Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Radiografia na habitação: Falta de oferta mantém pressão nos preços

Perspetiva de aumento de juros e prazos mais curtos no crédito à habitação moderam a tendência de subida de preços. Vendas tenderão a estabilizar ao longo de 2022.

18:02 6 Fevereiro, 2022 18:05 6 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O sector imobiliário inicia o ano embalado pelo recorde de vendas e preços registado em 2021, em grande parte impulsionado pela falta de oferta residencial transversal a todos os segmentos de mercado. Segundo as consultoras JLL e CBRE, terão sido vendidas entre 190 mil e 200 mil casas em 2021, mais 16% que no ano anterior e 10% acima de 2019. Números estimados com base nos dados do INE para os três primeiros trimestres.

Consultores, promotores e mediadores ouvidos pelo Expresso consideram que há boas perspetivas para o sector, com manutenção da pressão em zonas geográficas específicas, mais sujeitas à procura internacional nos segmentos altos. Mas afastam a ideia de uma valorização excessiva e consideram que a tendência será para estabilizar. Se a falta de oferta residencial ainda está longe de ser resolvida, um contexto de aperto das condições de crédito, conjugada com a alta das matérias-primas e da mão de obra, dificulta ainda mais o acesso à habitação. Os atrasos do licenciamento são considerados por todos os analistas um dos principais inimigos da colocação de mais oferta e a preços mais baixos no mercado. Por outro lado, defendem também a necessidade de uma maior aposta por parte do Estado e das autarquias na promoção de soluções de habitação e arrendamento acessível. Todo um desafio quando é preciso lidar com a subida dos preços dos materiais e da mão de obra e o arranque do Plano de Recuperação e Resiliência, além da perspetiva de um aperto no crédito.

Pressão em zonas específicas

“Com a abertura pós-pandemia vai continuar a existir pressão em localizações muito específicas no Porto, Lisboa, Comporta e certas zonas do Algarve. Não temos edificação de oferta que excluam estas pressões”, afirma Paulo Caiado. O presidente da APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal) salienta que das cerca de 200 mil residências vendidas em 2021, 87% eram usadas. Paulo Caiado nota ainda que se assistirá a um reforço da procura, iniciada em 2021, em concelhos rurais próximos das grandes urbes.

“Os preços e as vendas devem estabilizar, com exceção de alguns mercados na área Metropolitana de Lisboa”, diz Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal, referindo-se a cidades para onde “migra” quem não consegue comprar casa em Lisboa.

Considera que Almada, Seixal e Barreiro têm ainda espaço para crescer. O mesmo acontecendo em cidades secundárias como Setúbal, Leiria, Braga ou Aveiro (ver texto na página ao lado). Para Ricardo Sousa, este será um ano de estabilização, até porque há a noção de que a inflação não é transitória, o que levou os bancos centrais dos EUA e de Inglaterra a subir os juros, no que deverão ser acompanhados pelo Banco Central Europeu. Mas mais do que o aperto do crédito, Ricardo Sousa salienta que as novas regras na contratação de empréstimo definidas pelo Banco de Portugal (ver pág. 5), “vão tirar muitas das famílias do mercado”. Situação que se poderá agravar com a pressão do Banco de Portugal para aumentar os capitais próprios de 10% para 20% e limitar ainda mais o acesso das famílias portuguesas. “O ritmo de entrada de construção nova — que poderia baixar os preços — vai demorar mais do que o desejado. E a construção usada não ‘roda’”, acrescenta.

Cristina Arouca, diretora de pesquisa da CBRE, salienta que o mercado imobiliário tem ainda muito para crescer. “Portugal esteve 10 anos sem promoção imobiliária”, diz, referindo-se aos dados do INE. Salienta que o aumento de 10% em 2021 nos licenciamentos vai trazer mais casas para o mercado. Na mesma linha, Patrícia Barão, diretora do departamento residencial da JLL, confirma o bom momento do mercado e a falta de oferta transversal. Lembra que a mudança de paradigma trazida pela pandemia acentua a procura de estrangeiros que querem viver em Portugal, o que desequilibra ainda mais a falta de oferta.

Consensual é a expansão da oferta para as zonas menos centrais de Lisboa e do Porto, para concelhos limítrofes das áreas metropolitanas e para a margem sul do Tejo. Em Lisboa e para o segmento médio e médio alto, apontam o eixo Marvila-Beato, a Alta de Lisboa, Loures, Miraflores, Oeiras, entre outros. No Porto, as zonas de Campanhã, Antas, Leça e Gaia são alguns dos exemplos.

Da mesma forma, é também ponto assente a necessidade de criar alternativas para o segmento médio e médio baixo, onde o Estado e as autarquias terão um papel determinante. “Espaço não falta”, diz Paulo Caiado, referindo-se ao património público devoluto.

Mas com os preços dos materiais e da mão de obra em alta, mais os atrasos de licenciamento, é difícil fazer habitação acessível. “Tem de haver medidas políticas mais incisivas e eficazes nesta matéria. E uma efetiva parceria com os privados”, conclui Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

Faro valorizou mais de 26%. Preços de venda das casas subiu nas capitais de distrito, com exceção de Santarém
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Edifício das Finanças. Crédito: Expresso
Economia Nacional

Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

10:30 11 Maio, 2026 09:32 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um registo público que poucos consultam, mas que pode mudar tudo. Descubra o que significa lá estar e o que fazer a seguir

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Ensino Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:09 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Algarve Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Opinião

A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura

10:20 11 Maio, 2026 10:33 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Se fizermos um exercício de relembrar momentos da nossa vida em que nos sentimos bem, de certeza que o abraço estará em alguma dessas memórias…"

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Edifício das Finanças. Crédito: Expresso
Economia, Nacional

Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

10:30 11 Maio, 2026 09:32 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um registo público que poucos consultam, mas que pode mudar tudo. Descubra o que significa lá estar e o que fazer a seguir

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve, Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Ensino, Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve, Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:09 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Algarve, Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Opinião

A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura

10:20 11 Maio, 2026 10:33 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Se fizermos um exercício de relembrar momentos da nossa vida em que nos sentimos bem, de certeza que o abraço estará em alguma dessas memórias…"

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer, Vídeo

“Sinto-me envergonhado”: britânico queixa-se de hábito “inaceitável” dos turistas neste destino paradisíaco a 2 h de Portugal

18:00 10 Maio, 2026 13:24 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico a residir neste destino turístico próximo de Portugal falou abertamente sobre um hábito desrespeitoso por parte dos turistas

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
    Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
  • Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
    Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
  • Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores
    Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal