Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vista aérea da ilha da Madeira.
Vista aérea da ilha da Madeira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Qual Lisboa ou Porto: “lugar mágico” em Portugal está a ‘explodir’ em vendas a estrangeiros

O turismo explodiu num concelho que já vende mais a estrangeiros do que a Nazaré. Saiba qual é o “lugar mágico” que ultrapassou Lisboa neste crescimento

16:50 26 Janeiro, 2026 15:25 26 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando pensamos nos destinos nacionais que mais atraem o capital internacional, os nomes de Lisboa ou Porto surgem imediatamente no topo da lista. No entanto, existe um concelho discreto, historicamente conhecido por ser a porta de entrada dos descobridores, que está a registar um crescimento financeiro muito superior ao das grandes metrópoles. Este “lugar mágico” tornou-se o novo fenómeno de atração de divisas, deixando para trás zonas de veraneio consagradas no continente.

A análise é trazida pelo Jornal Económico, que revela uma subida impressionante no volume de pagamentos efetuados com cartões não nacionais. Os dados mostram que o dinheiro gasto por visitantes estrangeiros nesta localidade disparou de forma abrupta, triplicando os valores registados anteriormente.

O protagonista desta ascensão meteórica é Machico, situado na ilha da Madeira, que se transformou num íman de investimento turístico. Desde 2023, o município viu os gastos de estrangeiros aumentarem 184%, atingindo um total de 53,9 milhões de euros num único ano.

Ultrapassagem a destinos famosos

Os números revelados surpreendem pela comparação direta com outros pesos pesados do turismo português. O concelho madeirense já fatura mais em cartões estrangeiros do que destinos icónicos como a Nazaré, Grândola, Óbidos ou a Figueira da Foz.

Indica a mesma fonte que este volume de negócios coloca a localidade numa posição de destaque no ranking nacional. O valor arrecadado supera o total registado em toda a região da Lezíria do Tejo e aproxima-se rapidamente dos números de cidades como Guimarães e Setúbal.

Crescimento superior à capital

Embora a capital continue a receber a maior fatia do bolo total, a velocidade de crescimento em Machico é incomparavelmente superior. Enquanto Lisboa mantém o seu volume habitual, o concelho insular protagonizou um salto gigante, subindo de forma vertiginosa na tabela dos municípios que mais dinheiro captam.

Explica a referida fonte que este desempenho se deve a uma aceleração turística sem precedentes num território com menos de 20 mil habitantes. A receita gerada por cartões estrangeiros é agora mais do dobro da registada em concelhos vizinhos tradicionalmente fortes, como a Calheta.

O efeito Guerra das Estrelas

Para além da beleza natural e do aumento da oferta de luxo, existe um fator mediático que ajudou a colocar a região no radar global. A escolha da Ponta de São Lourenço para cenário de uma série do universo Star Wars funcionou como uma montra internacional irresistível.

O produtor da série descreveu o arquipélago como um “lugar mágico” e “incrível”, atraindo a curiosidade de fãs e viajantes de todo o mundo. Esta exposição mediática coincidiu com o período em que as receitas começaram a escalar, validando o potencial do destino.

Receitas hoteleiras disparam

A afluência de turistas aos hotéis locais acompanhou esta tendência explosiva, com 110 mil hóspedes registados no último ano. O crescimento da procura foi tão acentuado que, logo no mês de julho, o número de visitantes já tinha igualado o total de todo o ano anterior.

Explica ainda o Jornal Económico que a receita direta na hotelaria subiu 86 por cento, rondando os 10 milhões de euros. Machico afirmou-se assim como uma potência financeira emergente, provando que não é preciso ser Lisboa ou Porto para captar a preferência e a carteira dos estrangeiros.

Leia também: Vai marcar férias este ano? Há um detalhe legal que pode mudar as suas contas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Santamaria.
Cultura Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Santamaria.
Cultura, Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Últimas Notícias

  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
  • Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
    Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
  • Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional
    Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento