Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia, Sociedade

PRR: 10 municípios do país vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros. Lagos é o único do Algarve

Com este investimento, os municípios vão modernizar zonas industriais e áreas empresariais já existentes nos seus territórios, para as preparar para as transições verde e digital e garantir uma melhoria da competitividade das empresas aí instaladas.

17:00 14 Janeiro, 2022 | POSTAL

As zonas industriais e áreas empresariais de 10 municípios do país vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros, montante aprovado ao abrigo de candidaturas ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial adianta que as 10 candidaturas selecionadas no âmbito do aviso dirigido a áreas de acolhimento empresarial de nova geração se referem aos municípios de Chaves, Melgaço, Vila Real, Águeda, Guarda, Oliveira do Hospital, Rio Maior, Campo Maior, Beja e Lagos.

Com este investimento, aqueles municípios “vão modernizar zonas industriais e áreas empresariais já existentes nos seus territórios, para as preparar para as transições verde e digital e garantir uma melhoria da competitividade das empresas aí instaladas”, lê-se na nota.

“Com esta decisão, mais de 73 milhões (66%) são dirigidos a territórios do interior e praticamente 37 milhões são destinados ao litoral”, precisa a nota, especificando que as maiores fatias dos apoios máximos a conceder se destinam ao Centro (32,1 milhões de euros) e ao Norte (30,9 milhões).

Seguem-se as regiões do Alentejo, que pode beneficiar de um apoio máximo de 30,1 milhões de euros, de Lisboa e Vale do Tejo, com 12,8 milhões de euros e, por fim, do Algarve, com 4,1 milhões de euros, acrescenta o Ministério da Coesão Territorial.

“Estes fundos podem apoiar investimentos na auto produção e armazenamento de energia renovável, ilhas de qualidade energética A+, soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio, cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em áreas do interior com comprovada falha de mercado ou soluções de resiliência ativa a incêndios, consoante as características das AAE [Áreas de Acolhimento Empresarial]”, acrescenta.

As 10 candidaturas, selecionadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, foram avaliadas, entre outros aspetos, tendo em conta “o número de empresas instaladas e o número de postos de trabalho” em cada área.

Por outro lado, foi analisado “quantos desses negócios estão associados a cadeias de logística e de que forma se articula o trabalho dessas empresas com o Sistema Regional de Inovação em questão”, prossegue a nota.

A medida dá continuidade aos investimentos dos Programas Operacionais Regionais no âmbito do Portugal 2020 – de apoio a novas áreas e requalificação das já existentes -, e será ainda complementada com apoios no âmbito do Portugal 2030.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Alcoutim é “Autarquia + Familiarmente Responsável” há sete anos consecutivos
    Alcoutim é “Autarquia + Familiarmente Responsável” há sete anos consecutivos
  • Mestre da fotografia António Homem Cardoso, colaborador do Cultura.Sul, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
    Mestre da fotografia António Homem Cardoso, colaborador do Cultura.Sul, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
  • Estudo revela que uma em cada 4 pessoas não segue indicações de prescrição de antibióticos
    Estudo revela que uma em cada 4 pessoas não segue indicações de prescrição de antibióticos
  • Militar morre em Santa Margarida em circunstâncias por apurar
    Militar morre em Santa Margarida em circunstâncias por apurar
  • FRIO: Todos os distritos em aviso amarelo. Mínimas entre os 6º em Faro e os -6º na Guarda
    FRIO: Todos os distritos em aviso amarelo. Mínimas entre os 6º em Faro e os -6º na Guarda

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve