Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Economia

Receita do IMT bate recorde em 2021

Compra e venda de imóveis originou uma receita de 1.354,5 milhões de euros em impostos, um aumento de 37,8% face a 2020.

10:52 29 Janeiro, 2022 10:53 29 Janeiro, 2022 | POSTAL

A receita do Imposto Municipal sobre Transmissões registou em 2021 um aumento de 37,8% face a 2020, atingindo 1.354,5 milhões de euros, o valor mais elevado desde que o IMT substituiu a Sisa, em 2004.

O valor da receita do IMT arrecadada de janeiro a dezembro de 2021 foi agora divulgado com a publicação, esta quinta-feira, da Síntese da Execução Orçamental do conjunto do ano de 2021, pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com aqueles dados, em 2021, o IMT atingiu 1.354,5 milhões de euros, aumentando 371,3 milhões de euros face ao valor arrecadado em 2020.

O IMT ultrapassou pela primeira vez a barreira dos mil milhões de euros de receita em 2018 (1.003,9 milhões de euros), fasquia que conseguiu manter em 2019.

Em 2020, com a chegada da pandemia de covid-19, a receita cedeu ligeiramente, tendo caído para os 964,6 milhões de euros, segundo os dados da execução orçamental.

O valor do IMT registado em 2021 é o mais alto desde que este imposto veio substituir a antiga Sisa, em 2004, sendo que também a sua ‘antecessora’ nunca conseguiu atingir um montante tão elevado desde, pelo menos 1995, segundo revelam as estatísticas das receitas fiscais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O IMT incide sobre a compra e venda de imóveis, independentemente de estes serem novos ou usados. É ainda devido quando há lugar a permuta de imóvel, concessão de usufruto ou cedência de posição contratual de comprador.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
    Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
  • Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
    Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
  • PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
    PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
  • Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
    Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
  • Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas
    Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas

Opinião

  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
  • Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos
    Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve