Se porventura não conseguiu cumprir o prazo para validar as faturas no âmbito do IRS, saiba que há uma forma de evitar que essas despesas sejam perdidas, mas apenas em certos casos.
O governo estendeu o prazo para validar as faturas para efeitos do IRS até 28 de fevereiro. No entanto, caso não tenha conseguido cumprir este prazo, existe a possibilidade de evitar a perda dessas despesas introduzindo-as manualmente – mas apenas em determinadas situações.
As faturas não validadas não estão automaticamente perdidas, como nos conta o Notícias ao Minuto. No entanto, se não as validou dentro do prazo estipulado, que terminou a 28 de fevereiro, essas despesas já não serão consideradas automaticamente pelo Fisco. Neste caso, terá de declarar essas deduções manualmente na declaração de IRS.
Esta medida aplica-se apenas às despesas de saúde, educação, lares e imóveis. Quanto às restantes despesas, como as relacionadas com viagens de transporte público e uma parte do IVA suportado em despesas de restauração, alojamento, veterinários, entre outras, o prazo para as recuperar já terminou.
Portanto, se não validou as faturas dentro do prazo estabelecido, infelizmente não terá a possibilidade de declarar essas despesas na sua declaração de IRS.
É importante estar atento aos prazos e procedimentos necessários para garantir que todas as despesas elegíveis sejam consideradas no seu IRS, evitando assim qualquer perda desnecessária de deduções fiscais.
Leia também: Conheça as datas de pagamento dos subsídios e pensões para março