Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Festival do Marisco de Olhão vai ter pela primeira vez opções vegetarianas

Desafio foi lançado pelo deputado do PAN Alexandre Pereira ao presidente da Câmara António Miguel Pina

19:04 11 Abril, 2023 19:05 11 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O XXXV Festival do Marisco de Olhão vai realizar-se entre 10 e 14 de agosto, este ano com uma edição inovadora com propostas vegetarianas por sugestão do deputado Alexandre Pereira, que lançou o desafio ao presidente da Câmara António Miguel Pina. 

O deputado do PAN (Pessoas, Animais, Natureza) Olhão refere que “foi com agrado, mas confesso que também com alguma surpresa, que ouvi António Pina acolher a minha sugestão”.

Fotos D.R.

Na última sessão da Assembleia Municipal de Olhão, Alexandre Pereira sugeriu algumas alterações ao tradicional formato do evento.

“Sei que o nome deste evento é Festival do Marisco, mas também sei que, após 34 edições, o Festival é hoje o evento mais conhecido e visitado de Olhão. Neste sentido e para abrir o leque de escolhas e dar oportunidade a quem faça uma alimentação vegetariana, quis lançar o desafio de disponibilizarmos, no recinto, além do que já existe, opções alimentares sem produtos de origem animal”, afirmou Alexandre Pereira .

Para o deputado, “o segredo de um bom xerém é o caldo, e com os legumes e as especiarias certas conseguimos um xerém de vegetais digno de uma estrela Michelin. Outros exemplos de pratos que poderemos ter no festival são os típicos peixinhos da horta, cogumelos à bulhão pato e até uma cataplana vegetariana. Na grande maioria dos pratos típicos portugueses, não é o sabor dos alimentos de origem animal que predomina. As especiarias e condimentos utilizados, os legumes e as ervas aromáticas, estes sim criam impacto na receita e originam combinações que ficam gravadas na nossa memória.” 

Em resposta, António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, referiu que durante toda a história do Festival se lutou para evitar desvirtualizar e fugir ao conceito do evento, mas concordou que a mudança faz sentido e que a autarquia está disponível para avançar com a inclusão de alternativas ao marisco. 

Alexandre Pereira acrescenta: “recentemente escrevi um artigo onde alertei para a pressão crescente sobre a Ria Formosa e Ecossistemas, esta é uma realidade que não podemos ignorar, a forma como nos relacionamos com a natureza e com todos os seres vivos tem de mudar. No entanto, esta mudança não pode ocorrer através da imposição ou da obrigação, mas sim abrindo o leque de escolhas e opções, ao nível de alterações no estilo de vida, para comportamentos mais sustentáveis e formas de consumo responsáveis, optando por alternativas alimentares saudáveis e sustentáveis. Há cada vez mais pessoas preocupadas com a degradação dos ecossistemas naturais, com a pressão e a pegada ecológica que nós provocamos no planeta, optando por comportamentos e formas de viver mais sustentáveis onde a alimentação representa um ponto de viragem. Assim, quem visitar este ano Olhão, na altura do Festival, poderá optar por provar o marisco ou, em alternativa e pela primeira vez, deliciar-se com outro petisco”. 

“Sabemos que a opção pelo vegetarianismo ou veganismo vem acompanhada de alguns estereótipos e preconceitos, principalmente por desafiar padrões construídos culturalmente há milhares de anos. Mas acredito que aos poucos a sociedade está a mudar e temos hoje pessoas mais conscientes e sensibilizadas. Esta será assim uma edição inovadora do Festival do Marisco e a oportunidade para Olhão se destacar pela positiva”, conclui o deputado. 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja do Cidadão.
Economia Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve Animais Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Loja do Cidadão.
Economia, Nacional

Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira

10:26 5 Junho, 2026 10:26 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Constrangimentos nas Lojas do Cidadão esta sexta-feira, 5 de junho, deixam apenas serviços urgentes assegurados

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve, Animais, Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Últimas Notícias

  • Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
    Vai à Loja do Cidadão? Estes serão os únicos serviços assegurados esta sexta-feira
  • Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
    Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
  • Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
    Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
    Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
  • Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
    Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal