Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia

Portugal: Idade média dos carros aumentou para 13,2 anos. Luxemburgo tem a média mais baixa da UE (6,7)

Dados de 2020 mostram que há nove países na União Europeia com um parque automóvel mais envelhecido do que o português.

15:15 19 Janeiro, 2022 15:15 19 Janeiro, 2022 | Expresso

A idade média dos automóveis em circulação em Portugal aumentou em 2020, face a 2019. Em 2019 era de 12,8 anos e em 2020 foi de 13,2, indica a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, no acrónimo original em francês).

Portugal continua, assim, a ter carros mais velhos que na maioria da União Europeia (UE). Na UE a média também aumentou, de 11,5 para 11,8 anos.

Atrás de Portugal encontram-se nove países: Hungria (14,2), Letónia (14,3), Eslováquia (14,3), Polónia (14,3), Croácia (14,8), República Checa (15,3), Grécia (16,6), Estónia (16,7), Roménia (16,9) e Lituânia (17). Por outro lado, o país com a média mais baixa é o Luxemburgo (6,7)

Quanto aos veículos comerciais ligeiros, os mais recentes encontram-se no Luxemburgo (6,2 anos) e os mais antigos na Grécia (20,2). Neste caso a média europeia é de 11,9 anos e Portugal tem uma média de 14,9.

Já os camiões têm, em média, 13,9 anos na UE. Com uma idade média de 21,4 anos, a Grécia tem a frota de camiões mais envelhecida, enquanto as mais recentes se encontram no Luxemburgo (6,7 anos) e na Áustria (7 anos). Em Portugal um camião tem, em média, 15,1 anos.

Por fim, relativamente aos autocarros, estes têm em média 12,8 anos. Portugal fica novamente acima da média europeia, com os seus autocarros a terem em média 14,7 anos.

Frota de veículos de passageiros cresce acima da média da UE

Em pleno ano de pandemia, a frota de automóveis de passageiros em Portugal cresceu 1,8%, mais que a média da UE (1,2%), mas ainda assim atrás de países como a Roménia ou a Eslováquia (5,4% e 5,1%, respetivamente). Em 2019 o crescimento tinha sido mais pronunciado em Portugal (3,8%).

Nas carrinhas, Portugal ficou muito aquém da média europeia. Se na UE houve um crescimento de 1,5%, Portugal apenas cresceu 0,4%. Nesta categoria encontravam-se, em 2020, 29 milhões a circular em toda a Europa, metade das quais em três países: França (5,9 milhões de carrinhas), Itália (4,3 milhões) e Espanha (3,9 milhões). Em Portugal circulavam 1,14 milhões.

Também nos veículos pesados Portugal viu um crescimento abaixo da média da UE (1,7%), ao registar um aumento de 1,1%.

Nos autocarros a evolução foi mais positiva. Na UE houve um decréscimo de 1,6% da frota de autocarros, enquanto em Portugal estes veículos aumentaram 1,2%.

Além do mais, a ACEA dá ainda conta que existem 515 automóveis por mil pessoas, o que fica abaixo da média de 560 da Europa. Neste aspeto, Luxemburgo tem a maior densidade na UE (696) e a densidade mais baixa encontra-se na Letónia (353).

De realçar que a Letónia tem também a percentagem mais alta de agregados familiares que não possuem automóvel (43%), o que compara, por exemplo, com França, onde 32% dos agregados tem dois carros. Este tipo de dados não estava disponível para Portugal.

Sem surpresas: gasóleo é o mais utilizado

Ao contrário da média europeia, em Portugal o gasóleo é o combustível mais utilizado. Mais precisamente, 59,9% dosa automóveis usa gasóleo e 37% gasolina. Os restantes têm uma presença pouco pronunciada: 0,5% para bateria e elétricos, 0,6% para híbridos plug-in, 1,1% para híbridos elétricos e 1% em “outros”.

Já na UE, a maioria utiliza gasolina (51,7%), com 42,8% a utilizar gasóleo. Já em 2019 Portugal contrariava a tendência europeia.

Tal como Portugal, outrod países não seguem esta tendência. São eles: Áustria, Croácia, França, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Eslovénia e Espanha.

Há outros países, como a Grécia e os Países Baixos, em que mais de 80% dos carros usa gasolina (88% e 80,1%, respetivamente).

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Jovens podem ser novamente “Astronautas por um Dia” em voo de gravidade zero
    Jovens podem ser novamente “Astronautas por um Dia” em voo de gravidade zero
  • CEO da TAP pode receber dois milhões de euros de bónus, se cumprir o plano de reestruturação
    CEO da TAP pode receber dois milhões de euros de bónus, se cumprir o plano de reestruturação
  • 50 anos em exposição: hip-hop nasceu no sótão de uma casa no Bronx e tornou-se numa indústria milionária
    50 anos em exposição: hip-hop nasceu no sótão de uma casa no Bronx e tornou-se numa indústria milionária
  • Camionista morre em despiste no IC1. Corpo da vítima foi transportado para o Hospital de Beja
    Camionista morre em despiste no IC1. Corpo da vítima foi transportado para o Hospital de Beja
  • Burlões detidos por roubos a idosos no Alentejo. Diziam-se funcionários de instituições ou entidades públicas
    Burlões detidos por roubos a idosos no Alentejo. Diziam-se funcionários de instituições ou entidades públicas

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve