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Foto D.R.
Economia, Sociedade

Fatura de gás aumentou significativamente? Quer regressar ao mercado regulado?

Desde outubro, que alguns comercializadores do mercado livre do gás natural aumentaram os seus preços de forma acentuada. Os consumidores podem, no entanto, mudar para o mercado regulado

16:04 24 Fevereiro, 2023 16:05 24 Fevereiro, 2023 | POSTAL
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CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

“A sua fatura de gás aumentou significativamente? Quer regressar ao mercado regulado de Gás Natural?”

A DECO INFORMA…

A DECO está a desenvolver uma parceria com os Municípios que o pode ajudar.

O acesso à habitação, melhor gestão dos consumos nas faturas de serviços essenciais com a eletricidade ou o acompanhamento na transição energética e ainda a melhoria no conforto térmico da sua casa. 

O preço do gás vai mesmo aumentar? 

Sim, a fatura do gás natural já está mais cara. Desde outubro, que alguns comercializadores do mercado livre do gás natural aumentaram os seus preços de forma acentuada. Os consumidores podem, no entanto, mudar para o mercado regulado. 

O que é o mercado regulado do gás natural? 

É o mercado em que a tarifa (preço) do gás natural é regulada, ou seja, em que os preços são propostos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sendo este serviço público essencial fornecido pelos chamados comercializadores de último recurso (CUR). 

Vale mesmo a pensa mudar para o mercado regulado? E tem custos? 

A resposta é variável, depende dos consumos de cada consumidor ou família. Portanto, aconselhamos a fazer uma simulação dos seus consumos junto de uma Associação de Consumidores como a DECO e avaliar se mudar para o mercado regulado ficará mais barato. Se assim for, podes fazê-lo sem entraves e sem qualquer custo adicional.  

Quanto tempo demora a mudança para o mercado regulado do gás? 

A mudança pode demorar, no máximo, até 3 semanas. No entanto, o seu serviço nunca é suspenso.  

No seu Município existe Balcão de Habitação e Energia? Informe-se e solicite este serviço! Podemos ajudar! 

Contacte a DECO através dos números de telefone 289 863 103 ou [email protected].

Para mais informações siga-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. 

Que conselhos pode a DECO dar para ajudar a evitar situações de vendas agressivas?
Fatura mensal da energia elevada. O Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO pode ajudar?
Inflação. Tem dificuldade em lidar com o aumento do custo de vida?
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