Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Uma placa com as cores da Ucrânia e a inscrição “Praça da Liberdade” foi colocada em frente à embaixada da Rússia em Berlim, Alemanha
Economia

“É bom para a carteira e enfurece Putin”: basta poupar na energia (é o pedido da Alemanha aos seus cidadãos)

A Alemanha, que antes da guerra na Ucrânia comprava mais de metade do seu gás à Rússia, já reduziu essa quota para 40%, intensificando os esforços para encontrar alternativas e acelerando a conversão às energias renováveis.

16:26 15 Abril, 2022 16:27 15 Abril, 2022 | POSTAL

O ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Robert Habeck, pediu hoje aos alemães que poupem energia para “irritar Putin”, enquanto a Alemanha procura reduzir a dependência do gás russo no meio da guerra na Ucrânia.

“Exorto todos a contribuir agora para poupar energia”, disse Habeck, líder dos Verdes e que também tem a pasta do Clima no Governo de coligação com os sociais-democratas e os liberais.

Numa entrevista com o grupo de jornais Funke, citada pela agência francesa AFP, Habeck deu conselhos aos alemães para pouparem energia, incluindo deslocações de comboio na atual quadra da Páscoa.

“Isto é bom para a carteira e enfurece [o Presidente russo, Vladimir] Putin”, disse o ministro alemão.

Habeck explicou que a Alemanha, que depende fortemente do gás importado da Rússia, está a procurar formas de reduzir esta dependência desde a invasão da Ucrânia pelas tropas russas, em 24 de fevereiro.

“Se aquecer o seu apartamento e fechar as cortinas à noite, poupa até 5% de energia. E se baixarmos a temperatura ambiente em um grau, isso é cerca de 6%”, disse.

“Pode ser menos confortável, mas ainda não está frio”, acrescentou o dirigente dos Verdes.

A Alemanha, que antes da guerra na Ucrânia comprava mais de metade do seu gás à Rússia, já reduziu essa quota para 40%, intensificando os esforços para encontrar alternativas e acelerando a conversão às energias renováveis.

Mas a Alemanha não espera poder passar sem gás russo antes de meados de 2024 e receia ser forçada a racionar o fornecimento ao setor industrial.

Os dirigentes alemães têm sido criticados por terem colocado o país na dependência do gás russo nas últimas décadas.

A comunidade internacional reagiu à invasão russa com sanções económicas e políticas contra Moscovo, e com o fornecimento de armas a Kiev.

No âmbito das sanções internacionais contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, o Governo liderado pelo social-democrata Olaf Scholz suspendeu a entrada em funcionamento do gasoduto Nord Stream 2, que iria transportar gás russo diretamente para a Alemanha.

Mesmo assim, o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, teve de anular uma deslocação a Kiev na quarta-feira, alegadamente por ter recebido indicações de que não seria bem-vindo devido às relações que manteve com Moscovo quando foi ministro dos Negócios Estrangeiros.

A Alemanha é apenas um dos muitos países que decretaram sanções contra interesses russos, incluindo dirigentes como Putin, numa lista que integra o conjunto da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão ou a habitualmente neutral Suíça.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
    Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
  • PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
    PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
  • Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
    Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
  • Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas
    Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas
  • Deputado e médico Ricardo Baptista Leite é o convidado do Encontro da Tertúlia Olhanense desta sexta-feira
    Deputado e médico Ricardo Baptista Leite é o convidado do Encontro da Tertúlia Olhanense desta sexta-feira

Opinião

  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
  • Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos
    Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve