Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Investidor árabe ameaça abandonar investimento de mais de um milhão de euros após ser burlado em Portugal

Empresário planeava investir no turismo em Santa Comba Dão.

09:24 2 Julho, 2022 09:24 2 Julho, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um empresário árabe que planeava investir 1,2 milhões de euros no turismo em Santa Comba Dão revelou à Lusa que pondera abandonar o projeto após ser alegadamente burlado por um cidadão, também acusado de fraude com donativos para a Ucrânia.

A notícia de um investidor árabe que planeava investir mais de um milhão de euros no concelho, após comprar uma quinta para futuro turismo rural, foi bem recebida na região.

O empresário Fares Nasser adquiriu a Quinta Nova do Soutal, com o objetivo de a transformar numa unidade turística, como contou à agência Lusa, através do seu representante legal em Portugal.

A compra deu-se em 2019, depois de outros investimentos, nomeadamente em Góis, distrito de Coimbra.

No ano passado, para o projeto avançar, procurou um caseiro, uma pessoa que cuidasse da quinta e realizasse alguns trabalhos, não apenas no imóvel, como também no jardim, e acabou por aceitar a oferta de Rui de Sousa, com quem nunca chegou a fazer um contrato.

Este indivíduo pediu-lhe mais tarde para morar num dos imóveis da quinta, com a mulher e um filho, o que o empresário, residente em Omã, aceitou.

CASAL INVESTIGADO

Trata-se de um casal que está a ser investigado pelas autoridades portuguesas após acusações de pessoas que o acusa de burla com donativos para ajudar pessoas e animais na Ucrânia.

Fares Nasser afirma que avançou várias quantias de dinheiro, esperando em troca a realização de trabalhos e a respetiva aquisição de materiais, mas foi sabendo por várias pessoas da região que afinal o trabalho não estava a ser feito, nem o material, para o qual pedia dinheiro, estava a ser adquirido.

“Existia um grande desencontro entre o que ele dizia que fazia e o que aparecia feito”, adiantou o empresário.

Ao mesmo tempo, o empresário foi sabendo que Rui de Sousa cortara várias árvores, para alegadamente vender a madeira, o que terá feito sem autorização e apropriando-se do montante da madeira.

Confrontado com a situação, recusou sempre dar qualquer explicação e o caso piorou quando o empresário alegou que não tinha confiança para manter a relação profissional, contou Nasser.

Rui de Sousa não aceitou e, em finais de 2021, recusou-se a sair de casa, alegando que não tinha para onde ir.

Seguiu-se um período de acesas trocas de mensagens entre o empresário, o advogado e Rui de Sousa, até que este teve mesmo de sair, embora tenha alegadamente levado consigo vários bens entretanto adquiridos por Fares Nasser e deixado a casa bastante destruída, sem torneiras, portas, janelas, móveis, entre outros bens.

Antes disso, e após o proprietário da quinta ter ordenado a suspensão do abastecimento de água e luz, terá realizado ligações ilegais e ativado indevidamente os contratos.

O empresário apresentou uma queixa nas autoridades, correndo atualmente um processo-inquérito no DIAP – Secção de Santa Comba Dão, por furto de bens.

O caso levou o empresário a ponderar desistir de investir em Portugal, principalmente após constatar a “inoperação das autoridades” e a dificuldade em alguém fazer o que quer que fosse, mesmo perante a ocupação indevida da casa e o roubo de bens, a que várias pessoas terão assistido.

Fares Nasser pondera vender a quinta pelo valor que comprou e investir os 1,2 milhões de euros em outra região.

A Lusa tentou, sem sucesso, ouvir Rui de Sousa, bem como o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, município onde o investimento ia ser realizado.

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve Cultura Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Portagem em Portugal.
Economia Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve, Cultura, Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Portagem em Portugal.
Economia, Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
    Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
  • Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
    Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
  • Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
    Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
  • Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
    Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
  • Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações
    Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

Opinião

  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal