Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Portugal está aflito com a seca, porque toma “sempre” medidas “em cima do joelho”, acusa a CAP

Agricultores voltam a insistir que, “se não chover” nas próximas semanas, “vai ser uma catástrofe”.

19:30 8 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considerou este terça-feira que o país está aflito com a seca, porque toma “sempre” medidas “em cima do joelho” e, por isso, “nunca são suficientes”.

“Em 10 anos, houve oito anos com seca. O ano passado escrevi, em março, um artigo a dizer: este ano está a chover, temos que falar sobre seca. E não falámos. Consequência, agora que estamos com a seca, estamos aflitos porque não fizemos o trabalho de casa”, disse à agência Lusa Eduardo Oliveira e Sousa, à margem de uma conferência em Vidigueira (Beja).

O responsável frisou que, quando diz que as medidas de combate à seca “nunca são suficientes”, é “porque são sempre tomadas em cima do joelho” e, por isso, “não chegam”, já que Portugal tem que se preparar “para viver com a seca.

Eduardo Oliveira e Sousa falava à margem da conferência “Portugal, Agricultura e Política Agrícola – os próximos anos”, a decorrer hoje na vila de Vidigueira, numa organização da Terras de Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

“Temos que perceber o que é que temos que mudar para viver com a seca. Temos que criar opções e construir as soluções para criarmos uma barreira, o mais possível, ao avanço do deserto do Norte de África que nos está a invadir”, avisou.

No entanto, vincou: “Queremos fazer isso mantendo as pessoas no território e as pessoas só ficam se houver atividade económica”.

Segundo o responsável, “uma das maneiras de associar a presença de pessoas ao combate à desertificação é através da intensificação da agricultura”, o que se faz “com o regadio”.

“Neste momento, a única parede que já fomos capazes de dirigir contra o avanço da desertificação foi o Alqueva”, frisou, sublinhado que este “é um dos sucessos” do projeto, que considerou “a salvação” do Alentejo.

O responsável explicou também que as medidas de combate à seca “não são suficientes” porque “estas matérias não estão a ser estudadas” numa perspetiva conjunta.

“Temos que integrar os assuntos” e “pôr os cientistas, os académicos, os engenheiros a falarem para, depois, os políticos decidirem”, defendeu, criticando que, em Portugal, “os políticos decidem e, depois, os engenheiros vão à procura das soluções e as coisas não se fazem assim”.

Também em declarações à Lusa, à margem da conferência, o presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA), Rui Garrido, insistiu que, “se não chover” na região nas próximas semanas, “vai ser uma catástrofe”.

E é “nesse sentido que apelamos, nomeadamente ao próximo Governo”, para que “um dos dossiês” que “terá de ser estudado é este” da seca, para que possam, em conjunto, ser definidas medidas de apoio aos agricultores, afirmou.

Já no início deste mês, em comunicado, a FAABA alertou que a seca está a afetar “gravemente” a atividade agropecuária da região e reclamou medidas do Governo para apoiar os setores mais afetados.

Tal como nesse comunicado, Rui Garrido defendeu hoje que são necessários “apoios diretos à pecuária” e também “às culturas de outono/inverno” e autorização para pastorear o gado nos pousios obrigatórios.

“Estes pousios são superfícies de interesse ecológico” que os agricultores são obrigados “a deixarem nas suas explorações agrícolas”, e que correspondem a “cerca de 5% da área”, mas nos quais “temos de ter autorização para pastorear os animais”, pois, “não há erva nos campos”, sugeriu.

A retenção ou suspensão de pagamentos à Segurança Social e o aumento da chamada eletricidade verde, que contempla “uma ajuda irrisória”, foram outras das medidas defendidas pelo presidente da FAABA, que criticou ainda o “aumento brutal dos custos dos fatores de produção” que os agricultores estão a suportar.

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Edifício das Finanças. Crédito: Expresso
Economia Nacional

Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

10:30 11 Maio, 2026 09:32 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um registo público que poucos consultam, mas que pode mudar tudo. Descubra o que significa lá estar e o que fazer a seguir

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Algarve Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:09 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Cultura Europe Direct Algarve

Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE

10:05 11 Maio, 2026 10:12 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Europa foi assinalado com cerimónia em Faro e celebrações dos 40 anos da adesão portuguesa à União Europeia

Opinião

A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura

10:20 11 Maio, 2026 10:33 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Se fizermos um exercício de relembrar momentos da nossa vida em que nos sentimos bem, de certeza que o abraço estará em alguma dessas memórias…"

Ensino Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Edifício das Finanças. Crédito: Expresso
Economia, Nacional

Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

10:30 11 Maio, 2026 09:32 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há um registo público que poucos consultam, mas que pode mudar tudo. Descubra o que significa lá estar e o que fazer a seguir

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve, Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Algarve, Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:09 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Cultura, Europe Direct Algarve

Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE

10:05 11 Maio, 2026 10:12 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Europa foi assinalado com cerimónia em Faro e celebrações dos 40 anos da adesão portuguesa à União Europeia

Opinião

A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura

10:20 11 Maio, 2026 10:33 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Se fizermos um exercício de relembrar momentos da nossa vida em que nos sentimos bem, de certeza que o abraço estará em alguma dessas memórias…"

Ensino, Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
    Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
  • Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
    Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
  • Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores
    Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal