Em Portugal já há restaurantes que cobram uma taxa a quem partilha entradas ou sobremesas. Quem o diz é Daniel Serra, da associação PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional. Considera ainda que acha legítima esta cobrança e culpa a elevada carga fiscal que afecta o setor.
Em declarações à CNN Portugal, Daniel Serra revela que, “é cada vez mais frequente nos restaurantes os clientes pedirem para dividir as entradas, as sobremesas e tenho conhecimento de que há restaurantes que já praticam essa taxa em Portugal. Chamo à atenção que para o fazerem têm de colocar na ementa essa situação, para que de forma legal possam cobrar esse valor”.
Daniel acha “absolutamente legítimo” que assim seja e adianta ainda que, “a confeção da alimentação tem uma margem cada vez menor. Os portugueses têm de compreender que a margem dos restaurantes diminuiu drasticamente”.
Os restaurantes facilitavam esta questão até há pouco tempo, no entanto, agora “acabam por ser obrigados a fazê-lo. A razão prende-se com o facto das margens de lucro serem muito reduzidas e porque a prática de partilhar entradas ou sobremesas acaba por “dobrar o serviço de limpeza”.
Para que esta taxa seja cobrada deve estar claramente escrita no menu. Se não estiver, os empresários podem ser alvo de uma reclamação por parte do cliente, explica Daniel Serra.
“Penso que esta situação, em si, se for bem comunicada, não será tão polémica quanto parece”, concluiu.
Daniel Serra acrescentou ainda que a média do IVA na restauração “anda entre os 16% e os 17%, entre o IVA a 13% e 23% das bebidas, que é dos mais altos da Europa”.
Leia também: Casal abandona restaurante sem pagar 3.525€ após batizado com 59 convidados