Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Europe Direct Algarve

Reabertura das discotecas. Saiba como estão as normas por cá e no resto da Europa

As discotecas já preparam reabertura para outubro, com o desconfinamento em Portugal cada vez mais próximo, e o que representará o regresso à normalidade será a reabertura sem regras pandémicas nos bares e nas discotecas

10:46 18 Setembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Matos, dono da Arts, na Avenida 24 de Julho, em Lisboa, aproveitou um ano e meio de fecho para fazer uma remodelação total e lançar uma nova discoteca, que terá o nome de Hype. Apesar de o país entrar na última fase do desconfinamento, as casas da noite permanecem fechadas e só têm indicações “informais” para poder reabrir as pistas de dança em outubro

Na Bélgica e Países Baixos as discotecas estão fechadas. Tal como Portugal, onde os bares e discotecas podem estar abertos, mas têm de funcionar com lugares sentados e/ ou sem pista de dança aberta, estão também a Alemanha e a Suécia. Com restrições de horário de funcionamento, por exemplo, estão as discotecas nos Países Baixos e em Espanha, enquanto na Eslováquia é possível dançar mas sempre com máscara.

Na maioria dos países europeus, os bares e discotecas já se encontram abertos; no entanto, mantêm regras restritas que vão desde a limitação do número de pessoas em espaços fechados, à obrigatoriedade de usar máscara e ao não funcionamento das pistas de dança.

Embora com taxas de vacinação inferiores a 70%, países como a Polónia, Hungria permitem o funcionamento quase igual a 2019, exigindo só o comprovativo de vacinação.

FUNCIONAMENTO NORMAL

Discoteca em Manchester, no Reino Unido

Discoteca em Manchester, no Reino Unido. Foto D.R. Sopa Images/ Getty Images

ONDE: ÁUSTRIA, DINAMARCA, HUNGRIA E REINO UNIDO

Em toda a Europa, é no Reino Unido que se pode ir a uma discoteca nas mesmas condições em que se ia antes da pandemia. Os britânicos não só reabriram os espaços de diversão noturna a 19 de julho, como já não exigem o certificado de vacinação como condição de entrada.

Situação semelhante vive-se na Polónia, Hungria e Áustria, onde as discotecas estão abertas, o uso de máscara não é obrigatório e onde nas pistas há música a tocar e pessoas a dançar. O que os separa é apenas um requisito para no momento da entrada: estar vacinado contra a covid-19.

Nestes países, de acordo com dados do “Our World Data”, na Polónia 52% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina; na Hungria a percentagem chega aos 61%, enquanto na Áustria está em 62%.

Na Dinamarca as discotecas reabriram há uma semana, a 10 de setembro, e também obrigam à apresentação do certificado de vacinação.

EM FUNCIONAMENTO EM ALGUMAS REGIÕES, ENCERRADAS NOUTRAS

Discoteca em Madrid, Espanha, quando foi permitido que algumas discotecas só fechassem às 03h

Discoteca em Madrid, Espanha, quando foi permitido que algumas discotecas só fechassem às 03h. Foto D.R. Europa Press News/ Getty Images

ONDE: ESPANHA E UCRÂNIA

Em Espanha, as regiões de Madrid, Castilla-La Mancha, Andaluzia e as ilhas Canárias optaram por reabrir as discotecas mas com restrições não só no funcionamento, como também na hora de encerramento. No resto do país, este tipo de estabelecimento permanece encerrado.

Cabe a cada região definir as regras e a regulamentação para o funcionamento das discotecas. De acordo com o jornal “El País”, o horário limite para fechar varia entre as 02h e as 03h30 (na Catalunha), consoante a zona do país.

As pistas de dança permanecem quase sempre encerradas, exceto em algumas festas ao ar livre, e por vezes pode ser proibido o consumo ao balcão e obrigatório consumir sentado à mesa.

Também o uso da máscara é obrigatório.

Na Ucrânia, que é um dos países com mais baixa taxa de vacinação no continente europeu (15% da população com pelo menos um dose da vacina), nas zonas consideradas “vermelhas” as discotecas estão encerradas. No entanto, estão em funcionamento nas zonas do país que não entram nesta categoria, existindo algumas regras definidas como o distanciamento social.

Tal como em Espanha, as regras são definidas pelas autoridades locais.

EM FUNCIONAMENTO MAS COM RESTRIÇÕES

ONDE: ALEMANHA, BULGÁRIA, ESLOVÁQUIA, FINLÂNDIA, FRANÇA, GRÉCIA, IRLANDA, ITÁLIA, LUXEMBURGO, REPÚBLICA CHECA, SUÉCIA

A todos estes países une-os a regra de não ser permitido dançar nas discotecas, embora reabertas, funcionam de forma muito diferente daquela que até então era a normal nestes locais.

Com as pistas de dança encerradas, é pedido às pessoas que consumam sentadas e usem a máscara.

Países como, por exemplo, a Alemanha, França. Grécia, Irlanda e a República Checa podem exigir ainda um comprovativo de vacinação para entrar nos espaços.

Se na Bulgária só é permitido o funcionamento de restaurantes e bares com espaço ao ar livre, nos restantes países os estabelecimentos estão abertos sem qualquer tipo de limitação de acesso ou horário desde que cumpridas as regras habituais: pessoas sentadas e com máscara.

ENCERRADAS

Bruxelas, Bélgica

Bruxelas, Bélgica. Foto D.R. Nicolas Maeterlinck/ Getty Images

ONDE: BÉLGICA E PAÍSES BAIXOS

Na Bélgica a reabertura das discotecas está prevista para 1 de outubro. Ainda não estão definidas as regras de funcionamento, mas de acordo com o jornal “Le Soir”, em zonas como Bruxelas, Valónia e Flandres deve ser obrigatória a apresentação do certificado de vacinação para entrar.

Quanto ao uso de máscara, essa é uma decisão que deve ficar à responsabilidade de cada governo federal.

Já nos Países Baixos a reabertura dos espaços noturnos foi adiado para o final de outubro ou princípio de novembro. Restaurantes, cafés e bar estão a funcionar apenas até à meia-noite, existindo ainda em vigor, pelo menos até este domingo, o recolher obrigatório até às 06h.

Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Carro parado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

18:30 11 Junho, 2026 15:40 11 Junho, 2026 | João Luís

Pode ser considerado estacionamento abusivo um carro parado durante semanas na via pública. Saiba o que diz o Código da Estrada

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Carro parado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

18:30 11 Junho, 2026 15:40 11 Junho, 2026 | João Luís

Pode ser considerado estacionamento abusivo um carro parado durante semanas na via pública. Saiba o que diz o Código da Estrada

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Últimas Notícias

  • Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
    Praia na Europa cobra 10€ à entrada e os banhistas entre 10 e 65 anos não podem levar chapéu-de-sol
  • Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?
    Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?
  • Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega
    Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega
  • “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
    “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
  • Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
    Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
  • Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€
    Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal