Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia, Saúde

Lusíadas Saúde investe mais de 10 milhões de euros no novo hospital de Vilamoura

O Hospital Lusíadas Vilamoura , com data de abertura prevista para o segundo semestre de 2023, vai criar cerca de 250 novos empregos no Algarve

12:49 22 Novembro, 2022 13:01 22 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Lusíadas Saúde apresentou, esta terça-feira, a nova unidade hospitalar do Grupo, o Hospital Lusíadas Vilamoura, que irá criar cerca de 250 novos empregos no Algarve e envolverá um investimento superior a 10 milhões de euros, dos quais cerca de quatro milhões de euros referem-se a infraestruturas e mais de seis milhões destinam-se à aquisição de equipamentos de última geração.

O arranque do projeto foi hoje assinalado com a assinatura do contrato entre a Lusíadas Saúde e a Vilamoura World, numa cerimónia que contou com a presença de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Com a data de abertura estimada para o início do segundo semestre de 2023, a Lusíadas Saúde afirma em comunicado que “reabilitará o icónico edifício Lusotur, da Vilamoura World, desenhado pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral e situado no designado Triângulo Dourado do Algarve, contribuindo, deste modo, não só para o desenvolvimento económico e sustentável desta região do País, como também para o aumento da oferta de cuidados de saúde”.

De acordo com Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, “este investimento numa nova unidade hospitalar é mais um passo na materialização do projeto de expansão e de consolidação do nosso Grupo. É também uma nova demonstração do nosso compromisso com a saúde dos portugueses e com o futuro do setor da saúde em Portugal”.

“O Hospital Lusíadas Vilamoura reforçará a oferta de cuidados de saúde no mais extenso e populoso município algarvio e dará um contributo para o desenvolvimento socioeconómico da região, de forma duradoura e sustentável”, acrescenta.

Para João Brion Sanches, CEO da Vilamoura World, “este é um passo importante na estratégia que temos definida desde o início do mandato e que tem como missão tornar Vilamoura no melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir”.

O responsável considera que “o acesso aos melhores cuidados de saúde é fundamental para os residentes de Vilamoura e para todas as pessoas que elegem Vilamoura para as suas férias. Estamos certos de que este hospital terá um impacto muito positivo em Vilamoura, complementando de forma muito profissional os serviços na área da saúde e dotando Vilamoura de mais uma infraestrutura que a torna um destino único no Algarve e no País”.

Unidade foi projetada para ser inclusiva, quer na vertente da acessibilidade, quer em matéria de empregabilidade

Construída de raiz, esta unidade com 1.700 metros quadrados está a ser idealizada para ter diferentes fatores de diferenciação no sistema nacional de saúde. Será, por um lado, o primeiro Hospital FOR ALL do País, ou seja, uma unidade projetada para ser inclusiva, quer na vertente da acessibilidade, quer em matéria de empregabilidade. Também a experiência de Cliente responderá aos interesses e necessidades do perfil da população residente e também dos turistas. Garantindo um total alinhamento com a política de responsabilidade social corporativa, o Grupo está igualmente a priorizar uma estratégia de sustentabilidade na construção e futura atividade do Hospital. 

Por outro, é o primeiro Hospital a sul do País dedicado em exclusivo à cirurgia de ambulatório, e o segundo do Grupo Lusíadas após a abertura de Braga em novembro de 2020. Desenvolvendo a sua atividade clínica em estreita integração e referenciação com a rede nacional Lusíadas – Hospital Lusíadas Albufeira, Clínica Lusíadas Faro e Clínica Lusíadas Fórum Algarve –, Vilamoura terá um projeto clínico inovador, tecnológico e multidisciplinar, sob a alçada de Pedro Oliveira, CEO das unidades que integram o Cluster Lusíadas Algarve.

Em termos de capacidade, a unidade incluirá atendimento permanente, mais de 20 gabinetes de consultas, salas de tratamentos e exames, salas de bloco operatório e de pequena cirurgia, unidade de Gastrenterologia e área de Imagiologia, dotada de equipamentos tecnológicos especializados e de vanguarda, tais como ressonância magnética, tomografia computorizada (TAC), Raio-X, Mamografia, Ecografia, entre outros. 

O Hospital Lusíadas Vilamoura quer ser “um hospital de referência na humanização e excelência dos cuidados, mantendo os mais elevados padrões internacionais de qualidade, segurança e satisfação dos doentes, transversal a todas as unidades do Grupo Lusíadas”.

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 08:20 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Algarve Cultura

“Como vais voltar?”: ANSR estreia-se no Festival F com campanha pela condução segura

10:59 1 Setembro, 2026 11:03 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas da ANSR vão percorrer o recinto do Festival F com a pergunta "Como vais voltar?" e promover alternativas à condução

Algarve Economia

PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro

10:02 1 Setembro, 2026 10:02 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ferramenta gratuita permite às PME do Algarve avaliar o desempenho ambiental, energético e de sustentabilidade

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Carro TVDE.
Economia Nacional

Nova lei dos TVDE entra em vigor e passa a integrar o setor do táxi

09:40 1 Setembro, 2026 09:41 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Associações de TVDE e do táxi contestam a nova lei e apontam riscos de desigualdade e distorção da concorrência

Cultura Gastronomia Opinião

A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

07:30 1 Setembro, 2026 19:00 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Um território pequeno, atravessado durante milénios por povos, culturas, guerras, migrações e encontros, que foi absorvendo sabores, transformando receitas e sentando toda essa História à mesa"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Algarve Economia Opinião

O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves

11:15 1 Setembro, 2026 11:17 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A combinação entre escala, oferta qualificada, maturidade e projeção global coloca a região num patamar diferente daquele que ocupava há poucos anos"

Algarve Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Transporte público em Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

09:30 1 Setembro, 2026 08:57 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Entrou hoje em vigor uma medida que permite viajar sem pagar, mas há regras e um requisito obrigatório para ter acesso ao benefício

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 08:20 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Algarve, Cultura

“Como vais voltar?”: ANSR estreia-se no Festival F com campanha pela condução segura

10:59 1 Setembro, 2026 11:03 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas da ANSR vão percorrer o recinto do Festival F com a pergunta "Como vais voltar?" e promover alternativas à condução

Algarve, Economia

PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro

10:02 1 Setembro, 2026 10:02 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ferramenta gratuita permite às PME do Algarve avaliar o desempenho ambiental, energético e de sustentabilidade

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Carro TVDE.
Economia, Nacional

Nova lei dos TVDE entra em vigor e passa a integrar o setor do táxi

09:40 1 Setembro, 2026 09:41 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Associações de TVDE e do táxi contestam a nova lei e apontam riscos de desigualdade e distorção da concorrência

Cultura, Gastronomia, Opinião

A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

07:30 1 Setembro, 2026 19:00 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Um território pequeno, atravessado durante milénios por povos, culturas, guerras, migrações e encontros, que foi absorvendo sabores, transformando receitas e sentando toda essa História à mesa"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Algarve, Economia, Opinião

O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves

11:15 1 Setembro, 2026 11:17 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A combinação entre escala, oferta qualificada, maturidade e projeção global coloca a região num patamar diferente daquele que ocupava há poucos anos"

Algarve, Cultura

Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes

10:28 1 Setembro, 2026 10:28 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O tradicional desfile, os torneios medievais e os banquetes com lotação esgotada estiveram entre os destaques da 27.ª edição

Últimas Notícias

  • “Como vais voltar?”: ANSR estreia-se no Festival F com campanha pela condução segura
    “Como vais voltar?”: ANSR estreia-se no Festival F com campanha pela condução segura
  • Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes
    Dias Medievais levam milhares a Castro Marim e registam aumento de visitantes
  • PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro
    PME algarvias já podem avaliar desempenho ambiental e energético através de novo barómetro
  • Nova lei dos TVDE entra em vigor e passa a integrar o setor do táxi
    Nova lei dos TVDE entra em vigor e passa a integrar o setor do táxi
  • Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer
    Transportes passam a ser gratuitos a partir de hoje nesta cidade portuguesa: saiba quem pode viajar sem pagar e o que tem de fazer

Opinião

  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
  • O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte
    O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
  • É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
    É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento