A apresentação dos cinco novos produtos alimentares à base da alfarroba, recurso endógeno do Algarve, decorreu no passado dia 31 de janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e a pontuação atribuída pelo júri foi elevada.
Composto por representantes do Grupo Nabeiro e da empresa algarvia Grand Carob e ainda empresários da indústria alimentar, professores universitários e formadores da EHTA, o júri foi unânime em reconhecer a qualidade excecional e o potencial de mercado destes produtos.
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O projeto ALFA-BIO, lançado pela EHTA, pretende “revolucionar o setor gastronómico. O foco é a sustentabilidade e a valorização de produtos locais, como é o caso da alfarroba, um ingrediente tradicional da região e parte integrante do estilo de vida Mediterrânico e da Dieta Mediterrânica”.
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Os produtos apresentados pelos alunos incluíram o “Sweet Chilli”, um molho agridoce que combina a doçura natural da alfarroba com um toque picante; o “Cordial”, um licor cremoso que reinterpreta a alfarroba numa versão sofisticada; os “Alfabites”, snacks saudáveis que oferecem uma alternativa nutritiva e deliciosa para lanches rápidos.
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Oa alunos aprestaram também o “Carobyaki”, uma inovadora versão do molho teriyaki, enriquecido com o sabor único da alfarroba, e ainda “ALTflavours”, um molho BBQ que promete revolucionar os churrascos com seu sabor distinto e inovador.
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Para Esmeralda Nogueira, aluna finalista do curso de Gestão e Produção de Cozinha, enfrentar este projeto e apresentá-lo, a poucos dias de terminar a formação, “foi uma mais valia, não só para nos desafiarmos, explorando novas perspetivas, abordagens e técnicas culinárias, como também para proporcionar um conhecimento mais profundo sobre como “nascem” os produtos que diariamente consumimos, ou seja, o trajeto desde a origem das matérias primas à conceção e produção dos mesmos, até chegarem às nossas mesas”.
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A ligação ao setor empresarial é uma das mais-valias deste projeto da EHTA, conforme realça o seu coordenador, Abílio Guerreiro: “O ALFA-BIO além de ser um marco na formação prática dos alunos, estabelece um modelo de colaboração entre a academia e o setor empresarial, promovendo a inovação e a sustentabilidade na gastronomia portuguesa. Parcerias com pequenos produtores locais foram fundamentais para o sucesso do projeto, evidenciando o potencial da alfarroba do Algarve como um ingrediente versátil e sustentável”.
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Os produtos ALFA-BIO prometem “abrir novos horizontes no mercado gastronómico, redefinindo o uso da alfarroba e destacando o Algarve como uma região de vanguarda na produção sustentável e na inovação gastronómica”.
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Estes mesmos produtos serão apresentados ao público, esta segunda-feira, na Bolsa de Empregabilidade que decorre em Vilamoura, no âmbito a de uma Demonstração Gastronómica que a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve irá realizar nesse evento.
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