A Autoridade Tributária e Aduaneira reembolsou até agora cerca de 454 milhões de euros de IRS, tendo sido entregues quase 2,3 milhões de declarações pelos contribuintes, avançou esta terça-feira o Ministério das Finanças.
“No âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou cerca de 454 milhões de euros até hoje”, pode ler-se na nota divulgada pelo gabinete liderado por Fernando Medina.
Segundo a informação, até agora, foram entregues quase de 2,3 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 44% foram submetidas através do IRS Automático e 56% de forma manual.
Das declarações entregues foram liquidadas mais de 870 mil (cerca de 38% do total), das quais 560 mil correspondem a reembolsos. Foram também emitidas cerca de 85 mil notas de cobrança, num total de cerca de 35 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).
PRAZO PARA ENTREGAR O IRS TERMINA A 30 DE JUNHO
O prazo para os contribuintes entregarem a declaração anual do IRS arrancou em 1 de abril e termina em 30 de junho, havendo cerca de três milhões de contribuintes que podem fazê-lo usando a funcionalidade do IRS automático.
Os contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT.
Em causa, nesta campanha do IRS, está a declaração dos rendimentos auferidos ao longo de 2021, sendo que os três meses disponíveis para este acerto anual do IRS se aplica a todas as tipologias de rendimentos e perfis de contribuintes singulares.