Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Na sequência de reclamações, Segurança Social está a reavaliar pedidos de apoio que foram indeferidos

Beneficiários viram o apoio indeferido por terem esgotado o período máximo de concessão de seis ou 12 meses.

19:26 18 Fevereiro, 2022 19:26 18 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Segurança Social garantiu esta sexta-feira que está a reavaliar os processos dos beneficiários que viram o Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) indeferidos por terem esgotado o período máximo de concessão e que irá notificar as pessoas afetadas.

“Os processos destes beneficiários estão a ser reavaliados e a Segurança Social irá notificá-los diretamente”, anuncia o Instituto da Segurança Social (ISS), numa nota publicada hoje na sua página da internet.

Segundo o ISS, a decisão foi tomada na sequência de reclamações de beneficiários que viram o apoio indeferido por terem esgotado o período máximo de concessão de seis ou 12 meses (consoante o caso), uma vez que o AERT foi prorrogado até final de fevereiro de 2022, para responder aos trabalhadores afetados pelas restrições associadas à pandemia de covid-19.

“A Segurança Social analisou a situação e verificou que estes beneficiários, com a prorrogação, passam a ter um aditamento de até dois meses ao período máximo de concessão, desde que verificadas as restantes condições de acesso”, indica o ISS.

O instituto refere ainda que os pedidos do AERT deram entrada entre 01 e 10 de fevereiro, e na sequência da sua análise, os beneficiários foram notificados do resultado no dia 14 de de fevereiro.

A nota do ISS surge no dia em que o jornal Público noticiou que há desempregados que viram rejeitados os seus pedidos para prolongar o AERT por mais dois meses, efetuados em janeiro, com a justificação de que atingiram o número máximo de meses de atribuição.

A Lusa questionou o ISS e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurabça Social sobre quantos pedidos foram rejeitados, mas não obteve resposta.

Catarina Martins: “decência básica do Estado social”

O BE realizou hoje em Lisboa um encontro com desempregados excluídos do apoio e a coordenadora bloquista, Catarina Martins, apelou ao Governo para prolongar o AERT, considerando que para isso não é necessário haver Orçamento do Estado, mas “decência básica do Estado social”.

Na quinta-feira, o BE entregou no parlamento uma pergunta ao Governo onde conta que recebeu, nos últimos dias, “várias denúncias de beneficiários que viram rejeitados os seus pedidos de apoio referente ao mês de janeiro”.

No documento, o BE lembra que o Conselho de Ministros aprovou em 25 de novembro de 2021 um conjunto de medidas para dar resposta ao agravamento da situação epidemiológica, nomeadamente a prorrogação, até ao último dia do mês de fevereiro de 2022, do AERT.

“Entre os beneficiários do AERT encontram-se algumas das pessoas em situação mais vulnerável e que mais sofreu com os efeitos da pandemia, nomeadamente trabalhadores independentes e empresários em nome individual com fortes quebras de rendimento, pessoas com descontos irregulares e quem viu terminada a sua prestação de desemprego durante a pandemia”, referem os bloquistas.

O AERT destina-se aos trabalhadores em particular desproteção económica causada pela pandemia, por forma a assegurar a continuidade dos rendimentos.

O valor do apoio varia consoante cada situação, tendo na generalidade das situações como limite máximo 501,16 euros e mínimo 50 euros.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Economia Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve Edição Papel Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Paralisia do sono. Crédito: Magnific
Ciência, Saúde

Já ‘acordou’ sem se conseguir mexer? Especialistas explicam fenómeno durante o sono que deixa muitas pessoas ‘em pânico’

21:00 12 Junho, 2026 19:03 12 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Sentir que está acordado mas não consegue mexer o corpo pode indicar paralisia do sono, um fenómeno temporário mas assustador.

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Últimas Notícias

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
    Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal