Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Movimento SalvarOturismo junta dezenas de pessoas em Faro

Plataforma, que conta com mais de 5.000 membros num grupo do Facebook, organizou para hoje manifestações em simultâneo no Porto, Lisboa e Faro, pela sobrevivência do setor

19:13 3 Dezembro, 2020 12:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O movimento SalvarOturismo juntou hoje algumas dezenas de pessoas no centro da capital algarvia que pedem medidas urgentes para salvar o setor e se queixam de não verem cumpridas as “promessas” do Governo.

Entre os manifestantes que se concentraram na Doca de Faro, entre algumas bandeiras de Portugal, havia quem ostentasse faixas em que se podia ler “Queremos respostas e “Queremos trabalhar” ou “Restrição mental, opressão total”.

Eliseu Correia, um dos rostos do movimento no Algarve disse à Lusa considerar que as medidas já implementadas pelo Governo, como as moratórias e o ‘lay-off, são como “meter um penso rápido num doente terminal”, porque “não resolvem nada”.

“As medidas que nós precisamos são medidas reais e não promessas. Promessas já tivemos muitas e não aconteceu nada”, lamenta, dando como exemplo a promessa do ministro da Economia em fazer um plano de emergência para o Algarve, em julho, mas que ainda não avançou.

Para Eliseu Correia, o que as empresas necessitam “é dinheiro a fundo perdido” para terem capital próprio para conseguir “aguentar os empregos”, já que neste momento só estão “a ir aos cofres tirar e não temos forma de reaver seja o que for”.

O empresário referiu que em 35 anos de vida da sua agência de viagens não se lembra “de nada igual” e que há atualmente pessoas a “passar fome”, o que é uma verdadeira catástrofe, não só no Algarve, mas sobretudo nesta região tão dependente do turismo.

“Está na altura de alguém tomar uma decisão rápida para evitar proporções maiores. Porque o que se passa aqui nesta região acho que nos envergonha a todos. Nós algarvios e acho que todo o país”, concluiu.

Uma das empresárias que falou no palco improvisado montado na Doca de Faro foi Marta Barbosa, que há sete anos tem uma “empresa familiar” no setor marítimo-turístico e que teme pelo que acontecerá durante o inverno.

“Até começarmos a trabalhar novamente temos quatro meses pela frente e até lá vivemos do quê?”, questiona, sublinhando que do que as empresas precisam não são “empréstimos para hipotecar o futuro”, mas sim “dinheiro que seja dado agora e não emprestado”.

O movimento SalvarOturismo, uma plataforma que conta já com mais de 5.000 membros, num grupo do Facebook, organizou para hoje manifestações em simultâneo no Porto, Lisboa e Faro, pela sobrevivência do setor.

Entre as medidas que o movimento defende, conta-se a concessão de apoios a fundo perdido, a isenção do Pagamento por Conta e Pagamento Especial por conta no ano de 2020 e outras medidas específicas para certos subsetores e questões como seguros, taxas, rendas e subsídios.

Meia centena de pessoas concentradas no Porto a exigir apoios para salvar o turismo

Cerca de meia centena de pessoas que integram o movimento “SalvarOturismo” concentraram-se hoje na Avenida dos Aliados, no Porto, para exigir, entre outras medidas, o acesso ao ‘lay-off’ simplificado e a redução do IVA em 50%.

“O que se pretende é mesmo salvar o turismo que é só e apenas o maior exportador nacional. Não é possível continuar durante muito mais tempo com esta situação. As empresas estão descapitalizadas, muitas delas com faturação zero o que faz com que não haja tempo para esperar”, defendeu David Almeida, representando este movimento informal criado há cerca de 10 dias.

David Almeida considera que as medidas a anunciar pelo Governo para apoiar o turismo nesta fase da pandemia de covid-19 não serão suficientes e defende que é necessário agir “rapidamente” para garantir que, quando a economia retomar, haverá empresas no setor e dos seus subsetores para retomar o trabalho.

“Há limites para tudo, são nove meses, já não conseguimos trabalhar mais”, disse.

Salientando que não é possível continuar a sobreviver sem apoios mais efetivos, o representante do movimento vê o anúncio de hoje de novas medidas para apoiar o setor com reservas, temendo que mais uma vez as ajudas não cheguem efetivamente às empresas.

“À semelhança do que tem acontecido (…) vai ser mais do mesmo, mais medidas sem consequências. Não chega (…) O Governo não tem estado à altura das respostas necessárias”, declarou, salientando que, se nada for feito, em causa estão 100 mil postos de trabalho.

Alexandra Torcato, proprietária de uma agência de viagem em Guimarães, distrito de Braga, salientou as dificuldades vividas pelo setor que desde março está a tentar sobreviver à pandemia.

“Desde março até agora estamos a lutar pelo nosso negócio. O que me preocupa é que o tempo está a passar, estamos a entrar no décimo mês, daqui até junho estamos a falar de mais seis meses, portanto, precisamos de ajuda”, afirmou, acrescentado que há vontade de continuar, mas muitos serão os que podem ficar pelo caminho.

A empresária criticou ainda a imprevisibilidade das medidas tomadas pelo Governo, lembrando que no setor do turismo a preparação exige meses.

Também Noémia Nogueira, proprietária da marca Porto Welcome, que trabalha 80% com empresas e agências estrangeiras, relata uma situação “terrível” com perda de faturação na ordem dos 350 mil euros.

“Estamos moribundos, nem conseguimos hibernar porque não alimentamos o suficiente para poder estar acordados na primavera (…). [A ajuda] seja ela o que for, que venha rápido e que salve as empresas enquanto estamos vivos. Porque se não quando os turistas chegarem cá, o tsunami levou tudo e não há nada para ver”, disse.

Também Niura Severo, guia-intérprete e representante da Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC), traçou um cenário em tudo idêntico a outros subsetores do turismo, onde a maioria dos trabalhadores estão a viver às custas das famílias ou tiveram de procurar empregos em setores alternativos.

“A situação é que a grande maioria não teve acesso aos apoios porque os critérios não refletem a nossa realidade. Para dar um exemplo, quando a pandemia começou a maior parte de nós tinha a atividade encerrada porque só trabalhamos alguns meses (…) e, portanto, quando surgiu o pedido de apoio nós não podíamos pedir”, relatou, lembrando que em causa estão profissionais altamente qualificados.

Na concentração, os manifestantes envergaram cartazes exigindo um conjunto de medidas de apoio ao setor, reforçando a ideia de que “se o Turismo cair, cai Portugal”.

O movimento “SalvarOturismo” exige o acesso ao ‘lay-off’ simplificado e a redução do IVA em 50% até setembro de 2021, para empresas com quebras superiores a 35%.

Pretende ainda que sejam concedidos apoios a fundo perdido que compensem 20% da quebra da faturação, “sendo utilizado 50% desse valor para compensar a perda de rendimentos dos trabalhadores”.

Entre outras medidas específicas para certos subsetores, como seguros, taxas, rendas e subsídios, a plataforma exige ainda a isenção na Taxa Social Única (TSU) dos sócios-gerentes até setembro do próximo ano, bem como, do Pagamento por Conta e Pagamento Especial por conta no ano de 2020.

RELACIONADO:

Testemunho do segundo dia de greve de fome de um membro do Movimento A Pão e Água

Alguns membros do Movimento A Pão e Água em greve de fome

Centenas manifestam-se contra “menu completo” para uns e “pão e água” para muitos

Empresários da restauração, comércio e hotelaria protestam hoje em Lisboa

As imagens de revolta e injustiça da manifestação “Pão e Água” em Faro

Covid-19: Cerca de mil empresários de restauração e hotelaria pedem apoios em Faro

Manifestação A Pão e Água em Faro: “Costa aldrabão, o meu filho não tem pão!”

“Acorda Algarve” com manifestação em Albufeira para apoiar comerciantes

“Pão e Água”: Empresários da restauração manifestam-se em Faro

Covid-19: Centenas da restauração e da cultura pedem no Rossio ajuda para sobreviver

Chefe Ljubomir Stanisic junta-se a protestos no Porto contra “morte” da restauração

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Autocarro atropela mortalmente duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”

13:26 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | João Luís

Morreram duas mulheres e 16 pessoas ficaram feridas após um atropelamento com um autocarro junto à estação de Agualva-Cacém

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve Animais

Fardas antigas do Zoomarine ganham nova vida em projeto solidário

16:30 7 Julho, 2026 16:31 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de reutilização integra as comemorações dos 35 anos do Zoomarine e a renovação da sua identidade visual

Algarve

Operação da PSP em Portimão resulta em 17 detenções

14:40 7 Julho, 2026 14:40 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

PSP reforçou policiamento em Portimão durante o Afro Nation, na Praia da Rocha, com afluência diária estimada em 40 mil pessoas

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Apolinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 08:15 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Autocarro. Crédito: Freepik
Nacional

Autocarro atropela mortalmente duas mulheres em Agualva-Cacém e faz 16 feridos junto à estação: “Era gente de trabalho e isso custa muito”

13:26 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | João Luís

Morreram duas mulheres e 16 pessoas ficaram feridas após um atropelamento com um autocarro junto à estação de Agualva-Cacém

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Algarve, Animais

Fardas antigas do Zoomarine ganham nova vida em projeto solidário

16:30 7 Julho, 2026 16:31 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de reutilização integra as comemorações dos 35 anos do Zoomarine e a renovação da sua identidade visual

Algarve

Operação da PSP em Portimão resulta em 17 detenções

14:40 7 Julho, 2026 14:40 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

PSP reforçou policiamento em Portimão durante o Afro Nation, na Praia da Rocha, com afluência diária estimada em 40 mil pessoas

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Europe Direct Algarve

José Apolinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia

18:10 6 Julho, 2026 08:15 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cooperação transfronteiriça deverá aprofundar-se em áreas como água, turismo, agricultura, energia, cultura e proteção civil

Últimas Notícias

  • Fardas antigas do Zoomarine ganham nova vida em projeto solidário
    Fardas antigas do Zoomarine ganham nova vida em projeto solidário
  • “Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto
    “Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto
  • La Giraffa leva gastronomia italiana ao Largo da Sé em Faro
    La Giraffa leva gastronomia italiana ao Largo da Sé em Faro
  • Sismos na Venezuela fazem 97 mortos entre portugueses e lusodescendentes
    Sismos na Venezuela fazem 97 mortos entre portugueses e lusodescendentes
  • “Vocês podiam fazer muito mais”: Quaresma discorda de Rúben Dias e critica exibição de Portugal frente à Espanha
    “Vocês podiam fazer muito mais”: Quaresma discorda de Rúben Dias e critica exibição de Portugal frente à Espanha

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal