Uma das novidades é apresentada já nesta fase, com um novo website totalmente dedicado ao certame e onde poderá inscrever-se de forma rápida e prática nas seguintes categorias – Artesanato, Tasquinhas, Produtos Alimentares e Doçaria, esta última com direito a prémios.
A edição de 2019 ficou para a História de um dos eventos com mais antiguidade no concelho lacobrigense. Para além de uma modernização da sua imagem, a 32.ª edição viu também um aumento da área do recinto, o que permitiu acolher mais vendedores participantes nas áreas da doçaria, artesanato e tasquinhas. Mas as surpresas não se ficaram por aí. Foi também nessa edição que foi apresentado o maior Dom Rodrigo do mundo, com 125,4 quilos, e que imediatamente entrou para o Guinness World Records. Esta homenagem a este doce com origem em Lagos ficou para a memória, pois fez as delícias de todos os visitantes.
Após dois anos de suspensão devido às restrições da pandemia, o município de Lagos pretende “um regresso impactante, com uma Arte Doce ainda mais alargada, com mais dias, muita animação e atividades, concertos e a obrigatória celebração da nossa preciosa doçaria regional. Aproveitando as celebrações da chegada do comboio a Lagos, assinaladas na mesma semana, esse será o tema desta 33.ª edição, tendo sido também convidada a região da Estremadura para marcar presença”.
O alinhamento de concertos é um dos mais fortes dos eventos de verão no Algarve – Rui Veloso (dia 27), Gabriel, o Pensador (dia 28), Dillaz (dia 29), Bárbara Bandeira (dia 30) e Mariza (dia 31), motivos mais do que suficientes para rumar a Lagos nesse final de julho.
A vertente da criatividade das nossas doceiras e doceiros continua a ser o ponto central deste certame e é por isso que continuará a ser valorizada e até premiada. Assim, os participantes na área de Doçaria terão oportunidade de concorrer nas quatro categorias deste ano – “Tema Livre”, “Tema Obrigatório” (Centenário da chegada do comboio a Lagos), “Qualidade na Tradição” (Doce Fino, Dom Rodrigo, Morgado e Doce de Figo) e “Doce de Inovação”.
Para fazer parte desta experiência gastronómica e cultural, basta aceder aos regulamentos e fazer a inscrição, até 30 de junho, no novo site da Feira Concurso Arte Doce (modalidades “Artesanato”, “Tasquinhas”, “Produtos Alimentares” e “Doçaria”).