O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, considerou hoje que os modelos ‘metrobus’, autocarros em via dedicada que circularão em várias regiões do país, são “uma solução tão boa como outra qualquer”, sustentada em estudos.
“O BRT [Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’] é uma solução tão boa como outra qualquer. É uma solução que nos permite transporte sem emissões [de gases] e que substitui o transporte individual, [é] cómodo, acessível e rápido”, defendeu hoje no Porto, durante uma visita às obras da Linha Rosa do Metro do Porto.
Falando acompanhado pelo secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, e do presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, Duarte Cordeiro tinha sido questionado sobre a opção pelos modelos BRT ao invés de ferrovia, defendendo que os estudos “é que permitem determinar se é possível uma solução ou outra”.
“É uma boa solução, e se houver mais soluções que nós consigamos ter verbas para poder financiar, que correspondam a esta relação investimento – resultado final, nós não hesitaremos”, disse aos jornalistas.
Duarte Cordeiro admitiu também, anteriormente, que o “BRT é uma solução que se adequa a determinadas distâncias e a determinados volumes de passageiros”.
“Se por uma razão qualquer, no futuro, daqui a 10 anos, chegarmos à conclusão que o volume de passageiros é muito superior, como já tem linha dedicada, pode perfeitamente evoluir para metro de superfície”, disse o governante.
Hoje, a Lusa noticiou que a Área Metropolitana do Porto (AMP) sugere, até 2030, o redesenho da rede da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para acomodar a rede metropolitana de autocarros, abrindo também a porta à criação de novos corredores de elétrico.
Entre os objetivos operacionais elencados pela AMP, encontra-se a organização de “redes coerentes de canais dedicados para meios de transportes específicos, através da criação de canal para ferrovia ultraligeira (tram [elétrico]), Corredores de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ)”, podendo neste caso “constituir-se numa solução pré-tram”.
Já foram apresentados projetos de ‘metrobus’ para a região do Algarve e de Coimbra (Metro Mondego), para as cidades do Porto e de Braga.