Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

MotoGP e Fórmula 1 sem público é “excesso de zelo” – hoteleiros

Elidérico Viegas, presidente AHETA, reagiu assim a uma notícia do jornal Expresso que aponta para a intenção do Governo em impedir a presença de espetadores no Grande Prémio de Fórmula 1

15:22 19 Março, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A possibilidade de os grandes prémios de Portugal de MotoGP e de Fórmula 1 não terem público é “um excesso de zelo”, considerou hoje o presidente da principal associação hoteleira algarvia, defendendo a sua realização com lotação limitada.

O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, reagiu assim a uma notícia do jornal Expresso que aponta para a intenção do Governo em impedir a presença de espetadores no Grande Prémio de Fórmula 1, que decorre entre 30 de abril e 02 de maio, no Algarve.

“Parece haver aqui um excesso de zelo por parte do Governo, uma vez que, por um lado, autoriza eventos e a realização de eventos como casamentos, em recintos fechados, e por outro não permite a assistência a alguns eventos desportivos, sobretudo ao futebol e aos grandes prémios de Fórmula 1 e MotoGP”, afirmou o dirigente associativo à agência Lusa.

A ausência de público nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, como medida para conter a pandemia de covid-19, foi confirmada por fonte do Governo ao jornal Expresso e, segundo Elidérico Viegas, “põe em causa a vinda de muitos turistas estrangeiros e nacionais”.

Segundo noticia hoje aquele jornal, “até ao fim deste período de desconfinamento”, eventos como os jogos finais da I Liga de futebol e o Grande Prémio de Fórmula 1 “não terão público”, ao contrário do que aconteceu no ano passado, no caso da Fórmula 1.

Tendo em conta o plano de desconfinamento apresentado pelo Governo em 11 de março, a medida aplicar-se-ia também ao Grande Prémio de Moto GP, que se realiza entre 16 e 18 de abril no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

De acordo com o plano, a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação vai ser autorizada a partir de 19 de abril e, 15 dias depois, em 03 de maio, grandes eventos exteriores com diminuição de lotação.

Se a presença de público podia permitir que os hotéis de toda a região fizessem algum negócio, a realização das provas sem espetadores apenas serve, “em termos de contrapartidas, os hotéis e empreendimentos que se situam na área de influência do autódromo e que recebem as equipas, os ‘sponsors’ [patrocinadores] e os jornalistas”, lamentou o presidente da AHETA.

“E o seu grande contributo será para a promoção externa da região, tendo em conta a cobertura mediática dos eventos”, acrescentou Elidérico Viegas, referindo-se ao principal benefício que estas provas trarão para a região e o país em função da cobertura mediática internacional.

O dirigente da AHETA considerou que a presença de público seria possível “se fossem cumpridas regras de segurança, de distanciamento social, tendo em conta a evolução positiva da pandemia” em Portugal.

“Fazia sentido não autorizar uma lotação esgotada, mas sim uma lotação limitada a um certo número de espetadores, que não poria em causa as questões de segurança”, argumentou.

A falta de público vai também deixar as empresas da região sem o “balão de oxigénio” que as provas poderiam trazer para as empresas, depois de um ano em que a atividade esteve praticamente estagnada devido aos efeitos da pandemia no transporte aéreo e na atração de turistas.

“É por isso que defendemos que estes eventos devem ter continuidade nos anos vindouros. Não os podemos ter apenas nos períodos maus, como agora, e devia-se garantir a sua continuidade, para, no futuro, podermos tirar algumas contrapartidas e benefícios, quer para a região e para as empresas, não só hoteleiras e turísticas, como para os próprios organizadores” das provas, concluiu.

Em 25 de outubro 2020, o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, disputado pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, contou com uma lotação máxima de 27.500 espetadores, menos de um terço da capacidade do recinto.

Nessa altura, o Mundial de Fórmula 1 regressou a Portugal 24 anos depois das últimas edições, disputadas nos circuitos da Boavista (1958 e 1960) e de Monsanto (1959) e no autódromo do Estoril (1984-1996), na sequência da reorganização do Mundial devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve Ciência Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Inteligência Artificial utilizada no trabalho. Crédito: Magnific
Europe Direct Algarve Tech

União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data

19:50 11 Agosto, 2026 17:20 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Já deste este mês de agosto, todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão apresentar uma marcação

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requesito

14:30 11 Agosto, 2026 13:39 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve, Ciência, Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Inteligência Artificial utilizada no trabalho. Crédito: Magnific
Europe Direct Algarve, Tech

União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data

19:50 11 Agosto, 2026 17:20 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Já deste este mês de agosto, todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão apresentar uma marcação

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requesito

14:30 11 Agosto, 2026 13:39 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve, Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Últimas Notícias

  • União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
    União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
  • Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região
    Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região
  • Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’
    Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’
  • Nem defeito nem avaria: há uma razão para o vidro traseiro do carro não baixar todo (e não é por segurança)
    Nem defeito nem avaria: há uma razão para o vidro traseiro do carro não baixar todo (e não é por segurança)
  • Porches ganha mural de 30 metros dedicado à tradição da olaria
    Porches ganha mural de 30 metros dedicado à tradição da olaria

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
    União Europeia ‘aperta’ regras e todos os textos gerados por esta plataforma de Inteligência Artificial vão ter marca de água a partir desta data
  • Tem canais ‘pirata’? União Europeia prepara regras mais duras e IPTV ilegal pode ser bloqueada em 30 minutos
    Tem canais ‘pirata’? União Europeia prepara regras mais duras e IPTV ilegal pode ser bloqueada em 30 minutos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento