Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Economia, Sociedade

Greve dos maquinistas levou à supressão de 141 comboios

A empresa prevê “fortes impactos” na circulação, hoje, e ligeiras perturbações nos restantes dias até dia 18, em que os maquinistas não irão realizar serviços que durem mais de sete horas e meia

09:59 10 Março, 2023 10:01 10 Março, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A CP suprimiu 141 comboios dos 253 programados entre as 00:00 e as 08:00 desta sexta-feira devido à greve de 24 horas dos maquinistas da transportadora, segundo um balanço enviado pela empresa à Lusa.

Os maquinistas da CP cumprem uma nova greve de 24 horas, desde a meia-noite, com serviços mínimos decretados, convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros.

A empresa prevê “fortes impactos” na circulação, hoje, e ligeiras perturbações nos restantes dias até dia 18, em que os maquinistas não irão realizar serviços que durem mais de sete horas e meia.

De acordo com um balanço feito hoje de manhã à Lusa, dos 253 comboios programados entre as 00:00 e as 08:00, foram realizados 112 e suprimidos 141 (55,7%).

A CP – Comboios de Portugal indica que estavam previstos 66 comboios regionais, mas não se fizeram 34 ligações, tendo sido realizadas 32.

Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 115, foram suprimidos 76 e efetuados 39.

De acordo com a empresa, nos urbanos do Porto, estavam programados para aquele período 52, foram realizados 31 e suprimidos 21.

Nos comboios urbanos de Coimbra, estavam previstos oito, foram cancelados quatro, o mesmo número dos realizados.

No que diz respeito aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos seis e realizados também seis.

Tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

A paralisação foi convocada em protesto contra a última proposta da empresa de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89% e que a estrutura sindical considera “claramente inaceitáveis”.

Assim, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, os trabalhadores fazem “greve à prestação de todo e qualquer trabalho dos trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ (com efeitos às últimas horas de quinta-feira e as primeiras horas de sábado)”.

Adicionalmente, entre as 00:00 de sábado e as 23:59 de dia 17, está convocada “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Já entre as 00:00 de sábado e as 23:59 do dia 17, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:00 e as 06:00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00:00 do dia 14 e as 23:59 do dia 17, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

Greve de trabalhadores da CP suprimiu 143 comboios até às 8:00

Últimas

  • Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
    Poste da EDP esmaga Tesla. Condutor desabafa: “casamento vai-se manter porque o carro nos salvou”
  • Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
    Casal de Tavira anda a viajar pelo mundo com os filhos de 5 e 10 anos [fotos]
  • Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
    Treinador halterofilista diz ser mulher para participar em competição feminina e bate recorde
  • Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
    Homem suicida-se após conversar com ‘chatbot’ de inteligência artificial
  • Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]
    Farense celebra hoje 113 anos em ano do 100.º aniversário do Estádio de São Luís [vídeo]

Opinião

  • Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
    Mundo Louco. Grandes acontecimentos recentes que marcaram o mundo | Por Ludgero Faleiro
  • Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
    Desafios e soluções na habitação dos estudantes universitários no Algarve | Por Mariana Marques
  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve