Em Portugal, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em paridades de poder de compra (PPC) foi de 74% da média europeia em 2021, face a 76% em 2020, de acordo com a estimativa do Eurostat divulgada esta quarta-feira, 23 de março, indicando ainda a degradação da produção económica decorrente da pandemia da covid-19 e refletindo já a taxa de inflação. Neste indicador, o País ficou em 21.º lugar entre os 27 que compõem a União Europeia (UE).
Portugal está, assim, mais próximo da Bulgária (cujo PIB per capita expresso em PPC equivale a 55% da média europeia, ficando no fundo da tabela) do que do Luxemburgo, que encabeça a lista deste indicador, com 277%, quase triplicando a média europeia. Segue-se a Irlanda (221%) e a Dinamarca (133%).
A Grécia e a Eslováquia acompanharam a Bulgária no fim da tabela dos países da UE com menor PIB per capita, com 65% e 68%, respetivamente.
O PIB medido em PPC é um indicador de atividade económica que permite fazer comparações entre países ao incluir as diferenças de preços na sua contabilização.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL