Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia

Já foi lançada a 1ª pedra do centro tecnológico do Autódromo Internacional do Algarve

“Trata-se de um enorme desafio”, daquele que é o primeiro edifício no Algarve “a albergar empresas relacionadas com a tecnologia da indústria automóvel e também das energias renováveis”, disse o presidente do Celerator, Paulo Pinheiro

17:41 13 Julho, 2023 17:41 13 Julho, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e a Universidade do Algarve (UAlg) lançaram esta quinta-feira a primeira pedra do edifício do parque tecnológico, obra de 3,4 milhões de euros para o desenvolvimento nas áreas da mobilidade, energia e sustentabilidade.

“Trata-se de um enorme desafio”, daquele que é o primeiro edifício no Algarve “a albergar empresas relacionadas com a tecnologia da indústria automóvel e também das energias renováveis”, disse o presidente do Celerator, Paulo Pinheiro, associação promotora do projeto.

O novo equipamento de investigação e desenvolvimento tecnológico, designado por Celerator, vai ficar situado num terreno junto ao Autódromo Internacional do Algarve, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, e abrangerá numa primeira fase uma área superior a 2.000 metros quadrados.

Durante a apresentação do projeto, o responsável da Celerator e diretor do AIA elencou o desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis e sintéticos, o hidrogénio verde e a segunda vida das baterias “como as áreas prioritárias para o novo centro”.

“Ouvimos todos os dias falar da questão da pegada ecológica e, na nossa opinião, o futuro passa por novas formas de mobilidade com a não emissão de C02 e o desenvolvimento de motores de combustão interna com combustíveis sintéticos”, disse o responsável.

Segundo Paulo Pinheiro, “é neste setor que o novo centro irá fazer a aposta ecológica com a realização de parcerias com as marcas que utilizam” o Autódromo do Algarve, já que as equipas de competição de automóveis e motos são utilizadores naturais do novo parque tecnológico, “pois desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias”.

O responsável adiantou aos jornalistas à margem da apresentação do parque tecnológico, que “existem já conversações muito avançadas” com um construtor automóvel para que toda a parte dos combustíveis sintéticos de motores de combustão interna seja feita no centro algarvio.

Um outro vetor apontado como essencial, tem a ver com a segunda vida das baterias de todos os carros elétricos e híbridos que circulam atualmente, “um dos problemas que se vai colocar à sociedade daqui a alguns anos”.

“São baterias que acabam por ficar sem utilização nos carros e precisam de uma segunda vida, porque continuam a ter potencial elétrico para outros fins, como por exemplo, para armazenar energia produzida por painéis solares em casas de habitação”, notou.

Paulo Pinheiro referiu ainda que o objetivo inicial do novo centro é albergar cinco empresas “maduras, de elevado nível tecnológico e de conhecimento, podendo no futuro ser alargado a sete empresas no máximo”.

“Neste momento, posso revelar que estamos numa posição privilegiada com empresas que já estão a testar novas tecnologias que chegarão ao mercado daqui a cinco, seis anos”, concluiu.

Centro tecnológico vai permitir trazer empresas para desenvolverem a sua atividade

Por outro lado, o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, realçou a importância da parceria com o AIA, classificando o projeto “como estruturante para a região e para um ambiente mais sustentável”.

Para o responsável da academia, o equipamento vai permitir trazer empresas para desenvolverem a sua atividade e, “ao mesmo tempo, permitir que equipas da Universidade do Algarve interajam com essas empresas para o desenvolvimento de tecnologia”.

“Temos cada vez mais a interagir com o meio empresarial e este é um bom exemplo”, destacou.

Por outro lado, adiantou, a parceria com o AIA pode constituir uma grande vantagem para a academia, pois é uma forma de atrair mais estudantes e de permitir a candidatura a mais projetos.

Já o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, classificou o projeto como essencial para o Algarve no domínio dos desafios da transição climática “e que deve ser visto com ambição”.

“Precisamos de atrair investimentos e conhecimento a todos os níveis, sendo este projeto uma forma de trazer empresas com grande potencial para esta área do barlavento do Algarve”, concluiu.

A construção do Celerator vai custar 3,4 milhões de euros, comparticipado em parte por fundos comunitários, e deverá ficar concluído até ao final do ano.

Portimão: Primeira pedra do Parque Tecnológico Celerator será lançada quinta-feira
Câmara de Portimão distingue Autódromo Internacional do Algarve e os seus colaboradores

Pessoa a confirmar a fatura do supermercado.
Nacional Tech

Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados

09:50 2 Novembro, 2026 22:09 1 Novembro, 2026

Criada por dois engenheiros portugueses, a PlanMyMeals prepara ementas semanais e permite comparar preços entre supermercados

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

GNR detém 106 pessoas e regista 704 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

11:00 2 Novembro, 2026 10:49 2 Novembro, 2026

Operações da GNR no distrito de Faro resultaram em 106 detenções e 704 infrações rodoviárias. Foram ainda registados 110 acidentes e 26 feridos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve Desporto

MotoGP regressa a Portimão em novembro num mês marcado por grandes eventos desportivos

15:10 2 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Além do MotoGP, Portimão recebe as Finais Mundiais Rotax, o Granfondo e várias competições de futebol, ténis, padel e outras modalidades

Economia Nacional

Preços das casas atingem novo máximo histórico em Portugal: Faro está entre as cidades onde mais subiram

15:20 2 Novembro, 2026 14:17 2 Novembro, 2026

Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro. Os preços atingiram um novo recorde em outubro, com subidas superiores a 15% em algumas cidades

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Economia Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Economia Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Pessoa a confirmar a fatura do supermercado.
Nacional, Tech

Nova aplicação desenvolvida por portugueses ajuda a organizar as refeições da semana e compara preços entre supermercados

09:50 2 Novembro, 2026 22:09 1 Novembro, 2026

Criada por dois engenheiros portugueses, a PlanMyMeals prepara ementas semanais e permite comparar preços entre supermercados

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

GNR detém 106 pessoas e regista 704 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

11:00 2 Novembro, 2026 10:49 2 Novembro, 2026

Operações da GNR no distrito de Faro resultaram em 106 detenções e 704 infrações rodoviárias. Foram ainda registados 110 acidentes e 26 feridos

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve, Desporto

MotoGP regressa a Portimão em novembro num mês marcado por grandes eventos desportivos

15:10 2 Novembro, 2026 15:14 2 Novembro, 2026

Além do MotoGP, Portimão recebe as Finais Mundiais Rotax, o Granfondo e várias competições de futebol, ténis, padel e outras modalidades

Economia, Nacional

Preços das casas atingem novo máximo histórico em Portugal: Faro está entre as cidades onde mais subiram

15:20 2 Novembro, 2026 14:17 2 Novembro, 2026

Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro. Os preços atingiram um novo recorde em outubro, com subidas superiores a 15% em algumas cidades

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Economia, Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Economia, Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Últimas Notícias

  • PSP detém homem em Lagos e apreende mais de 5.300 doses de droga e 7.600 euros
    PSP detém homem em Lagos e apreende mais de 5.300 doses de droga e 7.600 euros
  • São Brás de Alportel dá palco a novos negócios e promove empreendedorismo local
    São Brás de Alportel dá palco a novos negócios e promove empreendedorismo local
  • Preços das casas atingem novo máximo histórico em Portugal: Faro está entre as cidades onde mais subiram
    Preços das casas atingem novo máximo histórico em Portugal: Faro está entre as cidades onde mais subiram
  • MotoGP regressa a Portimão em novembro num mês marcado por grandes eventos desportivos
    MotoGP regressa a Portimão em novembro num mês marcado por grandes eventos desportivos
  • Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos
    Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
  • O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
    O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
  • Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães

Europe Direct Algarve

  • Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
    Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
  • Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
    Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal