Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Quase metade das empresas em Portugal investe em marketing digital

Os números impressionam: 47,2% das empresas portuguesas investiu no marketing digital para recuperar dos efeitos provocados pela crise da COVID-19

20:30 4 Agosto, 2021 12:23 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A fonte é de um estudo levado a cabo pela MultiDados em conjunto com a Guess What, que revela o impacto do digital no marketing e comunicação das empresas.

Apesar de 74,2% das empresas que participaram no estudo afirmar não ter um departamento de marketing, os números do uso de ferramentas de marketing digital são exemplares.

Marketing Digital: as ferramentas preferidas

De acordo com o mesmo estudo, as ferramentas mais usadas – e cuja utilização aumentou de 2020 para 2021 – pelos empresários portugueses têm sido:

• Email marketing (57,8%);
• Social media ads (52,8%)
• Social Media (38%).
• Anúncios online (29,4%)

Significativo dos tempos que vivemos – COVID-19, i.e., sinónimo de confinamento e restrições – é também o recuo da presença das empresas em eventos como forma de comunicar. Se ante estes eram usados por 39.2% das empresas, no ano transato foram usados por 28.2% dos casos. 39.6% das empresas refere que os meios publicitários vão ser substituídos por meios digitais nas suas ações de marketing e comunicação.

Foi neste contexto que a agência de SEO – Unik SEO, lançou um produto único: um serviço de SEO para PME’s para ajudar a que estas recuperem da crise e se mostrem prontas perante os desafios de futuro.

Novos ventos na publicidade digital

Animadores são também os números apontados por um estudo da MAGNA, unidade de intelligence da IPG Mediabrands citado pelo Dinheiro Vivo onde se “prevê que o crescimento do digital acelere em 2021, entre 12% e 15%, impulsionado pelo aumento nas redes sociais, vídeo e “search”, devendo “representar cerca de 30% do mercado publicitário português”.

No contexto global, o mesmo estudo fala na recuperação económica pós COVID-19 que vai beneficiar todos os media, mas com um forte investimento no digital – de 351.6 para 418 mil milhões de dólares. Números notáveis sobretudo face ao investimento nos formatos mais tradicionais – televisão, rádio, imprensa e cinema.

Prevê-se ainda que o investimento em publicidade no digital cresça mais de 20%. A diretora do negócio de media da MAGNA, Natália Júlia adiantou à publicação portuguesa que “quase todos os formatos digitais irão crescer dois dígitos em 2021, já que os investimentos no digital serão responsáveis por 64% dos investimentos globais em publicidade nos media e poderão atingir dois terços do total dos investimentos publicitários em 2022”.

A Maturidade Digital de Portugal

Portugal está no segundo de quatro níveis de maturidade digital. A conclusão é do relatório ‘O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal’, publicado pela Boston Consulting Group (BCG), pela Google e pela Universidade Nova SBE. O relatório baseia-se em respostas de 1047 empresas.

Segundo o Digital Acceleration Index (DAI), usado pela BCG para aferir o nível de maturidade de um tecido económico de um país baseado tanto no nível atual como no nível desejado de digitalização das suas empresas, o nosso país ainda não está perto de ser um “Digital Leader” – o maior nível de reconhecimento nesse índice.

É certo que a pandemia ajudou a digitalizar o país, mas, de acordo com esse relatório, Portugal está apenas no nível “Digital Literate”, com um total de 31 pontos (dos 100 possíveis). Esse nível está 21 pontos abaixo daquela que é a média europeia – que está no nível de “Digital Performers”.

A maturidade digital portuguesa é liderada pelas médias e grandes empresas de telecomunicações, media e Tecnologias de Informação (TI). O setor financeiro, em particular os bancos, “estão 12 pontos abaixo da média dos pares europeus, o que as torna vulnerável à ameaça crescente de concorrência internacional, em particular aos nativos digitais que procurem entrar nestes mercados”. Mais maturidade digital é também sinónimo de mais produtividade e melhores salários.

Os desafios

Segundo adianta o Business IT, o relatório refere que as empresas portuguesas “têm lacunas digitais estruturais na indústria 4.0, metodologias Agile e que o marketing digital e o governance de dados são as dimensões mais distanciadas da referência europeia.” Um desafio é também a iliteracia digital: 40% das empresas ainda não sabe como encaixar o digital às suas operações.

Por isso, tem sido muito importante a resposta de empresas especialistas no meio – como a Unik SEO, entre outras – para que todo o ecossistema se reforce. Ciente dos desafios do futuro, mas com a certeza de que o futuro se ganha hoje. E é digital.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Algarve Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Algarve, Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Médicos a realizarem cirurgia robótica no Algarve.
Algarve, Saúde

Portimão faz história: Hospital do Barlavento Algarvio realiza a 100.ª cirurgia robótica

12:48 25 Junho, 2026 11:58 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, realizou a 100.ª cirurgia robótica desde a introdução desta tecnologia em 2025

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Política

PS segue proposta lançada por Carlos de Deus Pereira sobre a Regionalização

08:42 25 Junho, 2026 12:56 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas dizem que proposta socialista recupera ideia defendida por Carlos de Deus Pereira no Congresso do PSD

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal