O Governo vai auxiliar os condomínios na compra e na instalação de carregadores para carros elétricos. A medida está inserida no programa de incentivo à aquisição de veículos amigos do ambiente para 2022. De acordo com o “Jornal de Notícias”, os beneficiários vão ter direito a uma comparticipação que pode chegar aos 1800 euros (80% dos gastos) por cada lugar de estacionamento.
O regulamento do programa deve ser publicado ainda esta semana, adianta o mesmo jornal. Os equipamentos que vão ser instalados vão estar ligados à rede Mobi. Para além disso, os carregadores vão permitir separar os consumos de eletricidade para efeitos de carregamento da contagem relativa às partes comuns do edifício.
O Fundo Ambiental vai ainda avançar, em 2022, com uma categoria piloto para financiar a aquisição de mais viaturas elétricas de mobilidade suave. É a primeira vez que este incentivo vai ser aplicado, tendo uma verba de 525 mil euros que permitirá apoiar a compra de mais de mil equipamentos (trotinetes, skates, hoverboards, patins, monowheel, triciclos e quadriciclos ligeiros). Cada beneficiário terá uma comparticipação até metade do valor de compra, num teto máximo de 500 euros.
- Com texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL