A igualdade de género é um dos valores fundamentais da UE e a medição da sua evolução é parte integrante de uma política eficaz. Contudo, o instrumento europeu de monitorização regional, baseado em sete domínios relevantes para a política da UE (trabalho e dinheiro, conhecimento, tempo, poder, saúde, segurança e qualidade de vida) mostra que essa igualdade está longe de ser realidade em determinadas regiões da Europa. No topo encontram-se as regiões nórdicas com o maior nível de conquista feminina e na outra extremidade regiões do sul e este da Europa. Consulte o mapa interativo das regiões da Europa.
As mulheres ganham, em média, 16 % menos do que os homens na União Europeia, mas existem diferenças significativas entre os 27 estados-membros. O Dia da Igualdade Salarial, instaurado pela Comissão Europeia, a 4 de novembro, visa justamente alertar para esta situação. Felizmente, vão surgindo bons exemplos, como estes 3 países europeus que adotaram ferramentas que estão a ajudar a diminuir a diferença salarial entre os sexos.
As mulheres estão sub-representadas em vários domínios, como a política, economia, ciência e investigação e, se falarmos em posições de liderança, apenas 7,5 % dos presidentes dos conselhos de administração e 7,7 % dos diretores executivos de empresas são mulheres. Um contrassenso, dado que a nível da educação, as mulheres são em maior número no que concerne a obtenção de um diploma do ensino superior. Porém, áreas como a ciência e a engenharia são maioritariamente menosprezadas pelas mulheres, em detrimento de profissões tradicionalmente “femininas”. Ciente deste facto, a UE atribui o Prémio da UE para Mulheres Inovadoras e apoia o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
Embora a União Europeia seja líder mundial na igualdade de género, ainda há um longo caminho a percorrer. Mas pela primeira vez, temos uma mulher a presidir a Comissão Europeia e, também, pela primeira vez na história, o Colégio de Comissários da UE está muito perto de alcançar a paridade de género, por conseguinte esse caminho será mais fácil de percorrer.
+ Info: Estratégia da UE para a igualdade de género 2020-2025
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)