabuki

CHEFE DE COZINHA DO ANO

Paulo Morais

CHEFE DE REVELAÇÃO DO ANO

Ana Moura

PRODUTOR ARTESANAL DO ANO

Sociedade Pescas Pelágicas

DESTINO GASTRONÓMICO DO ANO

Guarda

Algarve: Näperõn vence Restaurante do Ano e Soc. Pescas Pelágicas é o Produtor Artesanal do Ano

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 08:20 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros

12:40 1 Setembro, 2026 12:33 1 Setembro, 2026 | João Luís

Funcionária espanhola com mais de 21 anos na Leroy Merlin foi despedida depois de clientes roubarem 550 euros da sua caixa

Algarve Cultura Gastronomia

Feira dos Frutos Secos junta gastronomia, artesanato e música em Alcantarilha

14:15 1 Setembro, 2026 12:54 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A 23.ª edição destaca os frutos secos e reúne ainda doçaria, tasquinhas, artesanato, música ao vivo e atividades infantis

Assembleia da República.
Algarve Política

PS questiona Governo sobre exclusão do Algarve das áreas empresariais estratégicas

07:10 1 Setembro, 2026 07:05 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Deputados socialistas pedem explicações ao Governo sobre a exclusão do Algarve e sobre o modelo de seleção das localizações

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Opinião Saúde

Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão

14:29 1 Setembro, 2026 14:37 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não controlamos o envelhecimento, mas está ao nosso alcance influenciar e melhorar o estado funcional em qualquer idade, melhorando a qualidade de vida"

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 08:20 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Cristina Ferreira.
Nacional

Dona da loja online de Cristina Ferreira declara falência e este será o destino dos produtos da marca

12:10 1 Setembro, 2026 11:58 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Empresa que assegurava o comércio online das marcas de Cristina Ferreira foi declarada insolvente em agosto

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros

12:40 1 Setembro, 2026 12:33 1 Setembro, 2026 | João Luís

Funcionária espanhola com mais de 21 anos na Leroy Merlin foi despedida depois de clientes roubarem 550 euros da sua caixa

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira dos Frutos Secos junta gastronomia, artesanato e música em Alcantarilha

14:15 1 Setembro, 2026 12:54 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A 23.ª edição destaca os frutos secos e reúne ainda doçaria, tasquinhas, artesanato, música ao vivo e atividades infantis

Assembleia da República.
Algarve, Política

PS questiona Governo sobre exclusão do Algarve das áreas empresariais estratégicas

07:10 1 Setembro, 2026 07:05 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Deputados socialistas pedem explicações ao Governo sobre a exclusão do Algarve e sobre o modelo de seleção das localizações

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Opinião, Saúde

Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão

14:29 1 Setembro, 2026 14:37 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não controlamos o envelhecimento, mas está ao nosso alcance influenciar e melhorar o estado funcional em qualquer idade, melhorando a qualidade de vida"

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Feira dos Frutos Secos junta gastronomia, artesanato e música em Alcantarilha
    Feira dos Frutos Secos junta gastronomia, artesanato e música em Alcantarilha
  • “Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro
    “Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
  • Fado regressa à Antiga Lota de Portimão com exposição e seis noites de música
    Fado regressa à Antiga Lota de Portimão com exposição e seis noites de música
  • Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros
    Clientes roubam 550 euros da caixa e funcionária é despedida após mais de 21 anos de trabalho: tribunal manda Leroy Merlin readmiti-la e pagar 10.001 euros

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento