Para os proprietários de imóveis, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é um encargo anual que, muitas vezes, parece mais pesado do que deveria. Contudo, existe uma possibilidade de aliviar este custo: ao solicitar uma reavaliação do valor patrimonial tributário (VPT) do seu imóvel junto da Autoridade Tributária (AT), pode ver o valor do seu imposto reduzido. Explicamos aqui como proceder e quais os prazos a ter em conta.
A atualização do IMI baseia-se no VPT, calculado com seis fatores principais, que incluem a idade do imóvel (coeficiente de vetustez), a localização, a qualidade e conforto, a área de construção e o tipo de utilização, como nos explica o Pplware. Uma reavaliação pode trazer um valor de imposto mais justo, especialmente se o valor atual do VPT estiver desatualizado face ao mercado ou às condições reais da sua propriedade.
O que influencia o IMI e como pode poupar?
As taxas de IMI são definidas pelos municípios e variam entre 0,3% e 0,45% para imóveis urbanos, e fixam-se em 0,8% para imóveis rústicos. Estes valores não podem ser alterados individualmente, mas o VPT, sobre o qual incide o cálculo do IMI, sim. Para verificar o seu VPT e potencialmente reduzir a taxa aplicável, é útil prestar atenção a parâmetros específicos que influenciam este valor, como o coeficiente de localização e a vetustez do imóvel, que pode diminuir o valor do imposto à medida que a propriedade envelhece.
Como pedir a reavaliação do IMI passo a passo
Se considera que o seu IMI está excessivo, pode seguir estes passos para solicitar uma reavaliação:
1. Verifique o valor atual do imóvel
Aceda ao Portal das Finanças e, em “Património Predial”, consulte o valor atual do VPT. Este valor é determinado pelo estado, idade, localização e outras características do imóvel.
2. Simule o novo valor de IMI
Antes de avançar, é prudente simular o cálculo do IMI com os valores atuais dos coeficientes. No Portal das Finanças, existem calculadoras que ajudam a perceber o impacto potencial da reavaliação no imposto final.
3. Submeta o pedido de reavaliação
No Portal das Finanças, siga estas etapas:
- Aceda com as suas credenciais.
- No menu, selecione “Serviços” e depois “Património”.
- Escolha a opção “Avaliação do Imóvel” e siga as instruções para submeter o pedido.
Para obter o novo valor de IMI no ano seguinte, deverá efetuar o pedido até 31 de dezembro do ano atual. Se aprovado, o valor atualizado será refletido na cobrança do IMI do ano seguinte.
Outras dicas úteis
Documentação Essencial: Tenha à mão os documentos do imóvel e o número de artigo matricial, que serão necessários ao preencher o pedido de reavaliação.
Reavaliação Regular: Embora a atualização do VPT possa ser pedida de três em três anos, é aconselhável verificar anualmente, dado que as flutuações nos coeficientes podem impactar o IMI.
A reavaliação do IMI é um processo relativamente simples e pode resultar numa redução significativa do imposto, aliviando a carga fiscal sobre o seu imóvel.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Esta moeda rara de 2€ pode valer mais de 2.500€