Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo DR
Economia, Nacional

Nova cobertura do aeroporto de Faro construída sem encerramento da aerogare pela Blocotelha

Um consórcio constituído pela Blocotelha e a construtora Casais está a construir a nova cobertura do aeroporto de Faro, uma obra adjudicada por 16 milhões de euros, cuja conclusão é estimada para abril do próximo ano

10:35 11 Junho, 2023 12:37 11 Junho, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A empresa Blocotelha está a construir a nova cobertura do aeroporto de Faro, sem necessidade de encerramento da aerogare, em mais um projeto de complexidade característico dos negócios desta empresa do distrito de Leiria.

A obra, que está a ser desenvolvida em consórcio com a construtora Casais, prevê a montagem de uma cobertura, que terá na sua composição 370 toneladas de estruturas metálicas, produzidas no polo industrial da construtora, em Porto de Mós, Leiria.

“Projetos como aquele que estamos a fazer em Faro são de complexidade elevada do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista de organização também são muito exigentes. Conhecemos a atividade do Algarve e vamos passar 24 meses – prazo da obra -, a trabalhar no período noturno e diurno com a aerogare em funcionamento, o que nos oferece muitos desafios”, adiantou à Lusa o diretor comercial da Blocotelha, Erico Ferraria.

Este responsável garantiu que o desenvolvimento deste projeto é possível, tendo em conta as “capacidades que a empresa foi desenvolvendo e adquirindo ao longo dos anos”, criando soluções como “o ‘skinzip’ [um sistema construtivo moderno, adaptável a qualquer projeto], uma solução muito específica, com opções técnicas usadas nas grandes infraestruturas, onde a manutenção e a ambição arquitetónica são bem patentes”.

Segundo Erico Ferraria, as soluções criadas são um misto de “construção metálica” e “de soluções dos perfis autoportantes com formas côncavas e convexas, a fechar com um sistema ‘skinzip’”, o que “permitiu ao dono da obra manter a arquitetura que tinha”.

A Blocotelha tem estado envolvida nas intervenções de grandes aeroportos, tais como Orly (França), Aeroporto Internacional de Ivato (Madagáscar), Aeroporto do Porto, Aeroporto de Beja, Terminal Norte e Terminal de carga do Aeroporto de Lisboa.

“Nos Estados Unidos também já fomos solicitados para fazer dois aeroportos com aquela solução. Investimos nesta solução [‘skinzip’] para complementar e dar seguimento ao sistema autoportante”, uma inovação com que a Blocotelha se distinguiu no seu início.

“Ao longo dos anos, esse sistema permitiu-nos posicionar, crescer e abrir um leque de oportunidades, uma vez que permite responder a um conjunto de formas arquitetónicas e de soluções arrojadas, que nos obrigou a andar junto de projetistas e a crescer não como um construtor direto puro metálico, mas como um empreiteiro metálico”, sublinhou Erico Ferraria.

A empresa está a desenvolver uma obra de renovação no centro de Paris, “que é transformar um edifício emblemático numa zona de escritórios e lazer”.

Preocupação com a reciclagem e energia verde

“Estamos numa fase onde as questões ambientais, a sustentabilidade e a economia circular são cada vez mais exigências patentes, nossas também, mas essencialmente externas”, destacou o diretor comercial.

Nesse sentido, a empresa tem uma preocupação com a reciclagem e energia verde.

“No final de vida, 95% do nosso material (‘skinzip’) pode ser reciclado e o objetivo é, daqui a dez anos, trabalhar com 95% de energia verde”, revelou.

Ao longo de todo o processo há um rastreio qualitativo de todo o material, que tem um código com a composição e origem do produto, que o cliente pode verificar que coincide com o que foi pedido.

Em 2022, a Blocotelha contribuiu com 85 milhões para a faturação total de 250 milhões de euros do grupo (Mekkin), no qual está inserida. Os seus principais mercados são o ibérico Portugal-Espanha, e o centro da Europa, nomeadamente França, Bélgica, Inglaterra.

“Estamos no norte de África, ainda com uma presença em Marrocos e na Argélia. Depois fazemos aquilo a que chamamos projetos ‘spot’. Concorremos a obras, como já fizemos no Gabão, no Gana, em Madagáscar, no Brasil ou na Colômbia, em que nos juntamos ao empreiteiro, estudamos a logística, criamos as condições de meios humanos e logísticos para podermos executar durante um determinado período um projeto num determinado quadrante. A base de toda esta parte é a capacidade de engenharia da empresa”, assumiu Erico Ferraria.

Isto porque a Blocotelha dá “todo o apoio de fabrico”.

“Na qualidade de empreiteiro, fazemos essencialmente gestão de empreitadas. Ou seja, não nos limitamos a fazer um projeto, a desenvolvê-lo e a fabricá-lo: tratamos da logística local e de envios e tratamos de toda a gestão em obra”, explicou.

Erico Ferraria disse que dada a sua “dimensão e especificidade”, a Blocotelha escolhe os projetos em que quer entrar. “É uma empresa que procura a complexidade. Dificilmente participamos em projetos simples”.

A Blocotelha foi solicitada para um projeto de grande dimensão, numas ilhas do Pacífico. A certificação que a empresa possui permite entrar em determinados mercados. “Em França, estamos em fase de construção da maior central de transformação em Paris, acabámos a unidade quatro do aeroporto. As duas empreitadas juntas talvez sejam maior do que qualquer empreitada em Portugal”.

A empresa está ainda no ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), um projeto internacional que envolve cerca de 50 países, “que estão a tentar criar um processo de energia alternativo ao atómico”.

“É um contrato megalómano. Estamos no CERN, um projeto também de interesse tecnológico importante. Mais de 70% da nossa faturação é internacional, mas queremos continuar em Portugal a fazer bons projetos”, referiu.

Erico Ferraria disse que a Europa está com uma “clara tendência para a reindustrialização”. “As gigafactury, que estão a acontecer numa tentativa clara de não ficarmos tão dependentes de terceiros, como o gás, dão-nos aqui uma visão clara de boas oportunidades”.

Empregando mais de 500 pessoas, a Blocotelha quer “continuar a crescer”, “no mínimo 10%” ao ano.

A Alemanha é um dos mercados onde a Blocotelha quer marcar presença. “A estratégia passa também por termos uma atuação de projetos ‘spot’ fora da Europa e um mercado essencial na Europa”, sublinhou.

Transporte de passageiros já supera 2019. Aeroporto de Faro com 1,1 milhões de passageiros
Avião aterra de emergência no aeroporto de Faro depois de hora e meia às voltas em Tavira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Últimas Notícias

  • Faro realiza primeira Assembleia Municipal Jovem
    Faro realiza primeira Assembleia Municipal Jovem
  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal