Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Greve na Portway com maior adesão: já foram cancelados 44 voos e há atrasos no aeroporto de Faro

Segundo dia de greve na Portway regista um “ligeiro aumento da adesão” entre os trabalhadores do aeroporto de Faro, nomeadamente nos que estão afetos a operações de placa

12:28 27 Agosto, 2022 22:23 27 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num balanço sobre o segundo dia de greve, que se prolonga até domingo, Pedro Figueiredo, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) para a Portway, apontou um “ligeiro aumento da adesão” entre os trabalhadores do aeroporto de Faro, nomeadamente nos que estão afetos a operações de placa.

Esta situação, acrescentou, está a ter impacto no horário dos voos, causando atrasos nas chegadas e partidas de Faro. No caso de Lisboa está previsto o cancelamento de 44 voos ao longo do dia de hoje, entre chegadas e partidas do aeroporto Humberto Delgado.

O dirigente sindical adiantou ainda que nos aeroportos do Porto e de Funchal não houve registo nem estão previstos cancelamentos – tal como indica a informação disponível no site da ANA – Aeroportos de Portugal, consultada pela Lusa.

Em resposta à Lusa, Pedro Figueiredo afirmou não ter ainda dados estabilizados sobre a adesão à greve, sublinhando a dificuldade em falar de números devido ao despacho ministerial que definiu os serviços mínimos e que não permite que cerca de um terço dos trabalhadores – os de assistência a passageiros de mobilidade reduzida (MyWay) – possa fazer greve.

O dirigente sindical referiu ainda o mal-estar causado pelas declarações, esta sexta-feira, de Rita Reis, diretora de recursos humanos do grupo Portway.

“São declarações completamente inflamáveis e tenho recebido muitas mensagens de trabalhadores indignados com o que foi dito”, referiu.

Falando à Lusa ao final do primeiro dia da greve, aquela responsável reiterou que a adesão à paralisação ronda os 10%, mas avisou que esta “parece uma taxa de adesão baixa, mas é uma greve setorial, e, portanto, está muito localizada em departamentos específicos que conseguem ter um impacto forte na operação”.

Na ocasião, Rita Reis voltou a rejeitar as acusações do SINTAC, garantindo que a “Portway não contrata serviços externos para substituir grevistas nem o pode fazer. Quem o pode fazer legalmente são as companhias aéreas e o aeroporto”, referiu.

Os trabalhadores da Portway estão a cumprir uma greve de três dias nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil.

A paralisação visa contestar “a política de RH [recursos humanos] assumida ao longo dos últimos anos pela Portway, empresa detida pelo grupo Vinci, de confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações”, indicou o sindicato.

O Sintac acusa a Portway de promover um “clima de terror psicológico, onde proliferam ameaças e instauração de processos disciplinares, criando uma instabilidade social sem ímpar na história da empresa”, e os trabalhadores reivindicam o cumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que não sirva para evitar progressões.

O Sintac quer ainda o pagamento de feriados a 100% a todos os trabalhadores e atualizações salariais imediatas, que tenham em conta a inflação.

Greve na Portway já cancelou, pelo menos, 32 voos em Lisboa e 22 no Porto

A ANA – Aeroportos de Portugal e a Portway alertaram na quinta-feira para possíveis perturbações em 22 companhias aéreas que operam nos aeroportos nacionais.

Numa nota divulgada nos seus ‘sites’ a gestora dos aeroportos nacionais, detida pela Vinci, e a empresa de assistência em terra, do mesmo grupo, publicaram uma lista de “companhias aéreas cujos voos poderão ser afetados pela greve convocada por um sindicato” na empresa de assistência em terra.

As companhias em causa são a Aegean, Air Canada, Air Transat, American Airlines, Blue Air, Brussels, Cabo Verde Airlines, Easyjet, Euroatlantic, European Air Transport, Eurowings, Finnair, Flyone, Latam, Luxair, Swiftair, Transavia, Transavia France, Tunisair, Turkish Airlines, Volotea e Wizzair.

João Cravinho: “Aeroporto na Margem Sul é a escolha mais saloia que pode passar pela cabeça”
Decisão do Aeroporto de Beja como alternativa a Lisboa ou Faro tem de ser “tomada já” – opção é mais barata e rápida

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve Economia Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo participou no catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 19:22 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve, Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo participou no catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 19:22 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Últimas Notícias

  • Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
    Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
  • Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
    Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
  • Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
    Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
  • Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde
    Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde
  • Albufeira recebeu chefe do Estado-Maior e concerto da Orquestra do Exército
    Albufeira recebeu chefe do Estado-Maior e concerto da Orquestra do Exército

Opinião

  • Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
    Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
  • Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
    Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento