Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Economia, Vida & Lazer

Nem moradia nem apartamento: esta é a nova tendência para habitação acessível

Nova tendência para habitação acessível pode ser a solução para a criação de novos lares confortáveis e mais baratos

12:40 13 Junho, 2025 13:20 13 Junho, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em várias cidades europeias, a escassez de opções de habitação acessível continua a ser uma preocupação crescente. Para responder a este desafio, tem surgido uma nova tendência que procura soluções fora dos modelos tradicionais de moradia ou apartamento.

Fábricas e escritórios transformados em casas

Na capital alemã, dois empresários iniciaram a conversão de antigas fábricas e edifícios de escritórios em habitação acessível. A ideia nasceu há mais de uma década e já alberga centenas de pessoas, conta a Euronews.

A dupla de investidores começou por tentar demolir os imóveis para criar espaços comerciais, mas a legislação não o permitiu. Foi então que decidiram adaptar os edifícios existentes.

Entre os imóveis transformados incluem-se uma antiga fábrica de doces, um armazém e os escritórios da antiga companhia ferroviária da Alemanha de Leste.

Um modelo que já alberga centenas

O primeiro projeto da dupla em Berlim, explica ainda a mesma fonte, resultou na criação de 86 apartamentos e estabelecimentos comerciais no piso térreo. Posteriormente, transformaram um edifício de nove andares em habitação.

As unidades habitacionais têm entre 25 e 35 metros quadrados e são principalmente destinadas a estudantes.

Os empresários fazem visitas regulares aos edifícios, onde corredores foram decorados com obras de arte. O objetivo é garantir que os espaços se mantêm funcionais e cuidados.

Segundo os responsáveis, esta abordagem ajuda a resolver mais rapidamente a escassez de habitação, já que o edifício-base já existe.

Recomendamos: Levanta dinheiro no Multibanco? Autoridades espanholas alertam para burla que manipula terminais (e não usa códigos ou cartões)

Desafios técnicos e legais

Os maiores obstáculos enfrentados foram relacionados com a segurança contra incêndios e a descontaminação dos espaços, além da adaptação às normas energéticas atuais.

Lugares de estacionamento foram convertidos em zonas de lazer e o edifício foi tornado acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Um dos aspetos positivos desta tendência de habitação acessível é a possibilidade de aproveitar espaços existentes e inutilizados nas zonas periféricas.

Contudo, os próprios empresários reconhecem que as zonas centrais são economicamente inviáveis para este tipo de conversão.

O papel da burocracia

A burocracia continua a ser apontada como um dos maiores entraves à disseminação deste modelo. As exigências legais e a morosidade dos processos dificultam novos projetos.

Os promotores sugerem que os municípios disponibilizem terrenos a preços acessíveis e incentivem as empresas públicas a apostar em habitação social.

A falta de previsibilidade, associada à instabilidade nas políticas de habitação, afasta potenciais investidores, sobretudo os privados.

Um modelo com potencial

Apesar dos entraves, os promotores acreditam que este modelo pode ser uma solução replicável noutras cidades europeias, desde que haja vontade política e condições favoráveis, referem à Euronews.

A abordagem pode também representar uma oportunidade para repensar o uso de património urbano abandonado e evitar a sua degradação progressiva.

Além disso, esta tendência poderá fomentar comunidades mais sustentáveis, aproveitando infraestruturas já existentes e diminuindo a necessidade de novas construções, criando assim habitação mais acessível.

Leia também: Aldi vai lançar Guarda-sol 2 em 1 (com função iglô) que é ideal para proteger toda a família a um preço acessível

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Ciência Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve Economia Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Algarve Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Ciência, Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve, Economia, Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Algarve, Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Últimas Notícias

  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
  • Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
    Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
  • Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
    Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal