Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia

Greve na Portway cancela 82 voos em Lisboa e 12 no Porto. Há atrasos em Faro e no Funchal

No caso do Aeroporto de Faro, “se ontem [sábado] em cada 10 trabalhadores elegíveis, oito estavam a trabalhar, hoje estão seis”

13:52 28 Agosto, 2022 13:53 28 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A greve dos trabalhadores da Portway deverá levar ao cancelamento de 82 voos de e para Lisboa ao longo do dia de hoje, enquanto no Porto se registaram 12 cancelamentos até às 11:30, segundo o SINTAC.

Em declarações à Lusa no terceiro e último dia da paralisação de três dias dos trabalhadores da Portway, Pedro Figueiredo, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), referiu que a adesão à greve se manteve hoje em cerca de 90% nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

No Funchal a adesão à greve registou hoje um “ligeiro aumento” e o mesmo sucedeu em Faro, segundo o dirigente sindical do SINTAC para a Portway, que precisou que nestes dois aeroportos não houve nem estão previstos cancelamentos de voos, havendo sobretudo a registar atrasos.

Sem falar em percentagens, referiu que, no caso de Faro, “se ontem [sábado] em cada 10 trabalhadores elegíveis, oito estavam a trabalhar, hoje estão seis”.

Pedro Figueiredo precisou ainda que os dados de adesão reportados pelo sindicato têm em conta os trabalhadores “elegíveis”, ou seja, descontando “o mais de um terço” que ficou abrangido pelo despacho ministerial que definiu os serviços mínimos e aqueles que trabalham para a empresa através de empresas de trabalho temporário.

Segundo o mesmo responsável, ao longo do dia de hoje, Lisboa registará um total de 82 voos cancelados. No Porto, as informações reunidas pelo sindicato, adiantou, dão conta de “12 voos cancelados e de uma divergência [para outro aeroporto]” até ao meio da manhã.

Perante estes dados, Pedro Figueiredo considera que a “greve foi um sucesso”, mas ressalvou que “os problemas laborais continuam”.

Neste contexto, afirmou que “o futuro deverá passar por novas formas de luta”

“Vamos ver quais, se greves, se outras”, precisou acrescentando porém a disponibilidade do SINTAC para negociar.

“O SINTAC é um dos maiores sindicatos da aviação e tem grande representatividade na Portway e na Vinci [empresa concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal] e se a Vinci julga que vamos ficar por aqui, não, não vamos” disse, precisando ser também “evidente” que estão “sempre disponíveis para chegar a acordo”, sem deixar de continuar “a reclamar melhores condições de trabalho”.

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da Portway, lançado pelo SINTAC, teve início às 00:00 de sexta-feira, 26 de agosto, e mantém-se até às 24:00 de domingo, 28 de agosto, existindo um despacho ministerial que definiu os serviços mínimos e que não permite que cerca de um terço dos trabalhadores – os de assistência a passageiros de mobilidade reduzida (MyWay) – possa fazer greve.

A greve de três dias, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, visa contestar “a política de RH [recursos humanos] assumida ao longo dos últimos anos pela Portway, empresa detida pelo grupo Vinci, de confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações”, indicou o sindicato.

Os trabalhadores da Portway reivindicam o cumprimento do Acordo de Empresa de 2016 e uma avaliação de desempenho que não sirva para evitar progressões, assim como o pagamento de feriados a 100% e atualizações salariais imediatas, que tenham em conta a inflação.

A Lusa questionou a ANA Aeroportos de Portugal acerca do impacto da greve nos voos, e ainda aguarda resposta.

Também contactou a Portway acerca dos números de cancelamentos de voos e de adesão à greve.

Greve na Portway já cancelou, pelo menos, 32 voos em Lisboa e 22 no Porto

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve Economia Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo participou no catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 19:22 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Opinião Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercado de Loulé recebe festival dedicado à gastronomia e aos vinhos algarvios

11:40 28 Julho, 2026 11:56 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro restaurantes do mercado irão criar pratos especiais, acompanhados por sugestões de harmonização com vinhos do Algarve

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

“Virgem vale mais”: criança de 12 anos que foi entregue para pagar dívida dos pais deverá ficar em Portugal

14:50 28 Julho, 2026 14:07 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Criança de 12 anos entregue para pagar uma dívida dos pais foi intercetada no aeroporto de Lisboa e deverá permanecer em Portugal

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Casamento de Gonçalo Ramos e Margarida Amaral Domingues. Crédito: DR
Algarve, Gastronomia

Chef algarvia Noélia Jerónimo participou no catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’

10:00 28 Julho, 2026 19:22 28 Julho, 2026 | João Luís

Escolha da chef Noélia Jerónimo para o copo-d’água terá tido ligação ao padrinho do noivo e à vontade de valorizar a gastronomia algarvia

Opinião, Saúde

Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas

18:40 28 Julho, 2026 18:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste dia 28 de julho, a mensagem é simples: conhecer as hepatites é o primeiro passo para as prevenir; uma vacina pode evitar uma doença grave; um teste simples pode fazer a diferença"

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias

20:00 28 Julho, 2026 15:11 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria dos idosos não consegue suportar os custos do lar com a própria reforma. Os números revelam uma realidade que pesa nas famílias

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 14:18 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Últimas Notícias

  • Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
    Gabinete de Ventura ficou aberto durante a noite e há vídeo de deputado do Chega a entrar às 07:00
  • Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
    Quanto custa um lar em Portugal? Os números explicam a dificuldade de milhares de famílias
  • Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
    Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro
  • Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde
    Pedro Pinto liderou delegação parlamentar em visita de Estado a Cabo Verde
  • Albufeira recebeu chefe do Estado-Maior e concerto da Orquestra do Exército
    Albufeira recebeu chefe do Estado-Maior e concerto da Orquestra do Exército

Opinião

  • Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
    Hepatites: prevenir, diagnosticar e tratar | Por Suzana Calretas
  • Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
    Olhar para quem espera ao nosso lado | Por Henrique Dias Freire
  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
    CCDR Algarve reforça presença na Feira da Dieta Mediterrânica
  • Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
    Há uma cidade onde pode visitar todas as pontes das notas de euro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento