António Horta Osório será o novo vice-presidente do conselho de administração do grupo Impresa. O nome do antigo gestor dos bancos Crédit Suisse, Lloyds e Santander foi, esta quinta-feira, comunicado à CMVM.
O grupo Impresa aprovou hoje o novo plano estratégico, no qual Horta Osório vai participar, e divulgou os resultados do primeiro semestre deste ano.
As receitas totais do grupo — que detém a SIC e o Expresso — atingiram 88 milhões de euros, uma redução de 4% em comparação ao registado no mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, a dívida da empresa diminuiu 14 milhões de euros.
Num semestre fortemente marcado por um ataque informático, pela guerra na Ucrânia e pela pressão inflacionista, as receitas com publicidade cresceram 1,3% face a 2021, mas o resultado líquido foi negativo na ordem dos 2 milhões e 200 mil euros.
No primeiro semestre, a SIC manteve a liderança das audiências, com mais de 17% de share e o Expresso foi a publicação em Portugal com a maior circulação paga por edição.
As receitas do segmento televisão recuaram 3,7% para 77 milhões de euros, as de ‘publishing’ caíram 5,5% (10,6 milhões de euros) e as da Infoportugal diminuíram 27,8% (648 mil euros), enquanto as de Intersegmentos e outras subiram 34,4%.
A diminuição das receitas no segmento de ‘publishing’ “foi motivado, sobretudo, pelo ataque informático de que o grupo Impresa foi alvo no início do ano”.
O EBITDA do segmento ‘publishing’ registou uma quebra de 71,3% para 443 mil euros.
No que respeita aos custos, “verifica-se um acréscimo de 5%, justificado, sobretudo, pelo aumento do preço do papel utilizado na impressão do Jornal Expresso, pelo ataque informático e pela cobertura jornalística da guerra na Ucrânia”, adianta o grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa