Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia, Saúde

Lusíadas Saúde investe mais de 10 milhões de euros no novo hospital de Vilamoura

O Hospital Lusíadas Vilamoura , com data de abertura prevista para o segundo semestre de 2023, vai criar cerca de 250 novos empregos no Algarve

12:49 22 Novembro, 2022 13:01 22 Novembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Lusíadas Saúde apresentou, esta terça-feira, a nova unidade hospitalar do Grupo, o Hospital Lusíadas Vilamoura, que irá criar cerca de 250 novos empregos no Algarve e envolverá um investimento superior a 10 milhões de euros, dos quais cerca de quatro milhões de euros referem-se a infraestruturas e mais de seis milhões destinam-se à aquisição de equipamentos de última geração.

O arranque do projeto foi hoje assinalado com a assinatura do contrato entre a Lusíadas Saúde e a Vilamoura World, numa cerimónia que contou com a presença de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Com a data de abertura estimada para o início do segundo semestre de 2023, a Lusíadas Saúde afirma em comunicado que “reabilitará o icónico edifício Lusotur, da Vilamoura World, desenhado pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral e situado no designado Triângulo Dourado do Algarve, contribuindo, deste modo, não só para o desenvolvimento económico e sustentável desta região do País, como também para o aumento da oferta de cuidados de saúde”.

De acordo com Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, “este investimento numa nova unidade hospitalar é mais um passo na materialização do projeto de expansão e de consolidação do nosso Grupo. É também uma nova demonstração do nosso compromisso com a saúde dos portugueses e com o futuro do setor da saúde em Portugal”.

“O Hospital Lusíadas Vilamoura reforçará a oferta de cuidados de saúde no mais extenso e populoso município algarvio e dará um contributo para o desenvolvimento socioeconómico da região, de forma duradoura e sustentável”, acrescenta.

Para João Brion Sanches, CEO da Vilamoura World, “este é um passo importante na estratégia que temos definida desde o início do mandato e que tem como missão tornar Vilamoura no melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir”.

O responsável considera que “o acesso aos melhores cuidados de saúde é fundamental para os residentes de Vilamoura e para todas as pessoas que elegem Vilamoura para as suas férias. Estamos certos de que este hospital terá um impacto muito positivo em Vilamoura, complementando de forma muito profissional os serviços na área da saúde e dotando Vilamoura de mais uma infraestrutura que a torna um destino único no Algarve e no País”.

Unidade foi projetada para ser inclusiva, quer na vertente da acessibilidade, quer em matéria de empregabilidade

Construída de raiz, esta unidade com 1.700 metros quadrados está a ser idealizada para ter diferentes fatores de diferenciação no sistema nacional de saúde. Será, por um lado, o primeiro Hospital FOR ALL do País, ou seja, uma unidade projetada para ser inclusiva, quer na vertente da acessibilidade, quer em matéria de empregabilidade. Também a experiência de Cliente responderá aos interesses e necessidades do perfil da população residente e também dos turistas. Garantindo um total alinhamento com a política de responsabilidade social corporativa, o Grupo está igualmente a priorizar uma estratégia de sustentabilidade na construção e futura atividade do Hospital. 

Por outro, é o primeiro Hospital a sul do País dedicado em exclusivo à cirurgia de ambulatório, e o segundo do Grupo Lusíadas após a abertura de Braga em novembro de 2020. Desenvolvendo a sua atividade clínica em estreita integração e referenciação com a rede nacional Lusíadas – Hospital Lusíadas Albufeira, Clínica Lusíadas Faro e Clínica Lusíadas Fórum Algarve –, Vilamoura terá um projeto clínico inovador, tecnológico e multidisciplinar, sob a alçada de Pedro Oliveira, CEO das unidades que integram o Cluster Lusíadas Algarve.

Em termos de capacidade, a unidade incluirá atendimento permanente, mais de 20 gabinetes de consultas, salas de tratamentos e exames, salas de bloco operatório e de pequena cirurgia, unidade de Gastrenterologia e área de Imagiologia, dotada de equipamentos tecnológicos especializados e de vanguarda, tais como ressonância magnética, tomografia computorizada (TAC), Raio-X, Mamografia, Ecografia, entre outros. 

O Hospital Lusíadas Vilamoura quer ser “um hospital de referência na humanização e excelência dos cuidados, mantendo os mais elevados padrões internacionais de qualidade, segurança e satisfação dos doentes, transversal a todas as unidades do Grupo Lusíadas”.

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Comboios CP.
Economia Nacional

É reformado mas ainda não tem 65 anos? Pode ter direito a viajar de comboio com 50% de desconto

11:50 4 Novembro, 2026 11:20 4 Novembro, 2026

A CP disponibiliza um desconto de 50% para reformados e pensionistas de qualquer idade, desde que cumpram uma condição

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Economia Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Algarve, Desporto

Ricardo Teodósio vence Rali de Albufeira perante mais de três mil espectadores

12:59 4 Novembro, 2026 12:59 4 Novembro, 2026

Mais de três mil pessoas acompanharam o Rali de Albufeira, onde Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram a vitória na classificação geral

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Clientes do Banco CTT ficam sem dinheiro após contas serem pirateadas: há dezenas de queixas e PJ está a investigar

17:30 4 Novembro, 2026 15:12 4 Novembro, 2026

Dezenas de clientes do Banco CTT denunciam transferências não autorizadas das suas contas bancárias. Uma das vítimas perdeu 1.200 euros e exige a devolução do dinheiro

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Comboios CP.
Economia, Nacional

É reformado mas ainda não tem 65 anos? Pode ter direito a viajar de comboio com 50% de desconto

11:50 4 Novembro, 2026 11:20 4 Novembro, 2026

A CP disponibiliza um desconto de 50% para reformados e pensionistas de qualquer idade, desde que cumpram uma condição

Algarve

Movimento pede demissão de Rui Cristina da Águas do Algarve após embargo da dessalinizadora

11:40 4 Novembro, 2026 19:44 4 Novembro, 2026

Presidente da Câmara de Albufeira integra a administração da empresa responsável pela dessalinizadora, cujas obras mandou embargar a 30 de outubro

Economia, Europe Direct Algarve

Empresárias do Algarve reforçam ligações a Espanha no fórum INTREPIDA em Sevilha

15:40 4 Novembro, 2026 15:16 4 Novembro, 2026

Encontro INTREPIDA reuniu mais de 70 empresárias do Algarve, Alentejo e Andaluzia para promover novos negócios e parcerias. Loulé acolherá outro fórum.

Frio. Crédito: DR
Tempo

Frio em Portugal: duas cidades podem aproximar-se dos 0 ºC na madrugada mais fria da semana

10:02 3 Novembro, 2026 09:57 3 Novembro, 2026

O interior Norte e Centro deverá sentir mais frio na quarta-feira. Duas cidades podem registar temperaturas próximas dos 0 ºC

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Últimas Notícias

  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
  • Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
    Paga com cartão Multibanco ou Visa? O terminal pode escolher por si, mas o Banco de Portugal diz que a última palavra pode ser sua
  • Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
    Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas
    Quelfes bate recorde de participação no Outubro Sénior com cerca de 400 pessoas

Opinião

  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal