O preço das casas voltou a aumentar e é cada vez mais difícil comprar casa em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) o preço médio das habitações aumentou 12,9% nos primeiros três meses do ano face ao período homólogo de 2021.
O valor dos imóveis no país tem aumentado gradualmente ao longo dos últimos anos. Há regiões que se destacam pelo elevado preço dos imóveis, é o caso de Lisboa, Porto e Faro que são os distritos onde é mais caro investir na compra de casa.
Em 2021 há menos oferta no mercado imobiliário, em termos de percentagens são menos 25 a 30% em comparação com o ano transato. Em contrapartida, a procura tem aumentado o que significa que há pouca oferta para muita procura o que faz os preços disparar.
Se por um lado os portugueses encontram mais dificuldades na hora de comprar casa, os norte-americanos têm vindo a aumentar o investimento neste setor em Portugal. A procura americana cresceu 200% mas outras nacionalidades também vêem Portugal como um país apetecível para a compra de imóveis, é o caso do Brasil e da França que representam um número de compradores significativo.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL