Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia

Hoteleiros algarvios dizem que pacote para habitação vai “matar” alojamento local

O programa Mais Habitação, “em vez de fomentar e fortalecer a atividade económica de forma a angariar receitas e concentrar as mesmas para as construções de habitações a custos controlados, e consequente arrendamento a valores suportáveis pelos mais desfavorecidos”, vai acabar por “destruir uma atividade que foi muito bem regulamentada” no passado, pondo termo às denominadas “camas paralelas”.

13:28 20 Fevereiro, 2023 15:11 20 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) criticou hoje as medidas propostas pelo Governo para a habitação, considerando que vão “matar” o alojamento local sem aumentar as casas disponíveis para a alugar à população.

“As regras aprovadas no último Conselho de Ministros são castradoras da atividade e anunciam a sua morte, a um prazo muito curto”, considerou a AHETA em comunicado, classificando como uma “falácia” a ideia do Governo de que as medidas, “no que toca ao alojamento local, resolvem ou contribuem para resolver o problema do país, em matéria de habitação”.

Para a associação, o programa Mais Habitação, anunciado na quinta-feira , “em vez de fomentar e fortalecer a atividade económica de forma a angariar receitas e concentrar as mesmas para as construções de habitações a custos controlados, e consequente arrendamento a valores suportáveis pelos mais desfavorecidos”, vai acabar por “destruir uma atividade que foi muito bem regulamentada” no passado, pondo termo às denominadas “camas paralelas”.

ALOJAMENTO LOCAL RESOLVEU O PROBLEMA DAS “CAMAS ILEGAIS”

A AHETA lembrou que a criação do regime de alojamento local permitiu acabar com um mercado paralelo de camas que existia no Algarve, fez o Estado beneficiar dos impostos cobrados com a legalização desta oferta, considerando que as propostas agora apresentadas colocam em causa todo o trabalho e investimento feito pelos proprietários, muitos deles com recurso a crédito, para converter “camas paralelas” em camas turísticas legais.

“O que terá o Governo a dizer às pessoas que puseram toda a sua disponibilidade financeira e muitos recorreram a créditos para desenvolver a sua atividade e agora anteveem um final muito negro? O que dizer da falta de credibilidade do país perante milhares de estrangeiros que também fizeram aqui os seus investimentos”, questionou a AHETA, lamentando que se tenham “mudado as regras do jogo a meio do campeonato”.

A associação posicionou-se a favor da existência de segundas residências, imobiliária turística e alojamento local “controladas e licenciadas, com garantia de serviços de qualidade e contribuindo, com os seus impostos, para o crescimento do país”, e alertou que estas medidas vão “de novo” levar “milhares de camas a entrarem no mercado paralelo”.

A AHETA criticou também o fim da atribuição de vistos ‘gold’, por considerar que esta solução permitiu “trazer para o país muitos milhões de euros de investimento, e impostos, especialmente na imobiliária”, que se vão agora “perder” para outros países que continuam a captar este investimento estrangeiro.

Por isso, a AHETA disse acreditar que “as medidas agora aprovadas e divulgadas serão revistas, de imediato, antes de entrarem em vigor, a bem do Algarve e da qualidade do turismo” em Portugal.

“O nosso país precisa de atrair investimento permanente, sério, legal, com longevidade e, para tal é determinante transmitir segurança, estabilidade ao mercado e aos investidores, tudo aquilo que as medidas agora tomadas não fazem”, argumentou.

No Conselho de Ministros realizado na quinta-feira e dedicado à habitação, o Governo decidiu que as emissões de novas licenças de alojamento local “serão proibidas”, com exceção dos alojamentos rurais em concelhos do interior do país, onde poderão dinamizar a economia local.

Além disso, as atuais licenças de alojamento local “serão sujeitas a reavaliação em 2030” e, depois dessa data, periodicamente, de cinco em cinco anos.

O Governo pretende, assim, cativar os senhorios para transferirem os imóveis que têm em alojamento local para habitação, assegurando aos que o fizerem até final de 2024 uma isenção de tributação de IRS até 2030, como “compensação para a diminuição de receita que vão ter”.

Simultaneamente, o Governo pretende criar uma contribuição extraordinária sobre os imóveis que continuem no alojamento local, cuja receita reverterá em favor das políticas de habitação.

As medidas fazem parte do regime de “forte incentivo para que regressem ao mercado de habitação frações habitacionais que estão neste momento dedicadas ao alojamento local”, justificou António Costa.

Os cinco eixos do Programa Mais Habitação, que ficará em discussão pública durante um mês, são: aumentar da oferta de imóveis utilizados para fins de habitação, simplificar os processos de licenciamento, aumentar o número de casas no mercado de arrendamento, combater a especulação e proteger as famílias.

Habitação em causa: AHETA acusa Governo de dar mais uma machadada na atividade turística do país

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Algarve Cultura Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia Europa Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: o condomínio tem de pagar?

13:30 16 Agosto, 2026 15:02 14 Agosto, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação.

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Algarve, Cultura, Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Últimas Notícias

  • Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
  • Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
    Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
  • Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento