Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Festival do Marisco de Olhão vai ter pela primeira vez opções vegetarianas

Desafio foi lançado pelo deputado do PAN Alexandre Pereira ao presidente da Câmara António Miguel Pina

19:04 11 Abril, 2023 19:05 11 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O XXXV Festival do Marisco de Olhão vai realizar-se entre 10 e 14 de agosto, este ano com uma edição inovadora com propostas vegetarianas por sugestão do deputado Alexandre Pereira, que lançou o desafio ao presidente da Câmara António Miguel Pina. 

O deputado do PAN (Pessoas, Animais, Natureza) Olhão refere que “foi com agrado, mas confesso que também com alguma surpresa, que ouvi António Pina acolher a minha sugestão”.

Fotos D.R.

Na última sessão da Assembleia Municipal de Olhão, Alexandre Pereira sugeriu algumas alterações ao tradicional formato do evento.

“Sei que o nome deste evento é Festival do Marisco, mas também sei que, após 34 edições, o Festival é hoje o evento mais conhecido e visitado de Olhão. Neste sentido e para abrir o leque de escolhas e dar oportunidade a quem faça uma alimentação vegetariana, quis lançar o desafio de disponibilizarmos, no recinto, além do que já existe, opções alimentares sem produtos de origem animal”, afirmou Alexandre Pereira .

Para o deputado, “o segredo de um bom xerém é o caldo, e com os legumes e as especiarias certas conseguimos um xerém de vegetais digno de uma estrela Michelin. Outros exemplos de pratos que poderemos ter no festival são os típicos peixinhos da horta, cogumelos à bulhão pato e até uma cataplana vegetariana. Na grande maioria dos pratos típicos portugueses, não é o sabor dos alimentos de origem animal que predomina. As especiarias e condimentos utilizados, os legumes e as ervas aromáticas, estes sim criam impacto na receita e originam combinações que ficam gravadas na nossa memória.” 

Em resposta, António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, referiu que durante toda a história do Festival se lutou para evitar desvirtualizar e fugir ao conceito do evento, mas concordou que a mudança faz sentido e que a autarquia está disponível para avançar com a inclusão de alternativas ao marisco. 

Alexandre Pereira acrescenta: “recentemente escrevi um artigo onde alertei para a pressão crescente sobre a Ria Formosa e Ecossistemas, esta é uma realidade que não podemos ignorar, a forma como nos relacionamos com a natureza e com todos os seres vivos tem de mudar. No entanto, esta mudança não pode ocorrer através da imposição ou da obrigação, mas sim abrindo o leque de escolhas e opções, ao nível de alterações no estilo de vida, para comportamentos mais sustentáveis e formas de consumo responsáveis, optando por alternativas alimentares saudáveis e sustentáveis. Há cada vez mais pessoas preocupadas com a degradação dos ecossistemas naturais, com a pressão e a pegada ecológica que nós provocamos no planeta, optando por comportamentos e formas de viver mais sustentáveis onde a alimentação representa um ponto de viragem. Assim, quem visitar este ano Olhão, na altura do Festival, poderá optar por provar o marisco ou, em alternativa e pela primeira vez, deliciar-se com outro petisco”. 

“Sabemos que a opção pelo vegetarianismo ou veganismo vem acompanhada de alguns estereótipos e preconceitos, principalmente por desafiar padrões construídos culturalmente há milhares de anos. Mas acredito que aos poucos a sociedade está a mudar e temos hoje pessoas mais conscientes e sensibilizadas. Esta será assim uma edição inovadora do Festival do Marisco e a oportunidade para Olhão se destacar pela positiva”, conclui o deputado. 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Economia

Investigadores apresentam em Faro soluções para reduzir desperdício alimentar

10:11 10 Junho, 2026 10:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebeu simpósio ibérico sobre pós-colheita, com soluções para reduzir perdas alimentares nos hortofrutícolas

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Cultura

Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano

09:40 10 Junho, 2026 10:36 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cineteatro Louletano recebe versão de concerto de “Relicário Perpétuo”, ópera criada para assinalar os 500 anos de Camões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Economia

Investigadores apresentam em Faro soluções para reduzir desperdício alimentar

10:11 10 Junho, 2026 10:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro recebeu simpósio ibérico sobre pós-colheita, com soluções para reduzir perdas alimentares nos hortofrutícolas

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Cultura

Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano

09:40 10 Junho, 2026 10:36 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cineteatro Louletano recebe versão de concerto de “Relicário Perpétuo”, ópera criada para assinalar os 500 anos de Camões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Últimas Notícias

  • El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal
    El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal
  • Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro
    Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro
  • Investigadores apresentam em Faro soluções para reduzir desperdício alimentar
    Investigadores apresentam em Faro soluções para reduzir desperdício alimentar
  • Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
    Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
  • Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
    Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
  • Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete
    Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal