Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia

Projeto luso-espanhol aposta em produção e repovoamento de bivalves no Algarve

Na Estação de Moluscicultura de Tavira é desenvolvido um conjunto de tecnologias zootécnicas, que permite “obter larvas de alta qualidade”

21:16 15 Dezembro, 2019 12:27 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Uma aposta na gestão sustentada dos bivalves e da pescaria de bivalves

Um projeto luso-espanhol de gestão sustentável de bancos naturais de bivalves, que se iniciou em 2017, tem permitido desenvolver metodologias para a produção e repovoamento daquelas espécies marítimas na Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira.

“Tem como objetivo final o desenvolvimento de metodologias que permitam garantir ou promover a gestão sustentada dos bivalves, da pescaria de bivalves”, salientou o coordenador do projeto Venus, Miguel Gaspar, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Miguel Gaspar, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Em declarações à agência Lusa, Miguel Gaspar contou que o projeto se divide em várias ações, entre as quais o repovoamento das espécies de pé de burrinho e conquilha no golfo de Cádis.

“Em primeiro lugar, nós desenvolvemos nas nossas instalações, na Estação de Moluscicultura de Tavira, metodologias para produção de larvas de bivalves”, indicou o investigador, adiantando que é desenvolvido um conjunto de tecnologias zootécnicas, que permite “obter larvas de alta qualidade”.

Com um orçamento de 1.303.743,58 euros, o projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ao abrigo do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Após o processo de produção de larvas de bivalves, o IPMA, com a colaboração da Marinha Portuguesa, aloja um conjunto de bivalves juvenis, até aos cinco milímetros, nas zonas marinhas.

“O que nós fazemos, com a colaboração de várias instituições – e, neste caso, tivemos a colaboração da Marinha Portuguesa – , é espalhar um conjunto de juvenis que produzimos nas nossas instalações em áreas onde outrora havia grande abundância dessas espécies”, acrescentou Miguel Gaspar.

De acordo com o investigador, recentemente o IPMA fez o repovoamento de uma zona perto de Portimão, no distrito de Faro, com cerca de 300 mil bivalves produzidos na Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira, no mesmo distrito.

Promovendo a gestão sustentável de bancos naturais de bivalves, o projeto luso-espanhol conta também com a colaboração da Universidade do Algarve (UAlg), que se encontra a desenvolver um conjunto de protocolos de crioconservação de larvas (células conservadas através do congelamento a temperaturas muito baixas, em azoto).

Bióloga Elsa Cabrita, professora da Universidade do Algarve

“A parte da criopreservação entra neste ponto de conseguir desenhar ferramentas para preservar o germoplasma de gâmetas [células sexuais] de larvas”, apontou à Lusa a bióloga Elsa Cabrita.

A professora da Universidade do Algarve explicou que após a crioconservação das espécies é necessário reanimá-las para iniciarem a fecundação, desenvolvida em processos de incubação laboratorial.

“A crioconservação é em azoto líquido. […] Depois, o passo seguinte é conseguir reanimar esses organismos, ou essas células. Quando descongelo uma amostra, no caso dos espermatozoides, tenho de assegurar que aqueles espermatozoides são viáveis e, tal como o sémen fresco, vão conseguir fecundar oócitos [células sexuais produzidas nos ovários]”, anotou.

Todavia, a bióloga salientou que a sua equipa deixou de fora conquilha, devido a dificuldades na reprodução em cativeiro.

“No caso das metodologias que nós desenvolvemos, deixámos de fora a conquilha, porque nos pareceu ser um objetivo muito à frente. A conquilha apresentou problemas a nível de reprodução em cativeiro”, frisou.

Sobre a continuidade do projeto depois da data de conclusão, em 31 de dezembro de 2019, Miguel Gaspar referiu à Lusa que o estudo vai continuar por mais um ano, “atendendo à importância dos resultados” obtidos nos últimos dois anos.
Além do IPMA e da Universidade do Algarve, são parceiros desta investigação Instituto Espanhol de Oceanografia e a Universidade de Cádis.

JML // ROC (Lusa)

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Algarve Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Algarve Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Ensino Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Praia das Maçãs, em Sintra.
Economia Nacional

Estacionamento nestas praias portuguesas vai começar a ser pago durante todo o ano e a medida entra em vigor a 1 de outubro

14:30 23 Setembro, 2026 14:07 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A partir do próximo mês, quem visitar duas conhecidas praias de Sintra encontrará parquímetros ativos também fora da época balnear

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Condutor surpreendido com o preço do combustível. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

16:15 23 Setembro, 2026 16:17 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Entrada do Centro de Emprego.
Nacional

Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação

20:00 23 Setembro, 2026 04:06 24 Setembro, 2026 | João Luís

Cheque-Formação do IEFP pode apoiar trabalhadores com até 175 euros e desempregados com até 500 euros para formação profissional.

Algarve, Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Algarve, Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Ensino, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Praia das Maçãs, em Sintra.
Economia, Nacional

Estacionamento nestas praias portuguesas vai começar a ser pago durante todo o ano e a medida entra em vigor a 1 de outubro

14:30 23 Setembro, 2026 14:07 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A partir do próximo mês, quem visitar duas conhecidas praias de Sintra encontrará parquímetros ativos também fora da época balnear

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Condutor surpreendido com o preço do combustível. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

16:15 23 Setembro, 2026 16:17 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Últimas Notícias

  • Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
    Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
  • Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
    Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
  • Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
    Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
  • Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
    Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento