Os EUA autorizaram quarta-feira pela primeira vez a comercialização de carne de frango criada em laboratório por duas empresas, anunciou esta quinta-feira um porta-voz do Departamento da Agricultura (USDA, na sigla em Inglês).
O USDA inspecionou e aprovou os sistemas de higiene alimentar das empresas Upside Foods e Good Meat, cujos produtos vão estar disponíveis rapidamente em alguns restaurantes, já adiantaram as sociedades.
Em novembro, as empresas tinham obtido autorização da agência para a segurança alimentar nos EUA (FDA, na sigla em Inglês), ao passo que o USDA aprovou na semana passada a conformidade das designações.
Em janeiro deste ano, a Upside Foods aliou-se a outras empresas que produzem carne em laboratório e contactaram chefs como o argentino Francis Mallmann e o espanhol José Andrés para disponibilizarem o produto no menu dos seus restaurantes.
“Um passo de gigante para um futuro mais duradouro”
Uma Valeti, fundador e presidente executivo da Upside Foods, saudou a decisão como “um passo de gigante para um futuro mais duradouro”. Já Josh Tetrick, cofundador e presidente executivo da Eat Just, que controla a Good Meat, congratulou-se:
“Somos a única empresa que vende carne cultivada em laboratório no mundo, desde o nosso lançamento em Singapura, em 2020, e agora estamos autorizados a fazê-lo na primeira potência mundial”.
A Upside Foods já recebeu a primeira encomenda, que veio do restaurante da chef francesa Dominique Crenn, uma estrelada Michelin, em San Francisco. Por seu lado, o primeiro fornecimento da Good Meat deve ser destinado ao ‘chef’ José Andrés.