25 e 29 de junho são as datas dos últimos Mercado de Levante/Reforma agrária e Viv’o Mercado nos locais provisórios atuais, regressando já no início de julho para as suas instalações definitivas num espaço totalmente renovado e pronto a estrear após a intervenção realizada em 2020.
Dadas as limitações decorrentes da crise pandémica, o Mercado de Levante (sábados de manhã) está a funcionar, desde 2020, no parque de estacionamento do Complexo Desportivo de Lagos, sendo que o Viv’o Mercado (quartas à tarde) decorre no antigo ciclo preparatório (em frente à CM Lagos).
“Uma vez levantada a maioria das restrições em Portugal, ficaram reunidas as condições para se avançar com o seu funcionamento nas instalações definitivas, um Mercado de Levante renovado e com melhores condições, tanto para vendedores como para visitantes”, afirma a autarquia lacobrigense.
A requalificação do Mercado de Levante terminou em 2020, representando uma obra no valor de 299.996 euros (acrescido de IVA) que permitiu dotar o espaço de melhores condições de conforto térmico para vendedores e público, promovendo a sua atratividade e reforçando o papel do mercado de produtores hortofrutícolas na economia de base local. Essa acaba por ser a missão de ambos os mercados: promover a produção local ao mesmo tempo que se incentiva a comunidade a adquirir produtos regionais que integram pelas frutas, legumes e hortaliças, doçaria, mel, pão, artesanato, entre outros.
A abertura está prevista a 2 de julho (7:00-14:00) para o Mercado de Levante e a 6 de julho para o Viv’o Mercado (17:00-21:00) nas renovadas instalações, mas com os mesmos deliciosos produtos e simpatia de sempre.